sexta-feira, 28 de abril de 2023

Professor Garcia (Reflexões em Trovas) 23

Ah! Coração, não me agridas,
vê quanto este peito sofre,
por tantas noites sofridas
presas, neste velho cofre!
= = = = = = = = = 

A todo instante, o que eu sinto,
no encanto dos versos teus,
é ver nos versos que eu pinto,
teus sonhos, nos versos meus!
= = = = = = = = = 

Cheia de essência e de aromas,
a lua calma e tão linda,
enche de prata, as redomas
da noite que dorme ainda!
= = = = = = = = = 

Da solidão, não lamente,
que às vezes, na multidão,
tenho visto muita gente
sofrendo de solidão!
= = = = = = = = = 

Dobrando as curvas da estrada,
pisando o mesmo caminho,
a silhueta mais curvada
da sombra de um bom velhinho!
= = = = = = = = = 

Essa regra, eu sei de cor:
onde a honradez se agasalha,
sinto o cheiro do suor
do rosto de quem trabalha!
= = = = = = = = = 

Eu sou idoso, sem ânsia,
ao ver, com intensidade,
que um filho devolve a infância
e os netos, a flor da idade!
= = = = = = = = = 

Eu vejo um mundo mais pobre,
ante a ambição desmedida,
em que a ganância do nobre
esquece as razões da vida!
= = = = = = = = = 

Fui primavera na vida;
e agora, que o outono estreia,
chego à estação, sem torcida,
num palco, sem ter plateia!
= = = = = = = = = 

Hoje, a saudade me invade,
de sonhos sentimentais,
ao ver os pés da saudade,
nos chinelos de meus pais!
= = = = = = = = = 

Madiba!... Velho Mandela!,..
Prenderam-te por maldade;
ficou teu corpo na cela
mas teu sonho em liberdade!
= = = = = = = = = 

Meu canto e o canto da fonte,
nos murmúrios são iguais;
seus versos ao pé do monte,
são murmúrios dos meus ais!
= = = = = = = = = 

Não bebi teus coquetéis
de amores, com falsas juras;
que as juras dos infiéis
são coquetéis de loucuras!
= = = = = = = = = 

Nas manhãs, vagando ao léu,
pastoro as nuvens no além,
buscando no azul do céu.
imagens lindas de alguém!
= = = = = = = = = 

No nosso ranchinho em flor,
ao dividir nosso pão,
sobram fatias de amor
no instante da divisão!
= = = = = = = = = 

No velho rancho de palha,
onde a saudade vagueia,
a solidão se agasalha
nos braços da lua cheia!
= = = = = = = = = 

O riso mais lindo e nobre
que nele, pensando fico,
foi ver num rancho tão pobre,
um riso de amor, tão rico!
= = = = = = = = = 

O Sol, ao nascer, traduz,
raio de luz tão bonito,
que é desse parto de luz,
que nasce a luz do infinito!
= = = = = = = = = 

O Sol, se pôs esquisito,
e aos poucos perdeu a graça,
ao ver na cor do infinito
a cor negra da fumaça!
= = = = = = = = = 

Percebo nas tardes mortas,
logo após o Sol se pôr,
que Deus põe nas nuvens tortas,
perfeitos versos de amor!
= = = = = = = = = 

Por que tantos pedestais
a incautos mitos, sem glória,
se há tantos, tão geniais,
nas sombras de nossa história?
= = = = = = = = = 

Procuro na noite calma,
a todo instante, entendê-las;
se é que a estrela, não tem alma,
por que tem luz nas estrelas?!…
= = = = = = = = = 

Se tens pedra em teu caminho,
prossegue na caminhada;
tu nunca estarás sozinho
por sobre as pedras da estrada!
= = = = = = = = = 

Teu regresso, ah! teu regresso,
que em voltar pouco se esmera,
sinto que quanto mais peço,
mais longa fica essa espera!
= = = = = = = = = 

Tu partiste e na verdade,
fiquei mais pobre de afeto;
com dó de mim, a saudade,
se fez exílio em meu teto!
= = = = = = = = = 
Fonte:
Professor Garcia. Versos para refletir. Natal/RN: Trairy, 2021.
Enviado pelo trovador.

Nenhum comentário: