quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Fernando Pessoa (Caravela da Poesia) XXVIII

“CLAREIA CINZENTA A NOITE DE CHUVA”

 
Clareia cinzenta a noite de chuva,
Que o dia chegou.
E o dia parece um traje de viúva
Que já desbotou.

Ainda sem luz, salvo o claro do escuro,
O céu chove aqui,
E ainda é um além, ainda é um muro
Ausente de si.

Não sei que tarefa terei este dia;
Que é inútil já sei...
E fito, de longe, minha alma, já fria
Do que não farei.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

“COMEÇA, NO AR DA ANTEMANHÔ
 
Começa, no ar da antemanhã,
A haver o que vai ser o dia.
É uma sombra entre as sombras vã.
Mais tarde, quanto é a manhã
Agora é nada, noite fria.

É nada, mas é diferente
Da sombra em que a noite está;
E há nela já a nostalgia
Não do passado, mas do dia
Que é afinal o que será.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

“COMO ÀS VEZES NUM DIA AZUL E MANSO”
 
Como às vezes num dia azul e manso
No vivo verde da planície calma
Duma súbita nuvem o avanço
Palidamente as ervas escurece
Assim agora em minha pávida alma
Que súbito se evola e arrefece
A memória dos mortos aparece…
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

“COMO É POR DENTRO OUTRA PESSOA”
 
Como é por dentro outra pessoa
Quem é que o saberá sonhar?
A alma de outrem é outro universo
Como que não há comunicação possível,
Com que não há verdadeiro entendimento.

Nada sabemos da alma
Senão da nossa;
As dos outros são olhares,
São gestos, são palavras,
Com a suposição de qualquer semelhança
No fundo.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

“COMO NUVENS PELO CÉU”
 
Como nuvens pelo céu  
Passam por mim.
Nenhum dos sonhos é meu  
Embora eu os sonhe assim.

São coisas no alto que são
Enquanto a vista as conhece,
Depois são sombras que vão
Pelo campo que arrefece.

Símbolos? Sonhos? Quem torna
Meu coração ao que foi?
Que dor de mim me transforma?
Que coisa inútil me dói?

Nenhum comentário: