segunda-feira, 20 de março de 2023

George Abrão (E por falar em amizade...)

Um dos mais importantes fatores que determinam uma amizade verdadeira é a reciprocidade. Sem ela, sem a troca de apoio, confiança e querer bem, ela transforma-se em simples conhecimento como tantos outros. Amigo de verdade é aquele com quem você pode contar a qualquer momento, que está com você sempre que precisar: com quem você chora as suas mágoas e compartilha a sua felicidade, e também mesmo que você não precise, esteja ali, ao seu lado, mesmo que distante. E que, tudo isso, seja recíproco da sua parte, porque amizade unilateral é insustentável. 

Entre amigos não pode haver lugar para melindres, nem para omissões, tudo o que tiver que ser, deve ser dito sem reservas, sem falsos pudores, pois o amigo verdadeiro não se magoa com o que ouve, pode ser que até fique momentaneamente chateado, mas isso passa muito depressa e a amizade até se fortalece. Também saber ouvir é muito importante, sem pressa, sem apartes, deixando que o amigo desabafe seus temores ou que expanda as suas alegrias fazendo parte deles, como se fossem seus.

Um amigo verdadeiro é um presente de Deus, é mais um irmão, não de sangue, mas de alma. É uma planta rara que deve ser sempre regada com afeto, com carinho, com atenção.

A comunicação é muito importante, sempre! Se você não tiver nada importante a dizer, diga apenas um lacônico “oi”, um “como vai? ”, mas diga sempre, não deixe que a amizade entre no ostracismo; não deixe que o seu silêncio seja confundido com falta de interesse.

E, tudo isso posto, você então poderá dizer, como eu e com muita felicidade:

- Eu tenho amigos verdadeiros!

Fonte:
Enviado pelo autor.
George Roberto Washington Abrão. Momentos – (Crônicas e Poemas de um gordo). Maringá/PR, 2017.

Nenhum comentário: