quinta-feira, 15 de junho de 2023

Marli Terezinha Andrucho Boldori (Poemas Avulsos)

ALÉM…


...toque meus dedos
Leve-me daqui,
O céu é apenas o nosso começo.
Alcemos o voo,
Vamos na busca do que nos faz bem.
Nada de impunidades ou castigos,
Apenas a distração final: seus olhos.
Talvez eu siga este caminho, pois sinto-me bem com você,
E, quando o final se aproximar, não terei medo,
Pois você estará comigo, apenas o começo,
Seus dedos entrelaçados aos meus,
Seus braços abertos,
O vento nos leva por entre as nuvens,
As estrelas brilham,
O meu melhor ainda está por vir,
As correntes foram quebradas.
Não estou mais cativa àquela cama, você me resgatou,
E me trouxe ao paraíso.
Sinto-me livre, e quero recomeçar.
Quero retomar a minha vida,
Deixada há anos,
Não há mais regras, não há mais erros nem torturas.
A vida apenas recomeçou de onde a deixei para aprender.
E agora estou de volta, meu lar, minha vida retomada.
Agora vivo em paz!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =

CURITIBA

Cidade das três estações
Pela manhã, me agasalho
Casaco, guarda-chuva e cachecol
Onde coloco isso, pois agora
Surgiu o sol.
Arara azul escondeu o fruto da araucária
Em tantos lugares que perdeu a noção
E hoje Curitiba é conhecida pela altivez do pinheiro
Cidade Bendita com sua Boca Maldita
É bendita com seus bosques,
Parques  gloriosos
Repleta de cultura
Poesia, prosa e pintura
Dentro da casa das letras,
Da grandiosa Universidade
Aos cafés culturais
Do famoso sotaque do “leite quente”,
De tudo que se fala
Largo da Ordem, feirinhas coloridas
Na Curitiba atrevida!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =

JARDIM DIVINO

Vislumbrei através de um portal dourado
Um jardim quase etéreo
A bruma dificultava minha visão,
Era diferente, porém sublime
Eminente, repleto de telas pintadas
Pinturas? Sim!
Eram só rosas
Pareciam celestiais,
Pincéis suspensos no céu
Caíam das nuvens
E cada um
Deslizava pingando
Suas cores
Pintando assim
As pétalas,
As folhas, o caule, espinhos
Indecifráveis,
Tons enriquecidos pelo tempo
Percebi na pintura
Um ramalhete de rosas
Multicores
Em um galho apenas
O Jardineiro Paterno
Com a tela das rosas
Deu-nos seu amor eterno.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =

MULHER

A cabeça dói, a lata d’água
Dança sem equilíbrio
O cansaço lhe vence, mas precisa caminhar
Nem sabe aonde chegar
Faz o trajeto todo o dia,
O corpo reclama por cuidados
É hora de parir
Seus outros filhos a esperam
Precisa ter forças para agir
Marido foi em busca de vida melhor
Melhor para ele, pois se esqueceu de voltar
Sente-se apenas mulher, mas sem forças
Ainda há tanto para fazer, e pensa
O que pôr no prato para os filhos
A amiga veio ajudá-la
Alguém lhe pergunta: Por quê?
Porque sou mulher
Apenas Mulher!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =

QUEM SOU

Sou um santuário, mas
No meu âmago a ruína cresce
Escondo dos olhos
Para que não saibam
Quem vive dentro de mim.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =

VOCÊ

Eu vivo em você
respiro você,
durmo e sonho você
Sinto sua falta
Procuro por você.

Porque sou você,
minha mãe!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =

Marli Terezinha Andrucho Boldori, nasceu em União da Vitória/PR. Filha de Hilário Andrucho e Catarina Mateus Andrucho. Graduou-se em Letras/Inglês e pós graduou-se em Produção de Textos, ambos pela FAFI/UNESPAR, em União da Vitória.

Acadêmica da ALVI (Academia de Letras do Vale do Iguaçu de União da Vitória); da AVIPAF (Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia).

Colunista do Jornal Caiçara, de União da Vitória/PR.

PARTICIPAÇÕES

– Livro de Antologia- Coletânea-Faces não Reveladas, organização de Sandra Mara Ferrari Radich, 2015;
– Antologia de Poesia e Prosa V Prêmio Literário do escritor Marcelo de Oliveira Souza, 2017.
– Em vários concursos de poesias, contos, crônicas, publicações em jornais, nacionais e internacionais.
– 28º Festival Poético – Cornélio Procópio, novembro 2012.
– Fez parte da comissão julgadora do 10º Concurso Internacional Poetizar o Mundo, em Curitiba/PR, abril 2015.
– Revista Carlos Zemek - Arte e Cultura, na homenagem “à palavra” na página da poesia.

Lançou em 2015 o livro,” Pensando a Vida”.

Seu conto “O Presente de Natal” foi publicado Jornal Indústria e Comércio de Curitiba, em 2012.

Seus poemas fizeram parte de exposições de Arte e Poesia no Brasil e na Argentina:
– Exposição de Artes Plásticas e Literatura – Religiões do Mundo, Curadoria de Carlos Zemek. Estação Business School, Curitiba, 2013;
– Exposição de Artes Plásticas e Literatura – Mês da Mulher. Estação Business School, Curitiba, 2013;
– Muestra de Arte y Poesia Sensaciones na cidade de Buenos Aires,Argentina, em 2015.

Possui o blog Naco de Prosa (https://nacodeprosa.blogspot.com.br)


Fonte:
Poemas e biografia enviadas por Isabel Furini.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns amiga! Sempre escrevendo poemas maravilhosos!