sábado, 11 de maio de 2019

Luís de Camões (A B C em motes)


AAAA
 
Ana quisestes que fosse
o vosso nome da pia,
para mor minha agonia.
 
Apeles, se fora vivo
e a ver-vos alcançara,
por vós retratos tirara.
 
Aquiles morreu no templo,
contemplando de giolhos;
eu, quando vejo esses olhos.
 
Artemisa sepultou
a seu irmão e marido;
vós a mim, e a meu sentido.

B
 
Bem vejo que sois, Senhora,
extremo de formosura,
para minha sepultura.

CC
 
Cleópatra se matou
vendo morto a seu amante;
e eu por vós, em ser constante.
 
Cassandra disse de Tróia
que havia ser destruída;
e eu por vós, d'alma e da vida.

DD
 
Dido morreu por Enéas,
e vós matais quem vos ama;
julgai se sois cruel dama!
 
Dianira, inocente,
da má morte causadora;
vós, da minha, sabedora.

E
 
Eurídice foi a causa
de Orfeu ir ao Inferno;
vós, de ser meu mal eterno.

FF
 
Fedra, só de puro amor,
morreu por seu enteado;
eu, morro de desamado.
 
Febo vai escurecendo
ante vossa claridade;
e eu, sem ter liberdade.

GG
 
Galatéia sois, Senhora,
Da formosura extremo;
e eu, perdido Polifemo.
 
Genebra, que foi rainha,
se perdeu por Lançarote;
e vós, por me dar a morte.

HH
 
Hércules, uma camisa
de chamas o consumiu;
minha alma, dês que vos viu.
 
Hébis e Dido morreram
com o rigor da mudança;
eu, vendo vossa esquivança.

JJJJ
 
Judit, que o duro Holofernes
degolou, se viva fora,
mate lhe dereis, Senhora.
 
Júlio César conquistou
o mundo com fortaleza;
vós a mim com gentileza.
 
Júlio César se livrou
dos inimigos com abrolhos;
eu, não posso desses olhos.
 
Jazia-se o Minotauro
preso no seu labirinto;
mas eu mais preso me sinto.

LL
 
Leandro se afogou
e foi sua causa Hero;
e a mim o que vos quero.
 
Leandro se afogou
no mar de sua bonança;
eu, no de vossa esperança.

MM
 
Minerva dizem que foi,
e Palas, deusas da guerra:
e vós, Senhora, da terra.
 
Medeia foi mui cruel,
mas não chegou a metade
de vossa grã crueldade.

NN
 
Narciso o siso perdeu
em vendo a sua figura;
eu, por vossa formosura;
 
Ninfas enganam mil Faunos
com seu ar e formosura;
e, a mim, vossa figura.

OO
 
Os olhos choram o dano
que em vos verem sentiram,
mas eu pago o que eles viram.
 
Orfeu com a doce harpa
venceu o reino de Plutão;
vós a mim, com perfeição.

PP
 
Páris a Helena roubou,
por quem Tróia foi perdida;
e vós a mim, alma e vida.
 
Pirro matou Policena,
perfeita em todos sinais;
e vós a mim me matais.

QQ
 
Quanto mais desejo ver-vos,
menos vos vejo, Senhora:
não vos ver melhor me fora.
 
Querendo ver a Diana,
Actéon perdeu a vida,
que eu por vós trago perdida.

RR
 
Remédio nenhum não vejo
que remedeie meu mal;
nem crueza à vossa igual.
 
Roma o mundo sujeita
com armas, saber, temor
vós a mim só por amor.

S
 
Sirena, na mor fortuna
com enganos vai cantando;
e vós, sempre a mim matando.

TT
 
Tisbe morreu por Píramo,
a ambos matou o Amor;
a mim, vosso desfavor.
 
Tisbe pelo seu amante
morreu com amor sobejo;
mas eu mais morto me vejo.

VV
 
Vênus, que por mais formosa
lhe deu Páris a maçã,
não foi quanto vós louçã.
 
Vênus levou a maçã
por vós não serdes, Senhora,
nascida naquela hora.

XX
 
Xpõ vos acabe em graça,
e vos faça piedosa
tanto, quanto sois formosa.
 
Xantopea tornou atrás
por Apônio a invocar;
e vós não, a meu chamar.

Fonte:
Luís Vaz de Camões. Redondilhas.

Nenhum comentário: