domingo, 17 de março de 2024

Benjunior (Benevides Garcia) Poemas Escolhidos 5


AGORA E SEMPRE

Amiga amada!
Quero-te
agora e sempre,
na vida
e na morte,
alegre e contente!
Não importam
as ladeiras
e os pedregulhos
desta vida
traiçoeira.
Tenha fé
em Deus
e tudo
se arrumará
no devido
tempo!
É hora
de risos
e canções:
é com alegria
que se vence
as tensões.
Juntos estamos
no azar
e na sorte:
somos um,
somos dois,
somos todos,
somos fortes!            
E com 
amor no ideal
vislumbraremos
a vitória final…
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

CANÇÃO GUERREIRA

Quero fazer uma canção triste
que seja como vento ligeiro...
Uma canção para o povo
como um canto de esperança!
Quero fazer uma canção guerreira
que luta para que voltem à vida
aqueles que declararam sua guerra!
Quero fazer uma canção para
animar os que caem...
Quero fazer uma canção de amor
que seja a de todos os tempos
e para sempre...

E que todos se levantem
e levantem suas bandeiras,
acima de seus corpos e cabeças;
levando todos os sonhos,
a todos os povos da terra
que vivem, amam e sofrem
e ainda esperam
uma canção guerreira…
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

CÉU DE VIDRO

Abri minha janela
e as certezas
que nunca tive,
entraram junto
com minhas dúvidas e
anseios...

Lembranças queridas
me trazem um pouco de você
e minha alma ri...
Estrelas fugidias,
errantes
irradiam magia,
em meio ao silêncio
da rua deserta...
Mais além,
um som manhoso
de um tango milongueiro
vagueia pelos cantos
daquelas portas de muitas cores,
multicores...

Pra que me entregar
nos braços
de Morfeu
e perder este espetáculo,
que me embebeda
a alma
e mata minha sede?...
Continuo
e me sinto
dono da noite
que galopa
sonhos,
entre brisa e luar.
Na  parede
da  casa  adormecida,
vejo nuances de
verdes que se
encastelam
e se engancham,
mostrando que arte
é também e apenas
uma maneira de viver...
Retorno     
e fecho a janela,
para o dia
que vem chegando.
Adormeço…
= = = = = = = = = 

GRITO DE ESTRELAS

"Um grito de estrelas vem do infinito
E um bando de luz repete o grito.
Todas as cores e outras mais
Procriam flores astrais.
O verme passeia na lua cheia"...

Hoje estou com vontade diferente
de ser outra gente
de outro bando e lugar.
Estou com vontade de andar
caminhar [vagar, voar,]
ser infinito
enquanto posso...
Quero libertar de
minhas janelas,
e conhecer a imensidão
dos amanhãs, que
são forjados
nas oficinas do tempo,
que ficam escondidas
em lugar nenhum.
Quero escapar,
dos caminhos que existem
dentro das coisas transparentes,
que refletem os cansaços
e as indecisões.
Quero viver a vida
em "slow motion"
no abrigo
dos corações invertidos,
pintados como trens
que de repente param
em nenhuma estação...
E assim,
como do fundo da música
brotam as notas
que, ora são lembranças,
ora esperanças,
emudeço o grito,
na pauta do silêncio
e da amargura...
E quando a noite vier,
cantarei alguma coisa
pra dormir,
no silêncio das paredes,
que refletem fantasmas
de minha alma...
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

QUIMERA

No desalento 
de minha alma
encontrei forças
para seguir em frente
voltar a ser um cavaleiro andante
em busca do sonho, em busca do amor

Visões de um passado há tanto esquecido
turvaram-me coração, olhar e mente
refletindo espectros de quimera
envoltos na lembrança
de um amor
infeliz...

Nenhum comentário: