quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Luiz Damo (Trovas do Sul) XXI

A amizade não tem preço
nem é tão perene assim,
assim como tem começo
também pode ter um fim.
= = = = = = = = = = =

Alguém diz: eu sonho e espero
ser um grande vencedor,
bem melhor um não sincero,
do que um sim enganador.
= = = = = = = = = = =

Aquela aragem fresquinha
que a noite sempre irradia,
eu sinto qual fosse minha
a despedida do dia.
= = = = = = = = = = =

Borboletas sobrevoam
rente as matas perfumadas,
tal aroma elas povoam
suas frondosas ramadas.
= = = = = = = = = = =

Deus não dá, mas oferece
sua luz pra iluminar
a vida, quando escurece
e a força pra caminhar.
= = = = = = = = = = =

É no outono que acontece
a colheita do produto,
porque nele amadurece
o sonho em forma de fruto.
= = = = = = = = = = =

Escrevo, falo e não minto,
debruçado sobre um tema.
Em versos, tudo o que sinto
posso expressar num poema.
= = = = = = = = = = =

Levo a mensagem distante,
pra perto trago a amizade,
tal a estrela cintilante
brilhando na eternidade.
= = = = = = = = = = =

Luz é vida, paz e amor,
porém só, também não basta,
do Sol vem luz e calor
que das trevas nos afasta.
= = = = = = = = = = =

Mesmo que nunca mereça
alcançar nobre conquista,
devo erguer minha cabeça
e seguir sempre otimista.
= = = = = = = = = = =

Muita paz eu vim trazer,
assim no mundo nasci,
se mais não pude fazer
foi porque não consegui.
= = = = = = = = = = =

"Nada podemos fazer";
afirmam os fracassados.
Tudo, sem nada dizer,
alcançam os esforçados.
= = = = = = = = = = =

Nas estradas, quem caminha,
se dispõe a tropeçar,
embora a roseira espinha,
tem a flor pra compensar.
= = = = = = = = = = =

No alvorecer da existência
os grandes sonhos florescem,
logo após a florescência
alguns definham, fenecem.
= = = = = = = = = = =

O inverno quando está perto
a natureza descansa,
aguarda o momento certo
de renovar a esperança.
= = = = = = = = = = =

O mundo mostra dois lados:
um devemos escolher,
não sejamos enganados
durante o nosso viver.
= = = = = = = = = = =

O sol, sobre a terra fria,
lança seu grande fulgor,
espalha luz e energia
misturadas com calor.
= = = = = = = = = = =

Para que sua premissa
não lhe seja refutada,
siga a linha da justiça
sendo à luz sempre pautada.
= = = = = = = = = = =

Primavera faz da flor
a grande ornamentação,
enche de perfume e cor
toda e qualquer plantação.
= = = = = = = = = = =

Que a dor não se dissemine
contaminando o viver,
queira Deus, não contamine
a essência do nosso ser.
= = = = = = = = = = =

Se temermos o perigo,
dele nos afastaremos,
e andando com um amigo
o temor superaremos.
= = = = = = = = = = =

Somos sumamente gratos
pelos dons que recebemos,
sejamos sempre sensatos
com a vida que hoje temos.
= = = = = = = = = = =

Tantos passos foram meus,
dados com estes meus pés,
pés que me levam a Deus
sem temer qualquer revés.
= = = = = = = = = = =

Tenho o dever de cumprir
o que me cabe, até o fim,
se do meu papel fugir
ninguém o fará por mim.
= = = = = = = = = = =

Verão de tantas culturas
numa mesma melodia,
tem altas temperaturas
na maior parte do dia.

Fonte:
Luiz Damo. A Trova Literária nas Páginas do Sul. Caxias do Sul/RS: Palotti, 2014.
Livro enviado pelo autor.

Nenhum comentário: