sábado, 5 de junho de 2010

Joaquim Moncks (1946)


Oficial PM, na reserva. Advogado. Professor de Criminologia, Ciência e Direito Penitenciário, Direito Processual Penal Militar e Segurança Empresarial. Ativista Cultural. Agente Literário. Poeta. Declamador. Conferencista. Ensaísta. Analista literário. Jurado em certames literários, em festivais nativistas e eventos de poesia e música popular.

Nascido em Pelotas, em 29 de setembro de 1946. Tem a cidade de Canguçu, um município agro-pastoril como sua segunda terra, porque lá iniciou sua carreira como oficial de polícia militar, aos 23 anos, em 1969.

Deputado constituinte à Assembléia Legislativa do Estado, em 1989, presidiu a Comissão Temática de Educação, Desporto, Ciência, Tecnologia e Turismo, ajudando a forjar a carta constitucional do Rio Grande do Sul, pioneira em muitos aspectos, principalmente nas áreas da
Educação e da Cultura.

Como deputado, foi autor de três importantes projetos, todos transformados em lei: o das PILCHAS GAÚCHAS, que oficializou a indumentária tradicional do homem e da mulher gaúcha, em respeito à ancestralidade e à tradição agro-pastoril do RS, como traje preferencial e de honra no território do Estado (1989); o que institui o 20 de novembro, dia da morte de Zumbi, o líder negro dos Palmares, como o DIA ESTADUAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, em homenagem à negritude rio-grandense (pela primeira vez um líder político, no Brasil, lograva pedir desculpas pela escravidão imposta aos negros). Por fim, aquele que institui o dia 04 de Dezembro como o DIA DO ARTISTA REGIONALISTA E DO POETA REPENTISTA GAÚCHO (1989).

De 1973 até 2005, entregou ao público sete livros individuais, no gênero Poesia: ENSAIO LIVRE (plaqueta), 1973; FORÇA CENTRÍFUGA,1979; ITINERÁRIO (?), 1983; O EU APRISIONADO, 1986; O SÓTÃO DO MISTÉRIO, 1992; O POÇO DAS ALMAS, 2000, e OVO DE COLOMBO, 2005.

Tudo o que publicou em prosa estava disperso em mais de uma centena de antologias e coletâneas, editadas no país e no estrangeiro. Em novembro de 2008, durante a 54ª Feira do Livro de Porto Alegre e 36ª Feira do Livro de Pelotas, publicou CONFESSIONÁRIO – Diálogos entre Prosa e Poesia.

Trabalha, desde novembro de 2004, nos textos inéditos de BULA DE REMÉDIO, poesia universalista. Previsão de publicação para 2009.

Também está recolhendo material para o livro de poemas regionalistas DE QUANDO O CORAÇÃO ABRE A CORDEONA, iniciado em 1978, quando tinha intensa participação nos movimentos tradicionalista e nativista do RS. Nessa época, 1982/87, integrou o Conselho de Cultura do Movimento Tradicionalista Gaúcho - MTG, órgão informal de política cultural com forte atuação durante os três mandatos do presidente Zeno Dias Chaves, que, nas novas administrações do MTG, perdeu força e desapareceu.

Em 1995, iniciara a coleta de textos para o livro OS MENESTRÉIS ESTÃO VIVOS,em que também predomina a prosa poética.

A sua abordagem crítica não é a da ótica do professor da área de Letras, e, sim, a do veterano escriba que deseja dar a sua contribuição aos mais novos. No entanto, exercita o magistério, em Poética, através de Oficinas Literárias, sendo chamado a atuar em várias regiões do Brasil, da Argentina e do Uruguai.

Atual vice-presidente da Academia Sul-Brasileira de Letras, em Pelotas. Da Academia Literária Gaúcha, do Partenon Literário, da Casa do Poeta Rio-Grandense e da Estância da Poesia Crioula, todas sediadas em Porto Alegre, onde reside.

Idealizador, fundador e primeiro presidente da Academia Brigadiana de História, Artes, Ciências e Letras – ABRHACEL, que congrega os intelectuais da Brigada Militar (PM) do Estado do RS.

Em outubro de 2003, assumiu a Coordenação das Casas de Poetas do Brasil – POEBRAS NACIONAL, entidade líder do associativismo literário no país, que contava com 26 sedes em 05 Estados da Federação à época da assunção de Joaquim Moncks na coordenação, e que está articulada, na atualidade, em 74 sedes municipais em 20 estados-membros da Federação.

Editou, até agosto de 2005, o Suplemento Literário OFFICINARIUM – AMOR & INCLUSÃO SOCIAL, no Jornal RS LETRAS, de Porto Alegre/RS. Por ora, a publicação está suspensa, por não ser auto-sustentável.

Integra o Grupo dos "15 Renascidos", que publica desde março de 2005, a REVISTA CAOSÓTICA, em Porto Alegre, com tiragem de 500 exemplares, de circulação nacional, com edição a cargo de António Filipe Neiva Soares, intelectual português, doutor em Psicologia Social, pela USP, e em Teoria Literária, pela PUCRS, jubilado pela Universidade Estadual de Campina Grande, na Paraíba.

De Outubro de 2003 a Abril de 2006 realizou quatro OFICINAÇÕES LITERÁRIAS em Campo Grande, MS, a convite da Fundação Municipal de Cultura, com a participação de cerca de noventa novos escritores locais.

No dia 17 de abril de 2006, ampliando a sua contribuição intelectual no Mato Grosso do Sul, proferiu palestra sob o tema POESIA: A TERAPIA DOS EXCLUÍDOS, para os acadêmicos de Letras e de História, da Universidade Federal de Corumbá, com a participação dos escritores da Associação dos Poetas e Escritores de Corumbá - APEC e de comitiva diretiva da União Brasileira de Escritores – UBE/MS, sediada em Campo Grande.

De 27 de junho a 02 de julho de 2006 esteve no II Encontro de Mestres do Mundo, em paralelo com o Fórum Cearense de Cultura Popular Tradicional, ocorridos em Russas e Limoeiro do Norte, no Ceará. Moncks foi declarado Mestre Nacional em Oralidade Poética Contemporânea, pela organização do evento, que reuniu a mestria do País nas modalidades de Mestres do Sagrado, dos Sons, do Corpo, das Mãos, da Oralidade e dos Sabores.

Tem trabalhado com muito afinco na ampliação da Casa do Poeta Brasileiro - POEBRAS, entidade que coordena em nível nacional. Esteve, de 02 a 16 de julho de 2006, em SP, capital, Valinhos, Jundiaí, Guarulhos e no Rio de Janeiro, articulando a afiliação de grupos à Casa do Poeta Brasileiro - POEBRAS NACIONAL.

De 13 a 16 de julho de 2006 participou ativamente do IV Congresso de Poetas Trovadores, promovido pelo Clube de Trovadores Capixabas, que tem na presidência o intelectual espírito-santense Clério Borges. O evento ocorreu na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.

Com iniciação maçônica em setembro de 1981, na Loja Philantropia e Liberdade, unidade filiada ao Grande Oriente do Rio Grande do Sul - GORGS, em Porto Alegre, aos 30 de setembro de 2006, tomou posse como titular acadêmico na Academia Internacional Maçônica de Letras – AMIL, cerimônia ocorrida na Casa de Portugal, em São Paulo, capital. A AMIL congrega maçons escritores de todo o Brasil e os integra harmonicamente aos dos países de
língua portuguesa, visando a Universalidade.

A partir de 24 de abril até 11 de junho de 2007 cumpriu um extenso roteiro de palestras e de oficinas de poesia para grupos de universitários e escribas de associações literárias, em Salvador. Realizou visitas a associações de escritores, de cortesia e de instalação de novas sedes municipais da Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS NACIONAL. Esteve em Manaus/AM, Belém, Marituba, Benevides e Santarém, no Pará, Aracaju/SE, Maceió/AL e
Salvador da Bahia.

Em 16 de junho de 2007 participou do I Varal de Poesia, organizado por Aline Romariz no Centro Cultural Anti–Matéria, em Campinas/SP.

De 18 a 20 de junho esteve na cidade do Rio de Janeiro, juntamente com o ativista e editor Rossyr Berny, para promover o projeto 24 Horas de Poesia, na 53ª Feira do Livro de Porto Alegre, de 09 para 10 de novembro, e na Bienal do Livro do Rio, de 18 para 19 de setembro, e que pretendia reunir 200 poetas declamando versos pela Paz e pela Justiça Social.

No dia 19 de junho, na Livraria Letras & Expressões, no Leblon, Rio, apresentou uma performance poética de arena, integrativa do Projeto Corujão da Poesia - Universo da Leitura, coordenada pelo Professor João Luiz de Souza. Naquela noite o Corujão, das 00h às 05h da madrugada, reuniu mais de 200 pessoas. Estava consolidada, no Rio de Janeiro, a parceria com o Projeto 24 horas de Poesia, originário do RS. A Poesia foi o móvel do encontro entre os organizadores, declamadores e intérpretes, no palco.

Foi nomeado Diretor Nacional de Cultura da Academia Maçônica Internacional de Letras – AMIL, em 07 de agosto de 2007.

Integrou a caravana de autores gaúchos (vinculados à Ed. Alcance, de POA-RS) que participou das atividades lítero– culturais pertinentes à 13ª Feira do Livro do Rio de Janeiro, de 17 a 19 de setembro de 2007. Durante o evento autografou o seu livro OVO DE COLOMBO, poemas.

Na execução do Projeto 24 HORAS DE POESIA PELA PAZ & JUSTIÇA SOCIAL, fez o aporte de 39 autores vinculados à Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS, na qualidade de Coordenador Nacional, em iniciativa do poeta e editor Rossyr Berny, pela Ed. Alcance, que, além de obra editada (400 páginas) reuniu 200 poetas durante a 53ª Feira do Livro de Porto Alegre, nos dias 09 e 10 de novembro de 2007.

Em 2008 foi premiado com o primeiro lugar em Arte Literária, na EXPOESIA da Casa do Poeta Rio-Grandense, com o poema Soluços e Trastes. O quadro, que congemina Arte Plástica e Poesia, foi ilustrado por James Nelsis, que também recebeu a láurea de 1º lugar em Arte Plástica. Ambos receberam troféu e diploma.

Eleito, à unanimidade, para atuar como Orador Oficial na abertura da 36ª Feira do Livro de Pelotas, a ocorrer do dia 31Out a 16Nov2008.

Em 11 Out 2008 realizou performance poética sobre os poemas “Autopsicografia” e “Tabacaria”, de Fernando Pessoa, e “Pátria Minha”, de Vinicius de Moraes, durante o 14º Jantar Poético-Musical da Casa do Poeta Brasileiro de São Luiz Gonzaga – POEBRAS, ocorrido no Salão do Sindicato dos Bancários, em SLG, região das Missões Rio-Grandenses.

No dia 13/Dez/2008 instalou a 72ª sede municipal da Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS Santiago, em assembléia geral presidida pelo Capitão do EB e poeta Carlos Giovani Pasini, na oportunidade eleito presidente da 1ª diretoria executiva.

Em 22Mar2009 esteve em São Gabriel, com o objetivo de formar a Casa do Poeta local, sendo designado o poeta e artista plástico Ítalo Zailu Gatto, para indicar os membros para a Comissão de Instalação. A POEBRAS São Gabriel tomará o nº 74 na organização da POEBRAS Nacional.

Em 25Abr2009 se oficializou a criação da Academia Maçônica Internacional de Letras do Extremo Sul.

De 22 a 24 de janeiro de 2010 esteve em Santiago/RS, para participar do 1º Fórum de Literatura Contemporânea da América Latina e do II Encontro de Escritores do MERCOSUL e palestrar sobre as atividades da Casa do Poeta Brasileiro, em nível nacional. Dos dois eventos, promovidos pela POEBRAS Santiago, participaram escritores, poetas, artistas e bibliotecários do Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil.

Fonte:
Recanto das Letras

Um comentário:

Joaquim Moncks disse...

Meu querido irmão e poetamigo José Feldman! Meu coração antigo ficou feliz por haveres postado alguns textos de minha lavratura neste nobre espaço literário. Só Deus sabe o quanto valorizo a fraternidade dos irmãos em Arte, principalmente os "condenados a pensar" por força do alter ego, o EGO POÉTICO e seus alternos personagens. Faz mais de 37 anos que a Poesia tem me visitado e estou entranhado nela, sol a me aquecer diuturnamente, e, mesmo assim, me alegra sobremaneira quando encontro um companheiro de estrada que, abrindo mão de sua individualidade, busca em mim algo pra mitigar a fome intelectual e emotiva de outros. É acreditando nesta utilidade que continuo dando asas à aparente inutilidade da Poesia, sempre apostando que o irmão de senda ajuda a acender as lanternas desta e da outra margem. Que o Grande Arquiteto do Universo nos possa abençoar e que possamos ser dignos dessas bênçãos. Hosanas ao teu coração tríplice, tanto quanto a Trindade. Estando nela, estamos a nos construir... Abraços do poetinha JM.