domingo, 13 de outubro de 2019

Sebas Sundfeld (Visita Importante)


Caboclo de compleição franzina, gênio brando, barba rala no rosto cor de cobre, cabelo rente e grisalho, pitando cigarro de palha, seu Pedrinho passou a vida no trabalho rude do campo. Com a mulher, morava agora, de favor, numas terrinhas de onde tirava o seu sustento.

Rocinhas ralas de milho e de mandioca e um chiqueirinho ocupavam as proximidades do seu rancho de pau-a-pique, de três cômodos ligados por passagens sem porta. Apenas a do quarto exibia uma cortina amarrotada, na preocupação com olhares curiosos de algum
visitante inesperado. Sim, por que às vezes aparecia por lá alguém da fazenda.

Naquela manhã clara e quente, chegaram dois cavaleiros, moços da cidade em férias e a procura de aventuras por aquelas simplezas rurais. "Visita importante" matutou seu Pedrinho.

Recepcionou os desconhecidos com agrados na fala. Sabendo a que vinham, levou-os para dentro. Enxotou os frangos empoleirados nas cadeiras, para que os recém-chegados sentassem. Então serviu-lhes a bilha com água fresquinha da mina que brotava à sombra dos taquaruçus. Desajeitados, emborcaram a bilha. Saciaram a sede. E molharam a camisa. Mal humorados já iam se despedindo. Um cheiro adocicado que vinha da cozinha deteve a saída altiva dos jovens não habituados aos aromas da roça.

– É a Filoca ali no fogão, explicou o dono do rancho.

Disse e foi buscar uma panela de milho cozido, quentinho, fumegando. Colocou sobre a mesa e convidou respeitoso:

– Experimente, moço, pra vê cumo é bão. Com um pôco de sar fica mió ainda.

Os visitantes, de saída, voltaram olhares vertendo ironia. O comentário de um deles desprezou a generosidade do anfitrião roceiro.

– Nós não comemos milho cozido.

Desapontado, seu Pedrinho quis se desculpar. Sua resposta veio singela e apropriada:

- Intão me descurpe, moço, pruquê o mio cru os porco comero.

(Crônica vencedora no IV Concurso Literário "Cidade de Maringá")

Fonte:
Maria Eliana Palma (org.). Livreto dos vencedores: VII Concurso Literário “Cidade de Maringá”; II Concurso Literário “Maria Mariá”. Maringá/PR: Nova Criação, 2016.

Nenhum comentário: