domingo, 3 de dezembro de 2023

Gislaine Canales (Glosas Diversas) LXV


DEMOCRACIA PRAIANA...

MOTE:
Na praia afinal achei-a:
a total democracia,
tudo é de todos: a areia,
o sol, a onda, a alegria!
A. A. de Assis
(Maringá/PR)

GLOSA:
Na praia afinal achei-a:
tão parelha, tão igual,
de muita alegria cheia
numa paz fenomenal!

A total felicidade!
a total democracia,
eu encontrei, é verdade,
enfeitando cada dia!

Desde o canto da sereia
até o rendado de espuma...
tudo é de todos: a areia
e a beleza até das dunas!

Liberdade para amar,
num azul quase magia,
de mãos dadas faz ficar
o sol, a onda, a alegria!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

DESTROÇOS...

MOTE:
A naufrágios não atraias
meu coração sofredor,
pois vão dar em tuas praias
os meus destroços de amor...
Edmar Japiassú
(Miguel Pereira/RJ)

GLOSA:
A naufrágios não atraias
assim, os meus sentimentos,
eles não serão cobaias,
pois são fortes como os ventos!

Um mar de pranto inundando
meu coração sofredor,
vai a tudo transformando
de modo devastador!

Pressinto eternas tocaias,
que nada valem, enfim,
pois vão dar em tuas praias
restos que sobram de mim!

As ondas do mar, confortam
no seu modo encantador,
pois sabem que, em ti, aportam
os meus destroços de amor…
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

MAR SEM EMOÇÃO...

MOTE:
Na praia, a areia se esconde
ante uma onda incontida...
- Parece a ilusão, por onde
se derrama a própria vida!
Eduardo A. O. Toledo
(Pouso Alegre/MG)

GLOSA:
Na praia, a areia se esconde
embaixo da onda mansa
e é esse o lugar aonde,
a areia, afinal, descansa!

Vez por outra, titubeia,
ante uma onda incontida...
e sentindo medo, a areia
se esconde e chora escondida!

Teme, então, que a onda estronde,
estremece de pavor!
– Parece a ilusão, por onde
escapam sonhos de amor!

Sem sonhos, o coração
lembrando a ilusão perdida,
sente que, sem emoção
se derrama a própria vida! 
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

ESTRELAS DO MAR…

MOTE:
Eu comparo o meu sonhar
com quem na praia, anda ao léu,
colhendo estrelas do mar
querendo as que estão no céu...
Gerson César Souza
(São Mateus do Sul/PR)

GLOSA:
Eu comparo o meu sonhar
que é tão lindo, tão bonito,
com uma luz a brilhar,
lá no espaço do infinito!

Eu quero andar de mãos dadas
com quem na praia, anda ao léu,
que, crendo em contos de fadas,
jamais será um incréu!

Eu sigo em meu caminhar
pelas areias bem finas,
colhendo estrelas do mar,
vendo as ondas dançarinas!

Abro meus olhos e vejo,
tirando deles , o véu,
meu verdadeiro desejo
querendo as que estão no céu…
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

GEMIDO DO MAR...

MOTE:
O mar, num gemer sentido,
à praia abraçar-se vem;
e, eu sinto que o seu gemido,
geme em meu peito também!...
José Tavares de Lima
Juiz de Fora/MG

GLOSA:
O mar, num gemer sentido,
parece chorar ao léu,
feito um pássaro ferido
querendo voar ao céu!

Chorando um pranto tão triste
à praia abraçar-se vem;
parece que nada existe,
na solidão, sem ninguém!

Tenho o coração partido,
ao ouvir o seu lamento,
e, eu sinto que o seu gemido,
chega a mim, na voz do vento!

Eu sofro com sua dor.
Sinto no eterno vai-e-vem
que esse gemido de amor
geme em meu peito também!…

Fonte: Gislaine Canales. Glosas Virtuais de Trovas XXII. In Carlos Leite Ribeiro (produtor) Biblioteca Virtual Cá Estamos Nós. http://www.portalcen.org. Novembro de 2004.

Nenhum comentário: