sábado, 26 de novembro de 2022

Gislaine Canales (Glosas Diversas) XLIX


PALAVRAS AO VENTO


MOTE:
Como preces fugidias,
minhas palavras ao vento,
dobram esquinas vazias
nas curvas do firmamento...
Analice Feitoza de Lima
Bom Conselho/PE, 1938 – 2012, São Paulo/SP


GLOSA:
Como preces fugidias,
emana do coração,
em prantos, ou alegrias
sempre uma doce oração!

Vou jogando com carinho
minhas palavras ao vento,
e ecoam no meu caminho
de encontro ao meu pensamento!

Às vezes, saem tão frias,
cheias de desilusão,
dobram esquinas vazias
nas ruas sem emoção!

Vendo a tristeza a chegar,
novas palavras invento,
mas se perdem pelo ar
nas curvas do firmamento…
= = = = = = = = = = = = = = = = = =

PREITO AO SOL E À LUA…

MOTE:
Canta, poeta!...És bem-vinda
no teu preito ao sol e à lua,
pois toda poesia é linda,
se a voz de quem canta é a tua!
Edmar Japiassú Maia
Nova Friburgo/RJ


GLOSA:
Canta, poeta!...És bem-vinda

tua musa é benfazeja,
tua inspiração infinda,
faz que ela, mais bela seja!

Pintas luzes em teu verso,
no teu preito ao sol e à lua,
e colores o universo,
antes de ti – de alma nua!

É ternura que não finda,
que nasce em teu coração,
pois toda poesia é linda,
quando feita com emoção!

Nestes teus versos de amor,
a beleza se acentua
se eles têm o teu calor,
se a voz de quem canta é a tua!
= = = = = = = = = = = = = = = = = =

SEM TI…

MOTE:
Todos os dias que passam,
sem passares por aqui,
são dias que me desgraçam
por me privares de ti!
Fernando Pessoa
Lisboa/Portugal, 1888 – 1935


GLOSA:
Todos os dias que passam,
somente passam, enfim,
e sem querer, me amordaçam,
fazem um trapo de mim!

Tudo ao redor, fica triste,
sem passares por aqui,
pois nem o Sol, mais, resiste
no horizonte e nem sorri!

As recordações me enlaçam
e aumentam meu saudosismo,
são dias que me desgraçam
que me jogam num abismo!

Não sinto mais alegria,
não escuto o colibri,
hoje, tudo me angustia,
por me privares de ti!
= = = = = = = = = = = = = = = = = =

O SOL E A LUA CHEIA

MOTE:
À tardinha adormecendo,
o alegre sol, volta e meia,
alonga os raios, querendo
abraçar a lua cheia...
Flavio Roberto Stefani
Porto Alegre/RS


GLOSA:
À tardinha adormecendo,
mas sem querer se esconder,
o Sol pálido, tremendo
não quer com o dia, morrer!

E vendo a noite chegar,
o alegre sol, volta e meia,
vai tentando colocar
no luar, a sua teia!

Com seu humor estupendo,
com seu calor e alegria
alonga os raios, querendo
transformá-los em poesia!

Misturando-se ao luar,
poeta – o seu sonho alteia,
pois quer, por fim, abraçar,
abraçar a lua cheia…
= = = = = = = = = = = = = = = = = =

A ESPERANÇA NÃO ME DISSE…

MOTE:
De ilusões eu fui vivendo...
e a esperança, disfarçada,
via meus sonhos morrendo,
mas nunca me disse nada!
Maria Lúcia Daloce
Bandeirantes/PR


GLOSA:
De ilusões eu fui vivendo...
mas neste triste caminho,
fui sofrendo, fui sofrendo
pela falta de carinho!

Eu sou feliz, me dizia,
e a esperança, disfarçada,
sabia tudo, sabia,
mas continuava calada!

O que estava acontecendo
não era mais um segredo:
via meus sonhos morrendo,
sumirem, como em degredo!

Foi mesquinha essa esperança,
pois vendo a sorte ceifada,
guardou consigo a mudança,
mas nunca me disse nada!

Fonte:
Gislaine Canales. Glosas Virtuais de Trovas XXVI. In Carlos Leite Ribeiro (produtor) Biblioteca Virtual Cá Estamos Nós. http://www.portalcen.org. Junho de 2005.

Nenhum comentário: