sexta-feira, 30 de junho de 2023

Daniel Maurício (Miudezas do Coração)

Alma nua
como a chuva
que encharca
a roupa as lágrimas
romperam as fontes,
mesmo sem querer
revelando a nudez
da minha
tímida alma.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =

Catarata
Da paixão
A lua
Mergulhou
Nos olhos.
O coração
Só enxerga
O que deseja ver.
E as palavras?
As palavras
Tornam-se
Inúteis.
= = = = = = = = =

Como um pardal
solitário
pulando
entre telhados
gorjeio com
tintas e lágrimas
nos muros da cidade
a procura do meu
amor juvenil.
= = = = = = = = =

Como um ritual
sagrado
ininterruptamente
desfilam as fases
da lua.
De janeiro a janeiro
as décadas
despencam
do calendário.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =

Despertada
Pelo
Vento
A palmeira
Bate
Palmas
Noite
A dentro.
= = = = = = = = =

De tanto
doer
no peito
a saudade
caiu
em lágrimas
feito pétalas
de margarida.
= = = = = = = = =

Dona Chica
quebrou
a xícara
cortou o dedo
e enrolou
com pano
de chita.
= = = = = = = = =

Ela
bebeu
tanta
solidão
que embriagou-se
com meia taça
de carinho.
= = = = = = = = =

Escorria a poesia.
O ambiente conspirava.
Os lábios entreabertos
Resfolegavam
Suplicantes.
Escorria a poesia.
pernas tremiam.
Num movimento
De ancas...
pássaro ferido em meus
Lençóis. Escorria...
Pura sedução.
= = = = = = = = =

Flores
De
Glicínias
São cachos
de uvas
Aos olhos
Do beija-flor.
= = = = = = = = =

Hoje
eu quero colo
quero abrigo
quero uma canção,
quero um afago
quero um amigo.
Preciso acalmar
o velho e terrível dragão
que insiste a queimar
meu peito
sempre pelo
mesmo motivo:
o amor.
= = = = = = = = =

Máscara.
festa, alegria,
Espetáculo.
De repente
A cortina abaixou.
tive pena de mim.
Recolhi meus cacarecos
Segurei um soluço
Deixei apenas
Uma lágrima rolar
Tristeza doida,
Tristeza doída
Cansaço
F i m.
= = = = = = = = =

Meus passos,
Rastejam
A me
procurar...
Meu sorriso
Alegre
foge
Do espelho,
Quando
vê chegar...
= = = = = = = = =

Não quero
dizer nada
quando escrevo.
Quero apenas,
despertar
as entrelinhas
adormecidas
em cada peito.
= = = = = = = = =

No cais cai
a lágrima do adeus
cai a lágrima
da saudade,
mas no cais
não cai
a esperança
do reencontrar.
= = = = = = = = =

No
Espelho d'água
A beleza
Dança
Ao
sacudir
Do vento.
= = = = = = = = =

O canto
não ficou
pelos cantos
bateu no canto
da porta
e espalhou-se
livre
pelos quatro
cantos
do mundo.
= = = = = = = = =

O Guardião do tempo
Se perdeu na contagem
Do ábaco do Universo
Giraram descontroladas
As constelações
Sóis e luas
Sem medidas
Passaram pelo filtro
E, o dia da cura chegou
Caíram as cascas da ferida
a alma tão tenra e cheia de vida
Muito mais sábia brotou.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =

Os pés
de galinha
do meu rosto
só ciscam
as lembranças
nos meus
olhos.
= = = = = = = = =

Os Ses

Se não fosse
O antes
Se não fosse
O quase
Se não fosse o não
Se não fosse o sim
Se não fosse...
A história
Seria outro fim.

E se?…
= = = = = = = = =

O verão radiante
Vestiu seu terno azul,
A pipa vermelha
Distante,
Transformou-se
Em uma gravata
Cegante,
Aos olhos do menino
feliz.
= = = = = = = = =

Página
policial.
O sangue
escorria
em vão,
pelos vãos
dos meus
dedos.
= = = = = = = = =

Tempo...
Maratonista
apressado
que corre tanto
e nem olha
pra trás
ou para os lados.
= = = = = = = = =
Fonte:
Daniel Maurício. Miudezas do Coração. Curitiba: Ed. do Autor, 2021.
Enviado pelo autor.

Nenhum comentário: