sexta-feira, 22 de abril de 2022

Professor Garcia (Reflexões em Trovas) 5

Antes que tu me respondas,
me antecipo, ao confirmar,
que a cabeleira das ondas
são as cãs brancas do mar!
= = = = = = = = = = =

Ao vê-la assim, debruçada,
na janela, olhando ao léu...
Lembra-me o olhar da alvorada
nos olhos azuis do céu!
= = = = = = = = = = =

A vida em muitas propostas,
nos atos mais arredios..,
foge e não deixa respostas
para os grandes desafios!
= = = = = = = = = = =

Derramam pranto de molhos,
esses verdes olhos teus;
e o verde desses teus olhos,
é a luz desses olhos meus!
= = = = = = = = = = =

Em silêncio, eu lhe proponho,
ó entardecer que me afeta:
Nunca!... Jamais roube o sonho
do coração de um poeta!
= = = = = = = = = = =

Eu peço sempre de joelhos,
que a sorte não vire as costas;
quem pede santos conselhos
quer sempre santas respostas!
= = = = = = = = = = =

Minha alma, mesmo à distância,
na velhice, não reclama,
por manter vivo, da infância,
o coração de quem ama!
= = = = = = = = = = =

Não temo a velhice... Enfim,
percebi que não há fuga,
quando o rosto riu de mim
mostrando a primeira ruga!
= = = = = = = = = = =

No parque, todas cantando,
e eu, brincando entre as crianças,
vi minha infância passando,
num carrossel de esperanças!...
= = = = = = = = = = =

Nos sonhos, tantos desejos,
na vida, mil sonhos vãos;
e entre os restos, vis sobejos
da maldade de outras mãos!
= = = = = = = = = = =

Num berço humilde de palha,
no olhar da pobre criança,
brilha uma luz que se espalha
e enche a vida de esperança!
= = = = = = = = = = =

O espelho do meu passado
que ria tanto ao me ver...
Ao ver meu rosto enrugado
não quis me reconhecer!
= = = = = = = = = = =

O olhar de um velho descrente
que à justiça não se apega...
Percebe que, humanamente,
a humanidade está cega!
= = = = = = = = = = =

O poeta nunca se cansa
de enfrentar o entardecer;
se é feliz como criança,
é criança até morrer!
= = = = = = = = = = =

O tédio que te agrilhoa
é o mesmo que te entedia.
Esquece-o, que o tédio voa,
e ao teu lar volta a alegria!
= = = = = = = = = = =

Passei a vida ensinando
a velhos, crentes e ateus,
que a vida, é um ventinho brando
soprando das mãos de Deus!
= = = = = = = = = = =

Pelo afeto que nos tinha,
por teu amor tão profundo,
és mãe eterna rainha
em qualquer trono do mundo!
= = = = = = = = = = =
Quando a infância apressa os passos
de nossa vida se afasta,
prende a canseira nos braços
da cruz que a velhice arrasta!
= = = = = = = = = = =

Se for loucura, que importa!
Parece as palmas de alguém!...
Corro e depressa abro a porta,
olho e não vejo ninguém!
= = = = = = = = = = =

Se o teu pensamento é vário,
não te diz coisa nenhuma...
Segue o teu itinerário
mesmo sem resposta alguma!
= = = = = = = = = = =

Se quem canta afasta as penas
das mágoas do coração...
Eu canto as mágoas pequenas,
que as grandes, nunca se vão!
= = = = = = = = = = =

Sobre os braços da tristeza,
no topo da velha cruz,
há sempre uma vela acesa
chorando gotas de luz!
= = = = = = = = = = =

Tapera!... Por teus lamentos,
teu pranto!... E, neste abandono...
Até no sopro dos ventos,
ouve-se a voz do teu dono!
= = = = = = = = = = =

Um galanteio, uma flor,
às vezes, um olhar qualquer,
pode despertar o amor
nos olhos de uma mulher!
= = = = = = = = = = =

Um velho sino plangente,
tange na velha abadia.,.
Notas de sonhos da gente
nas preces finais do dia!

Fonte:
Professor Garcia. Versos para refletir. Natal/RN: Trairy, 2021.
Livro enviado pelo trovador.

Nenhum comentário: