sábado, 7 de agosto de 2010

Ialmar Pio Schneider (A Maldição do Padre de Camilo Simon)

Procissão então Vila Sertão,
município de Passo Fundo - RS.
"A Maldição do Padre", o livro comovente
de Camilo Simon, que veio despertar
velhas recordações de uma época envolvente
do meu torrão natal, do meu saudoso lar !

Meus pais, irmãos e irmãs, aquela humilde gente
labutando feliz e sem se lamentar;
ó como tudo está por ora diferente
a minha vida aqui, distante do lugar !

Ludovico Redin, o pároco da vila,
andando em procissão, todo paramentado,
parecia levar existência tranquila...

Não obstante, fazer obras fundamentais:
colégio e hospital para o simples povoado,
um dia a ingratidão chegou... não o quis mais...
***
Obs.: Foi o padre que me batizou e a quem devo meu prenome de Pio por ser nome de santo naquele época necessário e em razão de ser também o nome de um seu irmão padre também Pio Redin. Conheci-o até o ano de 1953 quando foi compulsoriamente transferido da paróquia para Paulo Bento, distrito de Erexim - RS o que lhe causou muito desgosto. Havia levado um progresso para a vila mas, polêmico que era, teve perseguidores. Estudei no Colégio de Freiras que ele construiu, por sete anos, onde aprendi também datilografia. Sou-lhe grato.

Fonte:
O Autor

Nenhum comentário: