segunda-feira, 29 de maio de 2023

Afrânio Peixoto (Trovas Populares Brasileiras) – 14

Atenção: Na época da publicação deste livro (1919), ainda não havia a normalização da trova para rimar o 1. com o 3. Verso, sendo obrigatório apenas o 2. Com o 4. São trovas populares coletadas por Afrânio Peixoto.


Quem raiva de mim tiver,
grande paixão há de ter,
há de ladrar como cão,
mas sem lograr me morder.
= = = = = = = = = = =  

0 cachorro está latindo
lá pra banda do chiqueiro;
— Cala a boca, cachorrinho,
não sejas mexeriqueiro.
= = = = = = = = = = =  

Cachorro que late grosso
é bonito, quando acua.
Um amor, quando é de gosto,
ai, meu Deus, que coisa boa!
= = = = = = = = = = =  

Todo animal traiçoeiro
onde pastou, quer pastar:
Quando eu saio dos teus braços
é já pensando em voltar.
= = = = = = = = = = =  

Menina, minha menina,
como estás tão bonitinha...
No reino do céu se vejam
tua mãe, tua madrinha.
= = = = = = = = = = =  

A batata, quando nasce,
deita a raiz pelo chão.
Menina quando se deita
bota a mão no coração.
= = = = = = = = = = =  

Não tem confiança em si
estas meninas de agora...
Entregam-se, corpo e alma,
ao primeiro que as namora.
= = = = = = = = = = =  

Menina, aproveita o tempo,
quem espera, desespera,..
Olha que o tempo perdido
nunca mais se recupera...
= = = = = = = = = = =  

Menina não tenhas pressa
tua hora de chegar
Tu tens tempo de escolher,
vai com tempo e devagar...
= = = = = = = = = = =  

Estas meninas de agora
só querem é namorar.
Botam panelas no fogo
e não sabem temperar.
= = = = = = = = = = =  

Menina, rainha menina,
minha flor de cananeia,
tu nasceste neste mundo
pra seres minha teteia.
= = = = = = = = = = =  

Menina, diz-me o teu nome
e também tua morada,
eu tenho um cavalo gordo
e um galope não é nada...
= = = = = = = = = = =  

Menina da saia branca
já não falas com ninguém;
Quando a saia se romper,
fala comigo, meu bem.
= = = = = = = = = = =  

Esta menina faceira
com todos dizem que manga,
comigo é perder seu tempo
inda que chore pitanga!
= = = = = = = = = = =  

A pimentinha mordida
rabeia, desesperada,
e assim certa menina
quando fica despeitada.
= = = = = = = = = = =  

Lá se vai o sol entrando
deixando raios atrás.
Tanta morena bonita,
que pena eu não ser rapaz!
= = = = = = = = = = =  

Laranjeira ao pé da porta,
na cama me vai o cheiro.
Tanta mocinha bonita
Para mim que sou solteiro!
= = = = = = = = = = =  

No alto daquele morro,
passa boi, passa boiada,
também passa a moreninha
da trancinha cacheada.
= = = = = = = = = = =  

Morena, minha morena,
não tenhas pena do chão...
Tomara achar quem me diga
onde viu mais perfeição.
= = = = = = = = = = =  

Cajueiro pequenino,
carregadinho de flor,
eu também sou pequenina
carregadinha de amor...
= = = = = = = = = = =  

Moreninha, doce de ovos
não se come sem canela...
Quem é gente de bom gosto
não pode passar sem ela...
= = = = = = = = = = =  

0 teu rosto de morena
levemente tem a cor,
para o poder comparar
não encontro uma só flor.
= = = = = = = = = = =  

As morenas da Bahia
todas têm um certo quê,
temperam a vida da gente
como à moqueca o dendê.
= = = = = = = = = = =  

Morena, você me mata
com essa graça que tem;
Você fica criminosa
e eu sem você, meu bem!
= = = = = = = = = = =  

Uma morena bonita
não precisa mais rezar:
Basta o encanto que tem
pra sua alma se salvar.
= = = = = = = = = = =  

Menina quando eu te vi
despedir, sem me falar,
me fugiu a cor do rosto -
e o coração do lugar.
= = = = = = = = = = =  

Em mortalha de papel
fumo verde não fumega,
onde há moça bonita
meu coração não sossega.
= = = = = = = = = = =  

Quem me dera ser a seda,
depois da seda o cetim,
para andar de mão em mão,
As moças pegando em mim.

Fonte:
Disponível em Domínio Público
Afrânio Peixoto (seleção). Trovas populares brasileiras. RJ: Francisco Alves, 1919.

Nenhum comentário: