quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Aparecido Raimundo de Souza (Elementos de abstração)

 “Não faça como Jonas, que dormia no porão do navio e precisou ser jogado ao mar, para se recordar do que lhe mandara fazer o Senhor.”  
Jonas: 1-4-15.


1
Não afaste do seu lado as pessoas que lhe querem bem.

2
Dê mais de si para você mesmo. Se ame de verdade.

3
Procure ser útil. Esqueça a preguiça, dispense a inércia.

4
Jamais desperdice o tempo com pessoas fúteis e vazias que não lhe acrescentarão nada de útil ao seu dia a dia.

5
Fique o maior tempo possível longe do celular. Lembre-se que ele é uma das doenças incuráveis deste século.

6
Quando alguém ligar para você, fale apenas o necessário.

7
Seja útil em casa procurando ajudar a sua mãe nos afazeres diários sem que ela precise se matar fazendo tudo sozinha.

8
Faça amizade com a bicicleta e pedale. Sua saúde vai amar.

9
Corra, vá a praia, ande no calçadão, aprecie a natureza, respire o dia bonito que o Pai Maior lhe proporciona inteiramente de graça e sem pedir nada em troca.

10
Saia definitivamente do marasmo. Potencialize seu corpo, esbanje a vida divinal que existe dentro do seu âmago.

11
Sob nenhuma circunstância passe o tempo todo dormindo. Tenha em mente que a vida é curta demais para quem não sabe aproveitar o que ela pode lhe proporcionar de extraordinário.

12
Definitivamente não assista a programas de televisão que não lhe trazem nada de prolífero em termos de futuro.

13
Tire um tempo para escrever. Coloque no papel seus principais objetivos e tente, a cada dia, alcançá-los.

14
Leia um bom livro. Devore cada página como se fosse seu prato predileto. Tik Tok, Instagram, Whats App, You Tube, Linkedin, Messenger, Kwai, Facebook, Pinterest, Twitter, nem de sobremesa. Deixe tudo isto para depois, quando você tiver a sua vidinha realizada, emprego garantido, formação profissional de primeira.

15
Ouça músicas que tenham o poder de relaxar suas perturbações e esgotamentos emocionais.

16
Fale com as pessoas pausadamente, sem gritar, ouvindo antes e emitindo a sua opinião logo depois.

17
Apazigue seus demais consanguíneos (irmãos menores, se existirem) dando a eles mais carinho e atenção e, sobretudo, procurando deixar claro e patente que a sua autoridade não tem por objetivo feri-los, ou magoá-los, apenas mostrar a calmaria reinante que flui benevolentemente de dentro de seu coração.

18
Em horas de descanso, faça uma introspecção de sua pessoa, pontilhando tudo aquilo que pode e deve ser extirpado do seu íntimo, sem afetar o anfêmero (cotidiano), permitindo, de contrapeso, que ele siga seu trajeto em franca tranquilidade e perene quietação.

19
Não se esgoele, não brigue, não fale palavrões, não esbraveje. Seja sutil. Tente atingir o controle da sua exasperação de modo que ela não volte a incomodar a sua paz de espírito ou afasta-la do sério.

20
Acredite sempre que você pode. Repita como se fosse um mantra: “eu posso.” Basta querer e saber como atingir as suas metas e ambições mais desejadas.

21
Não fira seu corpo se cortando com objetos contundentes visando chamar a atenção piedosa de pessoas que lhe querem ver para cima e somente anelam diluvianamente a sua venturosa e afortunada felicidade. A piedade não ajuda. Faz com que a sua autoestima caia num ralo enorme e depois você não consiga pegá-la de volta.  

22
Tranque a sete chaves seus medos e receios no silencio do seu quarto e peça perdão à Deus pelos erros e desacertos que acaso, por mero descuido, esteja cometendo.

23
Abandone a lista numerosa de remédios do qual faz uso constante de modo desnecessário para doenças imaginárias que somente povoam em sua cabeça. A ansiedade, a depressão e outros males podem ser curados desde que você saiba como usar corretamente a força hercúlea que se vê aprisionada dentro de seu ser esperando apenas um sinal verde para ser totalmente liberta.

24
Faça as pazes com as tristezas e as angústias que insistem em atormentarem o melhor e o excelente dentro do altaneiro prócero (importante) que o universo edificou dentro do seu “eu”. Não se olvide: seu “eu” é um chão intocável.  

25
Frequente os lugares básicos, como escolas e igrejas onde a sua formação, seja ela cultural ou religiosa, sedimente lastros inquebrantáveis para que você, num amanhã vindouro se orgulhe, bem como seus familiares entendam que os esforços para lhe tornarem uma pessoa honrada digna e benquista, não redundaram em fracasso.

26
Não fale de sua vida pessoal aos “amigos entre aspas”. Eles querem ver a sua derrocada e aplaudirão veementemente a sua sucumbência. Escolha, pois, à dedo, com quem dividir as suas agruras e tribulações mais estrepitosas.

27
Ame seus pais, seus irmãos, seus vizinhos e até aquelas pessoas chatas e pegajosas que fazem parte (ou não) do seu círculo de amizades. O amor e o amar, devem ser, acima de tudo, irrestritos e sobejamente incondicionais.

28
Respeite os longevos. Amanhã você também fará parte desta fase incômoda da caminhada. Seja gentil com aqueles que estiverem sossegados e quietos em seus cantinhos. A velhice nem sempre é benigna e não abre alas às patacoadas da juventude imoderada e espalhafatosa.

29
Conte até mil, antes de tomar uma decisão definitiva da qual você não tenha total certeza se dará certo ou não. Haja com serenidade e confiança. Mantenha a cabeça fria e procure ver além das aparências o que lhe aguarda no “escondido” do obscuro. Dito de outro modo: tenha convicção se a empreitada, por qualquer motivo não programado der com os “burros n’água”, para que você não se veja depois arrancando os cabelos e pior, perdido e à deriva da própria burrice e estupidez.   
 
30
Em repeteco, redizer o número “21.” Não se fira, não se alfinete, não se retalhe aos poucos, em tentativas gradativas de pôr fim à vida, visando chamar a atenção de quem somente almeja a sua prosperidade e sucesso e, via igual, lhe quer ver, acima de qualquer suspeita, um vencedor, um ganhador desfrutando de um amanhã radioso, obviamente não só na sua vida, mas, igualmente, numa EXISTÊNCIA FUTURA POTENTE E ROBUSTAMENTE VENCEDORA.

Fonte:
Enviado pelo autor.

Nenhum comentário: