domingo, 4 de junho de 2023

Lucy Hay (Como escrever e publicar um livro) – 3, final –

PUBLICANDO SEU LIVRO


1 – Pense sobre a possibilidade de contratar um agente.

Estes são pessoas que trabalharão para você e o ajudarão a fazer com que seu texto seja publicado e vendido. Elas têm contatos no meio para ajudá-lo. Os agentes também são evasivos e difíceis de se conseguir quando você é novo no ramo.

Nem sempre um agente será necessário. Caso pretenda seguir o caminho da autopublicação, talvez não precise dos serviços de um. Procure por agentes em sites especializados. Neles, você pode encontrar perfis e ver que tipos de trabalho estão sendo publicados.

Leia as diretrizes de envio do agente antes de mandar seu material. O mais comum é precisar de:

Uma carta de apresentação de uma página que descreva seu trabalho.
 
Uma sinopse do livro, contendo um resumo breve da sua história.
 
Uma proposta de não ficção, caso tal seja o gênero do seu trabalho.
Este é um documento bastante detalhado, geralmente contendo de 20 a 30 páginas, que delineia sua justificativa para a publicação do livro.
 
Capítulos de amostra ou o manuscrito inteiro.

2 – Pesquise editoras diferentes.

Você pode escolher a autopublicação, mas ser publicado por uma editora de renome é a melhor forma de atingir uma audiência mais ampla.

Algumas empresas escolhem publicar ou ler somente materiais solicitados, manuscritos que passaram por um agente.

Os agentes e as editoras também gostam de materiais que venham de autores ou escritores já conhecidos. No entanto, isso não quer dizer que você não vai conseguir a atenção de nenhum dos dois. Essas pessoas vão querer saber que você tem seguidores e que está se promovendo bastante nas mídias sociais.

Algumas editoras também recebem seu manuscrito, mesmo que você não tenha um agente.

Verifique as opções de autopublicação. Esta pode soar como uma maneira de contornar um grupo de pessoas que só dirá "não", mas é difícil, e o motivo pelo qual há pessoas que publicam livros é porque elas sabem melhor como fazê-lo.

Caso decida seguir tal caminho, você precisará encontrar um bom distribuidor para as cópias físicas. Também é possível publicar sua história como e-book por meio do site da Amazon.

3 – Reduza suas opções de publicação.

Depois que escolher algumas editoras (quanto mais, melhor), comece a pesquisar sobre elas mais a fundo.

Certas empresas escolhem publicar somente para adultos e em gêneros específicos, enquanto outras podem ter uma gama maior de livros aceitos.

Toda a informação deverá estar disponível nos sites das editoras. Algumas têm políticas diferentes e limites de palavras, ou só aceitam livros solicitados.

Quase todas exigem um manuscrito em cópia física (impressa) da sua história. Lembre-se também das especificações. Há empresas que preferem linhas com espaçamento duplo, com um certo tipo de fonte em um certo tamanho etc.

Atenha-se ao que for especificado. Não mande cópias por e-mail ou em CDs, a menos que esteja declarado que você pode.

Nunca envie sua cópia original ou única de nada. Talvez você não receba os materiais de volta.

4 – Considere publicar on-line você mesmo.

A autopublicação de um ebook é uma opção popular e viável, e a maior oportunidade para esse método é o Kindle Direct Publishing da Amazon. Você só precisa fazer o upload do seu manuscrito para o programa e começar a vender cópias.

O serviço KDP é gratuito para uso, porém a Amazon ficará com até 70% dos seus lucros.

Caso escolha a autopublicação, leve seu livro para ser editado por um profissional e contrate um designer gráfico para criar a capa. Usando esse método, todo o trabalho de promover seu livro também ficará por sua conta.

Seja realista. É mais provável que você não se torne o próximo grande hit no seu primeiro livro. A fama não virá da noite para o dia. Na maioria dos casos, são necessários várias obras e muitos anos para se obter uma reputação sólida.

5 – Aguarde e seja paciente.

Envie suas cópias para todas as editoras disponíveis que puder.

Pode levar quatro meses ou mais até que seu livro seja revisado.

Caso consiga um "sim" de uma editora, parabéns! Você verá seu livro nas lojas. No entanto, pode ser que a empresa não faça a divulgação dele para você. Essa tarefa ficará a cargo do agente. A boa notícia é que conseguir um depois que a obra for aprovada é mais fácil. Mas lembre-se de que, na maioria dos casos, a parte do marketing costuma ficar por sua conta.

DICAS

– Lembre-se de que, não importa a sua idade, a maioria das editoras ainda publicará sua história se ela for boa. Prepare-se para aceitar críticas e usá-las de maneira sábia.

– Sempre edite seu próprio trabalho antes de enviá-lo. Nenhuma editora o aceitará se o texto estiver cheio de erros gramaticais e ortográficos ou inconsistente.

– Considere também contratar um editor profissional para ajudar você.

– Continue escrevendo. Embora cada um tenha um estilo de edição diferente, a maioria das pessoas acha melhor produzir o máximo possível enquanto as ideias estão frescas e revisar a história depois.

– Jogue fora as "regras de escrita". Existem mecânicas na linguagem como pontuação, estrutura geral das frases e outras, mas não se prenda ao que ler online quanto a regras como: "nunca escreva na voz passiva" ou "nunca use advérbios". A edição sempre pode vir mais tarde e limpar seu trabalho.

– Lembre-se da etiqueta para editoras e agentes. Sempre siga as regras de envio. A paciência é a chave. Após um mês ou dois sem resposta, talvez você possa procurar outras opções. Não se esqueça de que o trabalho não solicitado costuma ser deixado para depois e pode levar meses até ser revisado.

As editoras nem sempre vão anunciar seu livro. Essa tarefa fica a cargo do autor. A empresa vai vendê-lo, mas não fazer a divulgação dele, a não ser talvez no site.

– Dê a notícia aos amigos e aos familiares e espalhe folhetos pela sua cidade. Crie páginas nas mídias sociais para criar uma expectativa. Às vezes, você pode até conseguir fazer com que uma livraria local divulgue seu livro.

– Procure várias editoras. Algumas vão se interessar por você, outras não.

– Caso tenha uma ideia, comece a escrever e não pare se ficar desanimado. Sentar-se para cumprir essa tarefa pode ser a parte mais difícil.

– Atenha-se à história que está escrevendo atualmente. Se tiver outra ideia, anote-a e veja se pode inseri-la sem levar o texto para outra direção completamente diferente.

– Não tente saber se as pessoas vão gostar ou não. Não tem como um só gênero e tipo de história agradar a todos.

– Planeje a história primeiro para correr menos risco de se afastar dela. Assim também será mais fácil lembrar-se de pequenos detalhes.

REFERÊNCIAS
1. http://www.greatwriterssteal.com/2014/01/24/gws-lecture-notes-stephen-kingsmasterclass-at-umass-lowell/
2. https://www.eduplace.com/graphicorganizer/pdf/5Ws.pdf
3. https://www.reddit.com/r/writing/
4. http://www.theguardian.com/books/2012/jun/14/importance-good-book-editing
5. http://www.authoright.com/author-advice/importance-proper-editing/
6. https://janefriedman.com/find-literary-agent/
7. http://www.publishersmarketplace.com/
8. https://janefriedman.com/start-here-how-to-write-a-book-proposal/
9. http://lifehacker.com/how-to-self-publish-your-own-book-1610916214
10. http://www.amazon.com/gp/seller-account/mm-summary-page.html?
topic=200260520

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Lucy V. Hay é uma autora, roteirista e blogueira que ajuda outros escritores através de workshops, cursos e de seu blog, Bang2Write. Lucy é produtora de duas séries de suspense britânicas e seu romance de estreia, "The Other Twin', está sendo adaptado pela Free@Last TV, que também produziu a série indicada ao Emmy "Agatha Raisin".
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