sexta-feira, 10 de março de 2023

Michelle Golden (Como Escrever Histórias Tristes) 1. Fazendo um Esboço da História


Você curte histórias tristes, que partem o coração? Então, pode começar a escrever por conta própria. O processo pode ser complicado, já que é muito fácil pender para o lado melodramático. Além disso, não é legal escrever nada só por querer soar trágico; concentre-se em desenvolver uma história interessante e com personagens fortes para se conectar mais com os leitores. Comece fazendo um esboço no qual pense em possíveis temas, e depois estruture o texto seguindo os elementos básicos da literatura. Depois de tudo, coloque a mão na massa.

Fazendo um esboço da história

1. Escreva em fluxo de consciência sobre o sentimento da tristeza.


Antes de começar a história em si, você vai precisar de inspiração. Pense em coisas tristes e reserve alguns minutos para anotar tudo em um papel, falando também sobre situações infelizes.

As pessoas ficam tristes quando passam por certas mudanças na vida, como o fim de amizades e outros relacionamentos, a perda de entes queridos etc. Além disso, eventos pequenos também causam o mesmo efeito, como perder um animal de estimação, ter que mudar de cidade e afins. Pense no que lhe traz infelicidade. Que pensamentos e emoções você associa a sentimentos negativos?

Enquanto escreve, pense nas suas experiências pessoais com a tristeza. Por exemplo: quando foi que ficou mais triste na sua vida? Por quê? Talvez consiga ser a inspiração para a própria história.

2. Busque inspiração.

A melhor maneira de se tornar um bom escritor é ler mais. Para aprender a criar belas histórias, você vai ter que ler materiais com temas e enredos tristes.

Peça indicações de contos e histórias tristes aos seus amigos e professores e faça uma leitura ativa dos materiais, prestando atenção à construção dos enredos e dos personagens: como as histórias começam? Como terminam? Por que você sente uma conexão emocional com elas?

Preste atenção às partes que funcionam nessas histórias. Nesses textos, há pouco espaço e tempo para captar a atenção do leitor. Conforme lê as obras de referência, preste atenção à introdução: como o autor prende a sua atenção? Onde a história começa? Muitos enredos começam depois que determinados eventos ou ações importantes já aconteceram, e acabam falando sobre eles por meio de flashbacks ou até insinuações nos diálogos dos personagens.

3. Aprenda a começar a história.

Antes de escrever, você deve se familiarizar com a estrutura básica do texto. Histórias são compostas por três grandes arcos, que aglomeram outras partes inferiores: a armação, a confrontação (que inclui o clímax) e a resolução.

A armação é o início da história. É nela que o autor explica quem é o protagonista e o que ele está fazendo quando o enredo começa. Nessa parte, há uma exposição breve de detalhes, cuja intenção é captar a atenção dos leitores.

Na confrontação, o protagonista enfrenta conflitos que fazem a história progredir. Esses conflitos são essenciais para o enredo e, em uma história triste, devem envolver alguma tragédia.

Por exemplo: a personagem principal está cuidando do seu cachorro, que está doente. Ela pode levá-lo ao veterinário e descobrir que a situação é pior do que esperava e, assim, passar a enfrentar os desafios à sua frente.

4. Faça o esboço geral da história depois de entender a sua estrutura básica.

Escreva como o enredo vai começar, qual vai ser o dilema do personagem principal e o clímax, e como a situação vai se resolver.

Esse esboço pode ser breve e não precisa de frases completas. Você só tem que ter uma boa noção dos eventos básicos que vão acontecer. Por fim, separe-o nos três elementos citados acima — a menos que siga outra estrutura.

Você pode separar as estruturas do esboço com números e letras. Títulos mais importantes, como "armação", podem ser trocados por números romanos; os aspectos mais específicos que se encaixam nessa parte, por sua vez, podem ser organizados por letras ou números normais.

Por exemplo: "I. Armação, a. Apresentar Maria".

Voltemos ao exemplo deste artigo para esclarecer a questão do esboço.

Você pode começar com algo assim: "Armação, a. Apresentar Maria, chorando na sala de aula, b. Triste porque está pensando no câncer de seu pai, c. Volta para casa sozinha (sua mãe está trabalhando) para cuidar do cachorro, que está doente".
* * * * * * * * * * * * * * * * * *
Continua… Começando a História
* * * * * * * * * * * * * * * * * *

Michelle Golden, Ph.D., professora de inglês em Athens, Georgia. Conquistou seu Mestrado em Educação para Professores nas Artes da Linguagem em 2008 e recebeu seu título de Doutora em Inglês pela Georgia State University em 2015.

Fonte:
Wikihow.  
https://pt.wikihow.com/Escrever-Hist%C3%B3rias-Tristes

Nenhum comentário: