sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Gislaine Canales (Glosas Diversas) XXX


SE ÀS VEZES...

MOTE:
Se às vezes, tenho vontade
de chorar... e tenho feito,
é porque minha saudade
não cabe mais no meu peito!
Aloísio Alves da Costa
Umari/CE, 1935 – 2010, Fortaleza/CE


GLOSA:
Se às vezes, tenho vontade
de vagar pela amplidão,
buscando a felicidade,
eu sinto forte emoção!

Tenho vontade, também,
de chorar... e tenho feito.
Calar-me – não vai ninguém,
pois estou no meu direito!

E se esta minha verdade
põe-se em ponto de explosão,
é porque minha saudade
nasce lá no coração!

Aperto, daqui e dali,
não dá mais, não tem mais jeito,
pois a dor que sinto aqui
não cabe mais no meu peito!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

EU... LABIRINTO...

MOTE:
Não posso culpar a vida
se meu sonho se perdeu...
Mas, como achar a saída,
se o labirinto sou eu?
Antônio Carlos Teixeira Pinto
Brasília/DF


GLOSA:
Não posso culpar a vida
por ser sozinha e tão triste,
o pranto da despedida
ficou em mim, e resiste!

Procuro ver na lembrança
se meu sonho se perdeu...
Perdi também a esperança
de encontrar o que era seu!

Minha alma, meio escondida,
carrega, então, sua cruz...
Mas, como achar a saída,
se está com medo da luz?

A mim só resta chorar,
pois o meu sonho morreu.
Como vou poder me achar,
se o labirinto sou eu?
= = = = = = = = = = =

SÓTÃO DE ESPERANÇAS

MOTE:
Ergui um altar de esperanças
pra fazer minha oração,
e, no sótão das lembranças,
eu rezei com devoção!
Delcy Canalles
Porto Alegre/RS


GLOSA:
Ergui um altar de esperanças,
coloquei nele, os meus sonhos,
que pareciam crianças
com seus rostinhos risonhos!

Eu me ajoelhei pra rezar,
pra fazer minha oração,
e, rezando, extravasar
as ânsias do coração!

Vaguei, em minhas andanças,
tentando, o amor, encontrar,
e, no sótão das lembranças,
ele estava a me esperar!

Foi um encontro bonito,
cheio de paz e emoção
e sufocando o meu grito,
eu rezei com devoção!
= = = = = = = = = = =

SEMEANDO AMOR

MOTE:
Quem com amor tudo faz,
plantando amor ao redor,
lança as sementes da paz
e faz o mundo... melhor!
João Freire Filho
Rio de Janeiro/RJ, 1941 – 2012


GLOSA:
Quem com amor tudo faz,

se torna feliz, contente,
é pois, o amor que desfaz
toda a tristeza da gente!

Devemos sempre seguir
plantando amor ao redor,
para aumentar o sorrir
e o pranto, deixar menor!

Quem age assim – perspicaz
colhe mais do que plantou,
lança as sementes da paz
que pelo mundo, espalhou!

Essa nova plantação
tornando o amor bem maior,
enche todos de emoção
e faz o mundo... melhor!
= = = = = = = = = = =

MINHA FORÇA

MOTE:
Na minha fragilidade
de mulher de alma guerreira
venço os males da maldade,
queira o destino... ou não queira.
Maria Nascimento S. Carvalho
Rio de Janeiro/RJ


GLOSA:
Na minha fragilidade
é que eu tenho a minha força,
pois possuo a agilidade
de uma bela e jovem corça!

A força que trago em mim,
de mulher de alma guerreira
me faz vencer, ver o fim,
e transpor qualquer barreira!

Eu ganho a felicidade
somente fazendo o bem,
venço os males da maldade,
e, então, sou feliz, também!

Essa minha força inata
me faz quase aventureira
e inteirinha me arrebata
queira o destino... ou não queira.

Fonte:
Gislaine Canales. Glosas Virtuais de Trovas XXI. In Carlos Leite Ribeiro (produtor) Biblioteca Virtual Cá Estamos Nós. http://www.portalcen.org. Outubro de 2004.

Nenhum comentário: