quinta-feira, 28 de março de 2024

Jaqueline Machado (“Macbeth”, de William Shakespeare)


Numa floresta misteriosa, três irmãs, uma espécie de bruxas ou pitonisas estranhas, ao ver Macbeth passar fazem reverência e o chamam de rei.

Nessa ocasião, ele acabara de sair vitorioso de uma guerra. Ele, junto de seu amigo, Banquo, pararam para ouvi-las. E elas revelaram ao guerreiro que ele seria o futuro rei da Escócia. E que Banquo seria pai de reis.

O protagonista fica ansioso com a possibilidade de se tornar um grande rei. E começa a pensar como agilizar o processo. Enquanto continua em viagem, decide escrever uma carta à esposa, Lady Macbeth, que é o próprio espírito da ambição em forma humana. Melhor dizendo, sem humanidade alguma, pois logo incorpora à mente do marido, que ele deve matar o rei. E direcionar a culpa para os empregados de casa. 

O marido fica na dúvida, mas sua mulher tenta persuadi-lo e mexer com suas emoções dizendo- lhe coisas do tipo: - Você não é homem suficiente?

Pois mesmo rica, cercada de luxos, tudo o que ela queria era se tornar rainha da Escócia.

O rei Duncan, que também estava em viagem, logo resolve passar a noite na casa dos Macbeth, e é assassinado por seu guerreiro. 

Eles tinham um grau de parentesco e se davam bem. Mas depois da decisão tomada, nada disso serviu de motivo para desistir do crime.

Ao ver o rei ensanguentado, Lady Macbeth imerge na realidade sombria do fato e diz a famosa frase da obra: “Quem diria que o velho tem tanto sangue?...” E a partir daí ela começa a lavar as mãos compulsivamente e perambular sonâmbula pelo castelo.

A ambição era tanta, que não pararam para pensar que o rei tinha filhos, mas estes, fugiram, e o assassino era o que ficou na linha de sucessão. 

Então, até este momento o plano deu certo. Mas Macbeth lembra que as bruxas disseram que Banquo seria pai de reis, então ele também mata o melhor amigo.  

O novo rei dá um banquete. E o fantasma de Banquo aparece para o amigo. e ele se descontrola perante os convidados, que não entendem o que está acontecendo.

Macbeth procura as bruxas em busca de ajuda. Elas enxergam um bebê com manchas de sangue e dizem: “– Ninguém que é parido de mulher será capaz de te matar.”

E ele pensa: “Todo mundo é nascido de mulher. Ninguém vai me matar.“

Depois elas veem uma criança coroada com um raminho na mão. E traduzem o significado da mensagem: - Você vai ser o rei até que a floresta em frente ao castelo esteja caminhando em direção a você.

Ao retornar para casa ele recebe a notícia de que a esposa, que havia enlouquecido, estava morta. 

A obra não esclarece o tipo de morte que deu fim à mulher.

Os outros senhores da guerra, desconfiados, atacam o castelo. Nesse momento, Macbeth começa a enxergar a floresta se mover.

É morto por MacDuff, que nasceu de cesariana. Foi tirado da barriga da mãe por um homem.

Um dos filhos de Banquo vira sucessor, e mais para frente, na linha de sucessão, os netos e bisnetos do antigo rei.  

De que adiantou tanta sede por poder, se o casal não aproveitou nada? Eis a pequena prova Shakespeariana de que o poder pode, além de emburrecer, cegar e enlouquecer. 

Fonte> Enviado por Jaqueline.

Nenhum comentário: