sábado, 9 de abril de 2022

Lairton Trovão de Andrade (Enxurrada de Poemas) – 4

ACALANTO


"Como as tuas carícias são
deliciosas!"(Ct. 4.10)


Minh'alma está triste
Como aquele pombo,
Que na mata, ao longe,
Já perdeu seu ninho;
Se soluça o pombo
Seu amor perdido,
A minh'alma implora
Pelo teu carinho.

Doente está minh'alma
Qual ave ferida,
Que o mau caçador
Acertou-lhe o passo;
Infeliz, o pombo
Se apagando vai,
Eu, porém, protejo-me
No teu meigo braço.

Como aquele pombo,
Triste está minha alma,
Coração partido
A sangrar de dor;
Mas, serei feliz,
Neste dia atroz,
Se em teu seio puro
Repousar eu for.

Ficarei quietinho...
Secarás meu pranto...
Voltará a paz
Pra aquecer-me então...
Os teus lábios dóceis
Roçar-me-ão a face
E terei carícias
De uma leve mão.

Oh, delícia imensa!
Deixarei o mundo!
Fingirei dormir
No teu seio, ó linda!
E acordado, sim,
Sonharei contigo,
Sem eu crer que possa
Estar vivo ainda.
= = = = = = = = = = =

AMOR
“Quem é aquela que sobe do deserto
como coluna de fumaça, exalando
perfume de mirra e de incenso?"
(Ct. 3.6)


Tive hoje um encontro feliz,
Encontrei o amor de verdade;
Revivi o que estava bem longe,
Suspirando de felicidade.

Pude ver o amor tão sonhado,
O amor do romance* relido;
O amor que Romeu* bem quisera,
Se Julieta* tivesse existido.

Como é bom ver seus olhos brilhar,
Reluzindo o amor por inteiro;
É o amor que Adão nunca teve,
Porque Eva o deixou forasteiro.

Mas Aquiles*, com seu calcanhar,
A tragédia* da flecha sentiu;
Dos teus olhos a flecha lançou
Só amor que de amor me feriu.

Este amor não irá me deixar,
Sua seiva é uma fonte de luz;
Foi-se embora de mim a tristeza,
Só à alegria a vida me induz.

Tive hoje um encontro feliz,
Encontrei o amor de verdade;
Revivi o que estava bem longe,
Suspirando de felicidade.
= = = = = = = = = = =

V0CABULÁRIO DO POETA:
Aquiles: Personagem lendário da Odisséia de Homero. Morreu atingido por uma flecha no calcanhar, única parte vulnerável do seu corpo.
Romance: História fabulosa ou fictícia, em prosa, para reproduzir paixões, costumes etc..
Romeu e Julieta: Personagens centrais da tragédia do mesmo nome, de Shakespeare.Romeu e Julieta são símbolos do amor profundo romântico, pelo qual enfrenta-se heroicamente todos os obstáculos.
Tragédia: Peça teatral que termina por acontecimento de grande desgraça e tristeza.

= = = = = = = = = = =

FLOR DOS VALES
“Sou a açucena dos campos,
a flor dos vales.” (Cf.2.1)


O flor dos vales
A transpirar
Cheirosa,
Face de pétala
De suavidade
Airosa*,
A natureza
Te fez tão bela!
Serei teu lírio,
Se és minha rosa!

Pousa soberba
Para que eu vá
Pintar-te…
Ó perfeição,
Que só me fez
Amar-te.
Deixa-me ver:
- Que maravilha!
Serei artista,
Porque és a arte!

Com que meiguice
Te acaricio,
Amor!
Com que cuidado
Te afastarei
Da dor!
Que zelo tenho
Por tua seiva!
Sou jardineiro,
Se és minha flor!

O sangue ferve,
O seio é túmido*
(Eu sei),
Cegam-se os olhos
Tremulam lábios
(É lei),
O mundo foge
Naquele êxtase*...
Se fores minha,
Só teu serei!

Doce visão,
Felicidade
A minha;
Sonho e lirismo*
No peito meu
Se aninha;
Luz de esperança
No horizonte:
Sou eu teu servo
Porque és rainha.
= = = = = = = = = = =

V0CABULÁRIO DO POETA:
Airosa: Elegante, garbosa, esbelta.
Êxtase: Arrebatamento, enlevo, arroubamento, transe.
Lirismo: Sentimentalismo.
Túmido: Inchado, cheio, intumescido.

= = = = = = = = = = =

Fonte:
Lairton Trovão de Andrade. Madrigais: poesias românticas. Londrina/PR: Ed. Altha Print, 2005.
Livro enviado pelo autor.

Nenhum comentário: