segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Clarisse da Costa (Lançamento do Livro Solaris IV, de Samuel C. da Costa)


Posso dizer que cada escritor tem um caso de amor com a sua obra. Criam-se laços, dedicação e tempo. Muitos autores se envolvem e prestam um pouco de si para a sua obra. E esse envolvimento é como uma pertença de um mundo particular que passa a ser depois de muitos leitores. O autor se envolve e nos prende ali.

Eu como leitora posso dizer que inúmeras vezes eu fiquei envolvida com uma obra literária e quis ter escrito aquilo ou vivido aquele momento. Particularmente como escritora eu estou no atual momento tendo um caso de amor com um livro lançado no mês de outubro. Refiro-me ao livro do autor Samuel da Costa, Solaris IV.

Devo salientar que quem está escrevendo essa matéria não é a amiga Clarisse e sim a profissional Clarisse da Costa. Eu tenho a minha participação nessa construção literária, mas cabe aqui ressaltar o autor catarinense e o seu livro. 

Samuel da Costa no dia 17 de outubro, exatamente quinta-feira, lançou com expectativa e sorrisos de mais uma batalha vencida o livro Solaris IV. O lançamento foi no SESC de Itajaí, no local tivemos muita presença de escritores e escritoras do cenário cultural, artístico e literário catarinense. 

A obra traz muitas vertentes e vem com um simbolismo que exalta os deuses imortais. As suas belas musas são quase como seres perfeitos e intocáveis. O autor tem a capacidade de viajar para dentro de si e em nanossegundos se perder em um mundo particular onde estão todos os seus questionamentos, dores e perdas. Como eu havia dito no prefácio desta obra, ‘’um mundo totalmente seu em um sonhar acordado para uma realidade pós-modernista entre o tempo e o espaço’’. 

No lançamento do livro dava para se perceber a expectativa e a emoção nos olhos do autor. É compreensível tudo que ele sentia naquele momento, o Samuel levou dez anos para amadurecer e pôr a luz do dia o seu livro. 

Não pude me conter e dias após o lançamento eu perguntei ao autor o que vai ser daqui para frente, o que ele espera. Posso adiantar a vocês que vêm muitas coisas boas por aí. 
Samuel da Costa entra numa nova jornada da vida, decidido retomar a fase acadêmica fazendo pesquisas no campo da literatura e dentro de sua possibilidade, lançar um pequeno romance, uma novela dividida em duas partes. Que por sinal tem títulos um tanto misteriosos: ‘’Em dias de sol e calor, em noites de tempestades e frio’’. Por ora é se dedicar a divulgação do livro Solaris IV. 

Sobre o Solaris IV perguntei ao autor o que o livro tem de significado para ele. O escritor me disse que: - ‘’É um trabalho, um avanço. Um livro e um produto’’. 

Considerando-se que levou um longo tempo para ficar pronto, o livro Solaris IV é um trabalho que reflete poesias e uma sensualidade feminina em cada musa ali presente. 

Fonte:
E-mail enviado pela escritora.

Nenhum comentário: