segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Lairton Trovão de Andrade (Brados ao Infinito) – 2


AMIZADE

Não cesso de agradecer
por ter eu boa amizade;
muito enriquece meu ser
o bem da fidelidade.

Amizade é amor puro
de transparência contida;
por isso, exclamo seguro:
Salve, oh, âncora da vida!

Seria o pior desabrigo
enfrentar luta sofrida.
Sem ter sequer um amigo
na caminhada da vida.

Como é bom ter amizade,
uma existência querida,
mais que solidariedade,
isso é dádiva da vida!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =

O DOM DA ESCOLHA

A inteligência contempla,
como que num espelho,
os pendores do livre-arbítrio
— dom da liberdade humana —
que se manifesta como sendo
frente e verso,
direito e avesso,
— Dom da Escolha —
terrível faca de dois gumes...
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =

VOZ DO POETA

Contemplo,
com alma de poeta,
o nascer da aurora,
o brilho do Sol,
a pureza dos lírios.

Contemplo,
com sentidos de poeta,
o canto dos pássaros,
o colorido das borboletas,
a lira da primavera.

Contemplo,
com sonhos de poeta,
o fim da corrupção,
a honestidade e o progresso,
o amor entre os irmãos.

Contemplo,
com crença de poeta,
a lição das dores,
o perfume das flores,
a força do amor.

Só me resta poetar,
traçando lições de vida,
ao céu, à terra e ao mar...
Que todo vivente, um dia
claramente, em boa meta,
possa repetir feliz:
"Bendita és tu, para sempre,
mística Voz de Poeta"!
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =

O BOM CONSELHEIRO

Veja bem, meu irmão,
o melhor conselheiro,
sem nenhuma paixão,
e melhor companheiro,
que a você nunca trai,
superior ao travesseiro,
é um herói, é seu pai.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =

CANTA CANTA, PASSARINHO

Canta, canta, passarinho,
canções de me comover!
Canta ao luar, e mansinho,
pra ser lindo o alvorecer!

Canta, canta, passarinho,
sem violência nem pavor!
Traze teu canto alegrinho
pra quem sonha em linda cor.

Canta, canta, passarinho,
— suave despertador
de uma criança em seu ninho
que tem suspiros de amor.

Canta, canta, passarinho,
antes de o dia raiar;
vem, para, com seu carinho
um belo anjinho acordar.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  =



Ainda que um ser social eu seja,
que adore o convívio dos semelhantes,
que, em contato com pessoas,
tenha vivido profissionalmente,
ainda assim, muitas vezes,
eu gosto de estar só.

Quando estou só,
não me sinto em solidão;
Dou asas ao meu pensamento,
tenho sonhos em preto e branco,
sonhos coloridos, lindos,
construo castelos perfeitos,
encontro a princesa mais bela,
faço poemas,
escrevo trovas,
componho silenciosas melodias,
desenvolvo um pensamento filosófico…

Fonte: Lairton Trovão de Andrade. Brados ao infinito: poemas. Pinhalão/PR: Artgraf, 2014.
Enviado pelo autor.

Nenhum comentário: