quinta-feira, 6 de abril de 2023

Professor Garcia (Reflexões em Trovas) 22

Ao ver mamãe de joelhos,
mãos postas, que olhar bonito!
Eu vi, quem crer nos conselhos
do silêncio do infinito!
= = = = = = = = = = = = = 

Busca-me com passos certos,
que esta busca não te cansa;
porque, meus braços abertos,
te esperam desde criança!
= = = = = = = = = = = = = 

Cada flor que tu semeias
aos desafetos e irmãos,
se perfuma almas alheias,
põe perfume em tuas mãos!
= = = = = = = = = = = = = 

Decidiste impor intrigas,
mas a distância, sem voz...
Diz que é melhor nossas brigas
que esse silêncio entre nós!
= = = = = = = = = = = = = 

Do lar que nasci um dia,
guardo ensinos naturais,
da riqueza que existia
na pobreza de meus pais!
= = = = = = = = = = = = = 

Essa angústia, que te abraça
e, que tanto te angustia...
Esquece-a, que a angústia passa,
como passa a luz do dia!
= = = = = = = = = = = = = 

Fui nauta!... E, entre os mais tristonhos,  
pescava nos lagos meus,
tentando pescar meus sonhos,
no lago dos olhos teus!
= = = = = = = = = = = = = 

Lágrima, essência que habita,
nos esconderijos da alma;
de pranto, é dor infinita,
do riso, essência que acalma!
= = = = = = = = = = = = = 

Na ausência de teus carinhos,
sem tua voz que me acalma,
abrem-se incertos caminhos
na contramão de minha alma!
= = = = = = = = = = = = = 

Não quero prata nem ouro,
nem falsos lauréis nem glória;
basta-me o simples tesouro
de honrar meu nome na história.
= = = = = = = = = = = = = 

No teu olhar tão risonho,
que escondes dos olhos meus,
tens a tinta do meu sonho
no verde dos olhos teus!
= = = = = = = = = = = = = 

Nunca te iludas com nada;
prepara tuas defesas...
Por sob a cinza apagada,
pode haver brasas acesas!
= = = = = = = = = = = = = 

O grande poeta é aquele,
que por tudo quanto deixa...
Nem leva mágoa com ele,
nem dele, ninguém se queixa!
= = = = = = = = = = = = = 

O velho outono, é aquarela
que, aos poucos, perdendo a cor,
deixa a velhice mais bela,
sábia, e mais rica de amor!
= = = = = = = = = = = = = 

Peço sempre, humildemente,
diante do altar todo dia,
que a luz se faça presente
no olhar do cego de guia!
= = = = = = = = = = = = = 

Pedi a Deus, um conselho:
Dá-me a humildade da lua,
que sorri diante do espelho
de qualquer poça da rua!
= = = = = = = = = = = = = 

Por mais que a maldade busque
me ofuscar da crença, a luz...
Não há maldade, que ofusque
a fé que trago na cruz!
= = = = = = = = = = = = = 

Por que não me estende as mãos,
aurora do meu sonhar,
pondo luz nos sonhos vãos
que a vida não quis me dar?!...
= = = = = = = = = = = = = 

Por timidez e, indeciso,
passo a vida a mendigar,
uma esmola do sorriso
que há na luz do teu olhar!
= = = = = = = = = = = = = 

Por tua ausência em meu leito,
essa dor que me corrói,
se não dói mais no teu peito,
mas, no meu peito, ainda dói!
= = = = = = = = = = = = = 

Quando a mãe, nos aconselha,
a seguir com passos certos,
nossa vida se assemelha
ao bem, de braços abertos!
= = = = = = = = = = = = = 

Relógio, por quem tu choras?
teu bater tão triste assim,
mastiga o sono das horas,
das noites que não têm fim!
= = = = = = = = = = = = = 

Se a empatia, por encanto,
não requer lei, nem decreto,
por que ela se esconde tanto
nos espigões de concreto!...
= = = = = = = = = = = = = 

Se a saudade é um desafio,
até defendo a saudade,
quando consola o vazio
de quem vive na orfandade!
= = = = = = = = = = = = = 

Se o filho tropeça e cai,
ou simplesmente escorrega...
Minha angústia, por ser pai,
mede a aflição da mãe cega!
= = = = = = = = = = = = = 

Se os sonhos que tu conduzes,
contêm da treva, o negror,
põe candelabros de luzes
nas reticências do amor!
= = = = = = = = = = = = = 

Vi no riso da criança
e no olhar triste e profundo,
os encantos da esperança
e os desesperos do mundo!

Fonte:
Enviado pelo trovador.
Professor Garcia. Versos para refletir. Natal/RN: Trairy, 2021.

Nenhum comentário: