quarta-feira, 1 de maio de 2019

Felipe Cattapan (1973)


Nascido no Rio de Janeiro em 1973,  Felipe Cattapan mora com a sua família em Zurique, onde é conhecido sobretudo como regente (orquestral e coral) e docente universitário. Na sua ampla atividade musical dirige diversos projetos interdisciplinares que dialogam com a literatura. Como escritor e regente recebeu o "Prêmio Excelência e Qualidade Brasil 2017 - Melhores do Ano", categoria "personalidade do ano/destaque nacional e internacional, brasileiros de sucesso no exterior/mérito social cultural" (Braslider Org., São Paulo).
 
Desde 2010 se dedica profissionalmente à literatura, desenvolvendo com grande intensidade e originalidade um estilo próprio. É autor de poemas, contos, crônicas e uma peça de teatro. 

Foi um dos vencedores do “26° Festival Poético de Cornélio Procópio”; 
recebeu o 1.° prêmio no “3° Concurso de Poesias Prof. Tonellotti” e no 
“Concurso Nacional de Crônicas Nylce Mourão Gontijo”, 
certificado de "brilhante participação" no "5° Festival Santa Lúcia de Contos e Poesias", 
dois prêmios de participação especial no “Grande Concurso da Cidade do RJ”, 
 2° e 3° lugares no "34° Concurso Internacional Literário Edições AG", 
6.° lugar no "Concurso Prêmio Cataratas", 
2.° lugar no “1.° Concurso Antares de Literatura” (categoria: poesia), 
menção honrosa no “2° Concurso de Poesias Prof. Tonellotti”, no “Concurso Pérolas da Literatura – Edição 2012”, no “6.° Concurso Nacional de Poesia de Colatina”, no “24.° Concurso de Poesia da ALAP” e no “10.° Concurso de Contos do Tijuco Valnice Pereira”; 
Premiado no “VIII CLIPP - Concurso Literário de Presidente Prudente”, nos “Concursos de Contos e Poesias da Big Time Editora” em 2012 e 2013 (quando obteve o 1.° lugar), no “1.° Concurso Literário Cidade das Asas” (modalidade: crônica) e semifinalista no “7° Varal de Poesias Unifamma”; 
teve um conto incluído entre os melhores textos adultos no “8° Concurso Literário Jornalista Valacir Cremonese”; 
além disso, também publicou textos nas revistas literárias "Varal do Brasil", “Samizdat”, “Inteligência” e nas antologias dos "6° e 10° Prêmios Literários Valdeck Almeida de Jesus", do “2° Concurso de Poesia da Biblioteca de Condeixa” e da “Coletânea 100 Poemas 100 Poetas – 2013”.
 
Em outubro de 2016 o seu livro “Densidades Cíclicas” (poemas e contos) foi lançado no Brasil – e posteriormente na Europa. Em 2017 foi o livro mais vendido pela editora Helvetia; a 3a. edição já foi lançada em 2018.
 
Além de ensinar a língua portuguesa, realiza palestras sobre temas relacionados à literatura e à música e participa regularmente de eventos literários e culturais – como, por exemplo, o “1.° Encontro Intercultural” na biblioteca municipal de Biel (Suíça) em 2016, o “3.° Festival de Poesia de Lisboa” em 2018 e o "Salon International du Livre et de la Presse de Genève" em 2017 e 2018. Foi jurado no “2.° Festival de Poesia de Lisboa" em 2017.

Fonte:

Nenhum comentário: