quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Walquiria Raizer (Acre Poético)


DOS IPÊS

De um amarelo
Impositivo
Flutuante

(cambio, desligo)

As garrafas de fanta
Parecem tão laranja
(ali)

A escada
Tem muitos
(degraus)

Prego
Cada uma
(a seu tempo)

LARANJAS E FANTAS

Eu te avisei!
...disse Mário com cara de Maria...
(como se houvesse menos multa
quando se buzina antes de passar o sinal)

Avisou sim é verdade,
mas queria não ser entendido.
Avisou só por desencargo.
E isso não conta.

Disse que o ipê floria,
que era amarelo e só.
Disse que era desse jeito todos os anos,
e que não pensava em mudar.

Mas o ipê muda Mário,
e sou eu
é que estou te avisando.

Há de nascer laranjas nele...

Se não nascer eu mesma subo
e prego umas garrafas de fanta.

RETICÊNCIAS

vou escrever qualquer coisa
que não pareça
nada
( ! )

esse tudo
é mesmo
o que
(devasta)

CORAÇÃO ESTRANHO

Um coração estranho
E uma alma
Torta

Um coração
Estranho
E uma alma
Torta

Olha pra mim
Vê o que vês
Olha (!)
É só uma
Alma torta

Do que tens medo
Medo de quê
Sou só mais uma alma
Torta

ACELERAÇÃO

...é como se tudo tivesse
girando
Um giro calmo
(e calculado)

Um giro bom
(pro mundo)

Mas o mundo
(é grande)
E não precisa de mim
( e de ti)

Mas eu, querida
Eu preciso do mundo
E ele está aí
(flertando)

KATAUÊ

O miolo dentro da casca
(pão)

O miolo dentro
( da casca)

A casca virando


O miolo
O miolo
Miolo

Poderia
Correr
Sem
Léguas
(cem)


Um colar de castanha elétrica
Uma flor amarela
Muru

(estou tão acremente despida hoje que o açai perdeu a cor)

BILHETE PRA IDALINA

o sentimento de estrangeiro já é meu
carrego desde sempre
(não é nada que não possa viver)

e os pássaros, com suas árvores suspensas
abraçam
(ando tão menininha)

vi uma animação pra criança e me alegrei
era rosa
(nunca gostei de rosa)

escuto umas musiquinhas
e quero dançar
o mundo é tão bom

penso nas crianças do yaco
como sabem se divertir
aquelas crianças!

banhos de rio
banhos de rio
de súbido me contenho
(gente feliz, pro leitor, não tem graça)

BULA 3

não dá pra ser poeta no mar
(é desnível de concorrência)

BULA 2

contra raios de olhos solares
óculos furta-cor

LARANJEIRAS

me sinto em casa agora
como se minha alma
(se aquietasse)

o moço do mate gelado na praia
as senhoras que ainda vão à igreja
(crianças)
como se parece com um coração este jambo, meu Deus
==================

Nenhum comentário: