sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Lima Barreto (A Gratidão do Assírio)


- Meu caro Senhor Assírio, eu lhe tinha a perguntar se de fato está satisfeito com a vida.

Nós nos havíamos introduzido no elegante porão do Municipal e falávamos ao restaurante chique com água na boca. Este não tardou em responder:

- Sei, doutor. Rui Barbosa não tem igual.

- Mas por que você não vota nele?

- Não voto porque não o conheço intimamente, de perto, como já disse ao senhor. Antigamente...

- Você não pensava assim - não é?

- É verdade; mas, de uns tempos a esta parte, dei em pensar.

- Faz mal. O partido...

- Não falo mal do partido. Estou sempre com ele, mas não posso por meu próprio gosto dar sobre mim tanta força a um homem, de que eu não conheço o gênio muito bem.

- Mas, se é assim, você terá pouco que escolher a não ser, nós colegas e nós amigos de você.

- Entre esses eu não escolho, porque não vejo nenhum que tenha as luzes suficientes; mas tenho outros conhecidos, entre os quais posso procurar a pessoa para me governar, guiar e aconselhar.

- Quem é?

- É o doutor.

- Eu?

- Sim, é o senhor.

- Mas, eu mesmo? Ora...

- É a única pessoa de hoje que vejo nas condições e que conheço. O senhor é do partido, e votando no senhor, não vou contra ele.

- De forma que você...

- Voto no senhor, para presidente da república.

- É voto perdido...

- Não tem nada; mas voto de acordo com o que penso. Parece que sigo o que está no manifesto assinado pelo senhor e outros. "Guiados pela nossa consciência e obedecendo o dever de todo republicano de consultá-la"...

- Chega Felício.

- Não é isso?

- É mas você deve concordar que um eleitor arregimentado tem de obedecer ao chefe.

- Sei, mas isto é quando se trata de um deputado ou senador, mas para presidente, que tem todos os trunfos na mão, a coisa é outra. É o que penso. Demais...

- Você está com teorias estranhas, subversivas...

- Estou, meu caro senhor; estou, imagine que não há dia em que não me veja abarbado com um banquete.

- É assim?

- Pois não, meu digno senhor. Um poeta publica um livro e logo encomendam-me um banquete com todos os "ff" e "rr"; os jornais publicam a lista dos convidados, ao dia seguinte, e o meu nome se espalha por este país todo. Se acontece alguém escrever uma crônica feliz, zás, banquete, retrato e nome nos jornais. Se, por acaso...

- Notamos, - interrompi eu, que nas suas festanças não há mulheres.

- Já observei isto aos diletantes de banquetes e, até, lhes ofereci organizar um quadro de convidadas.

- Que eles disseram?

- Penso que eles não querem rivalidades femininas. Já as têm em bom número masculinas.

- E as flores?

- Com isso não me preocupo, porque, às vezes, elas me servem para meia dúzia de banquetes. Os rapazes não reparam nisso.

- E as iguarias?

- Oh! Isso? Também não vale nada. Basta uns nomes arrevesados, para que os nossos Lúculos comam gato por lebre. Mas a minha maior gratidão é...

- Por quem?

- Pela Secretaria do Exterior. Um cidadão é promovido de segundo secretário a primeiro, banquete; um outro passa de amanuense a segundo secretário, banquete... Herança do Rio Branco!... Outro dia, como o Serapião passasse de servente a contínuo, logo lhe ofereceram um banquete.

- Os serventes?

- Não; todos os empregados. Que gente boa, meu caro senhor.

Deixamos o Senhor Assírio cheio de uma terna beatitude agradecida por tão bela gente que se banqueteia.

Nenhum comentário: