terça-feira, 14 de setembro de 2021

Estante de Livros (Aristides Theodoro; Carlos Minuano; Chimamanda Ngozi Adichie)


ARISTIDES THEODORO
O cangaceiro e outras estórias de Curiapeba


O cangaceiro é um texto denso, ao mesmo tempo simples e leve pelo jogo de metáforas e a abordagem de um assunto que se torna a cada dia mais polêmico e inusitado. Estórias de Curiapeba trata-se de estórias, causos, ditos e chistes apanhados diretamente da boca do povo e sabiamente transformados em conto pelo jagunço curiapebano, tal como o grande historiador Câmara Cascudo, que colhia o material para os seus livros no universo do folclore e da cultura popular.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

CARLOS MINUANO
Raul Seixas: Por Trás Das Canções


Um mergulho por trás das principais composições de um dos maiores nomes do rock brasileiro, com novas histórias e fotografias inéditas.  Em agosto de 2019 completa-se trinta anos da morte de Raul Seixas, considerado por muitos o pai do rock brasileiro. Mesmo após todo esse tempo sua influência na música brasileira e a paixão de seus fãs permanecem, mantendo viva a figura do Maluco Beleza e de sua obra, que segue influenciando músicos e sofrendo releituras até os dias de hoje.  Em Raul Seixas: Por trás das canções, Carlos Minuano — autor de Tons de Clô, biografia do apresentador Clodovil — vai, através das letras de Raul e de sua relação com a composição, abordar a vida e a carreira do artista de uma forma precisa e íntima, nunca feita antes. O livro também conta com depoimentos de amigos, parceiros de trabalho e familiares de Raul e com o relato de uma inusitada e incrível turnê Ouro de Tolo por dois garimpos no interior do Pará e fotos inéditas dessa viagem. Uma jornada pela memória de um dos brasileiros mais ilustres e peculiares de todos os tempos, guiada pela própria poesia única de suas composições.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE
Americanah


Uma história épica de amor e de imigração, um romance arrebatador da premiada autora de Meio sol amarelo. Lagos, anos 1990. Enquanto Ifemelu e Obinze vivem o idílio do primeiro amor, a Nigéria enfrenta tempos sombrios sob um governo militar. Em busca de alternativas às universidades nacionais, paralisadas por sucessivas greves, a jovem Ifemelu muda-se para os Estados Unidos. Ao mesmo tempo que se destaca no meio acadêmico, ela depara pela primeira vez com a questão racial e com as agruras da vida de imigrante, mulher e negra. Quinze anos mais tarde, Ifemelu é uma blogueira aclamada nos Estados Unidos, mas o tempo e o sucesso não atenuaram o apego à sua terra natal, tampouco anularam sua ligação com Obinze. Quando ela volta para a Nigéria, terá de encontrar seu lugar num país muito diferente do que deixou e na vida de seu companheiro de adolescência. Principal autora nigeriana de sua geração e uma das mais destacadas da cena literária internacional, Chimamanda Ngozi Adichie parte de uma história de amor para debater questões prementes e universais como imigração, preconceito racial e desigualdade de gênero. Bem-humorado, sagaz e implacável, Americanah é, além de seu romance mais arrebatador, um épico contemporâneo.

Nenhum comentário: