AS SITUAÇÕES
Para contar histórias é fundamental criar situações. Você decide que a história transcorra em um bar de beira de estrada no início dos anos 80 na Espanha profundo ou em uma festa durante a véspera de Ano Novo do ano 1999. Escrever é tomar decisões e essas decisões têm consequências: embora o enredo e os personagens sejam os mesmos em ambas situações anteriores, a história resultante será diferente.
Como seria a sua história mudando o quadro espacial e temporal? Você se lembra da senhora atravessando a rua? E se transformássemos a rua em uma rodovia? Seria isso a mesma situação hoje de 20 anos atrás?
Se você fez a linha do tempo da sua história, aí você tem todas as situações que você teve proposta para o seu desenvolvimento. Pense em outras possibilidades. Tenha em mente que situações também devem responder ao esquema: abordagem, desenvolvimento e resultado.
Não importa quão linear seja a história, você sempre omitirá momentos (lembre-se: escrever é decidir), aqueles que não lhe interessam para o desenvolvimento. O importante é que esses saltos são executados suavemente, sem deixar no receptor a sensação de que dados estão faltando ou foram deliberadamente omitidos com a intenção de gerar intriga. Este último seria como um mágico vendo o truque.
Para finalizar a revisão das situações da sua história, é importante estimar o tempo que decorre do primeiro ao último. E, se houver, localize o tempo pulado. Como você os resolveu? Além disso, se a sua história acontecer por um longo período de tempo, e seus personagens não são imortais, eles deveriam envelhecer à medida que o ambiente muda
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continua…
Para contar histórias é fundamental criar situações. Você decide que a história transcorra em um bar de beira de estrada no início dos anos 80 na Espanha profundo ou em uma festa durante a véspera de Ano Novo do ano 1999. Escrever é tomar decisões e essas decisões têm consequências: embora o enredo e os personagens sejam os mesmos em ambas situações anteriores, a história resultante será diferente.
Como seria a sua história mudando o quadro espacial e temporal? Você se lembra da senhora atravessando a rua? E se transformássemos a rua em uma rodovia? Seria isso a mesma situação hoje de 20 anos atrás?
Se você fez a linha do tempo da sua história, aí você tem todas as situações que você teve proposta para o seu desenvolvimento. Pense em outras possibilidades. Tenha em mente que situações também devem responder ao esquema: abordagem, desenvolvimento e resultado.
Não importa quão linear seja a história, você sempre omitirá momentos (lembre-se: escrever é decidir), aqueles que não lhe interessam para o desenvolvimento. O importante é que esses saltos são executados suavemente, sem deixar no receptor a sensação de que dados estão faltando ou foram deliberadamente omitidos com a intenção de gerar intriga. Este último seria como um mágico vendo o truque.
Para finalizar a revisão das situações da sua história, é importante estimar o tempo que decorre do primeiro ao último. E, se houver, localize o tempo pulado. Como você os resolveu? Além disso, se a sua história acontecer por um longo período de tempo, e seus personagens não são imortais, eles deveriam envelhecer à medida que o ambiente muda
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Fonte:
Pedro A. Ramos García. Cómo contar historias. in www.mailxmail.com . acesso em 26.11.2020. Tradução do espanhol por J.Feldman
Pedro A. Ramos García. Cómo contar historias. in www.mailxmail.com . acesso em 26.11.2020. Tradução do espanhol por J.Feldman
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