quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Walquiria Raizer



Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Acre e especializou-se em Jornalismo Político pelo Centro Educacional Uninorte. Devido ao engajamento pessoal com as manifestações culturais, tem o histórico profissional voltado para a política cultural. Amazônida, escritora e poetisa, publica seus textos em diversos sites amazônicos. Defende a poesia como matéria prima de todas as artes. "A poesia antecede a escrita: é sentimento." Escreve no desterro21 (http://desterro21.blogspot.com/) e no Um caso Poético (http://umcasopoetico.blogspot.com/).

A poesia de Walquíria Raizer, tal qual seus os olhos, incisivos mas doces, transmutam a maneira de sentir. É uma revelação, um encantamento, um desvendar.

O caminho da escrita é sempre esquivo, como se lidar com as miudezas das impressões do mundo fosse grandioso demais para os dez dedos e a pulsão humana, mas a Walquíria transforma isso num ato de fé. É tudo tão claro e tão inteiro!

A impressão é que ela apenas permite que as coisas todas do universo, até aquelas que não se vê e contabiliza, a tomem e façam do seu momento um ato litúrgico. Estamos curiosamente em extremos. À beira do mar, meus pés, o êxtase do Rio de Janeiro. Aos pés dela, a floresta e uma legião de encantados (e eu entre eles).

Somos filhas de um tempo que afasta, essa onipotência da mordenidade, mas permite conexões aleatórias na aldeia global. Depois do encontro, espasmódico e preciso, fizemos esse acordo tácito: ela escreve, eu leio e me desnudo. E é um ritual abrir seu blog e morrer e nascer devagarinho. Mas é preciso coragem para ler Walquíria Raizer, é preciso despudor, porque até as histórias de amor têm os seus vieses. E o dia carrega as pequenas lascas da inconstância. E ela olha esse mundo retalhado com a grandeza dos que sabem tocar. O cotidiano, tantas vezes banal e restrito, vira imenso som e ventania nesta poesia qu não se encerra.

Fontes:
www.antoniomiranda.com.br
http://umcasopoetico.blogspot.com/
– Editora da Universidade Federal do Acre

Nenhum comentário: