domingo, 19 de junho de 2011

II Prêmio Clube de Autores de Literatura Contemporânea! (Finalistas da Fase I)


Sai a lista de finalistas da fase 1 do II Prêmio Clube de Autores de Literatura Contemporânea!

Após 1 mês de competição, com 622 obras inscritas – 50% a mais do que na primeira edição – e 5.147 votos confirmados, chega ao fim a primeira fase do II Prêmio Clube de Autores de Literatura Contemporânea!

Nesta fase, totalmente baseada em voto popular, 10 livros foram selecionados como finalistas e passarão agora para avaliação de um corpo de jurados do Clube de Autores, que deliberará sobre aspectos como capacidade de prender atenção, facilidade de entendimento, encadeamento de ideias e frases e originalidade.

Os finalistas são (em ordem alfabética):


- A Força das Tradições e Outras Histórias, de Sergílio da Uspecéia
Livro premiado- menção honrosa - no 16° Programa Nascente - USP em 2007. "A força das tradições e outras histórias reúne contos dispostos sob a ótica do humor. Diálogos ao telefone, os não-heróis da periferia, o bate-boca entre um escritor e seu texto, a visita de Deus a uma agência da previdência social, compõem o cardápio oferecido ao leitor... Em alguns momentos, o título desproporcional amplifica o sentido do conto diminuto. O autor já publicou poesia e contos em coletâneas e livretos de concursos literários É também blogueiro (http://trovasecia.blogspot.com) e trovador premiado em vários concursos nacionais.

Sergílio da Uspecéia
Sérgio Ferreira da Silva Bacharel em Direito - Graduando em Letras na USP.

Prêmios mais importantes:
Revelação em 1997 UBT/SP
- 1° lugar no Confr. de Trovadores Paulistas 2000 UBT-Santos/SP
– Magnífico Trovador (Título Honorífico) nas categorias Lír./Filos. e Humor 2002 Nova Friburgo/RJ
- 1° Lugar Concurso Intersedes (Trovas) R. de Janeiro/RJ 2003
- 1º lugar Conc. Nac. de Contos do SESC Santo Amaro/SP Adulto Jovem em 2003
- 1° lugar Concurso Ribeirão das Letras Rib. Preto/SP Trova (2004)

– PUBLICAÇÕES:
Coletânea
“RIO GRANDE TROVADOR” (Trovador convidado) em 2003 - Ame Nova Friburgo –
CELEBRIDADES – com Sérgio Madureira e Girlan Guilland (Convidado) Edições 2005 a 2008 –
Evangelho de Trovas 2, Segundo Trovadores da UBT em 2005 Coletânea (20 Trovadores do Brasil) –
Livretos de trovas publicados em todo o Brasil, desde 1997 –
Revista "Originais Reprovados" USP em 2006 –
Revista Áporo nºs. 1, 2 e 3 (2007 a 2009) Poema, Hist. em Quadrinhos e Conto –
Livro da Tribo Edições 2008/2009 e 2009/2010 (Trovas e Texto) –
Menção Honrosa no 16º Programa Nascente USP 2007 com "A força das tradições e Outras Histórias" –
Pão e Poesia 2009/2010 Minas Gerais (Trova e Soneto)


- Cabra Cega, de Sheila Ribeiro Mendonça
Clara e Gustavo se conhecem, em um Clube de Curitiba, quando ela estava pensando em viajar, antes de começar a fazer faculdade, e então se apaixonam e casam, assim, a vida de Clara muda rapidamente. E literalmente a mudança é radical, pois Gustavo se revela um homem agressivo, ciumento, possessivo, violento, ardiloso e perspicaz, com isso transformando a vida dela numa constante surpresa e esconde-esconde. Não somente de comportamentos como também de cidades. Com o intuito de não criar laços com ninguém e, principalmente, de não deixar que a família de Clara saiba onde ela está, você vai acompanhar Cabra Cega sem ter a certeza de até quando aquela cidade fará parte dos planos de Gustavo. Em Cabra Cega acompanhamos os escondidos.

Sheila Ribeiro Mendonça

Sou jornalista e escolhi esta profissão por conta da minha enorme paixão pela escrita. Tudo, desde pequena, me inspira, claro que com o passar dos anos fui evoluindo com as palavras e sensações.

E foi assim que no início da idade adulta escrevi o meu primeiro romance.

Cabra Cega é pura ficção, embora, algumas pessoas possam se ver na história, mas a intenção da obra é somente fictícia.

A escrita, definitivamente, é o ar que eu respiro. Algo que me move, e muitas vezes é até maior do que eu mesma, assim fazendo com que, em qualquer lugar e situação que eu me encontre, pegue um papel e caneta, e deixe a inspiração que chega fluir em palavras, e sem a pretensão de transformar num texto perfeito, apenas escrevo e sinto um enorme prazer com isso.

Escrevo simplesmente com o coração, e com a inspiração que Deus me dá, e é assim que escrevi este romance na certeza de que sigo no caminho da arte de escrever.

Cabra Cega ficou guardado na gaveta por muitos anos, mas será o primeiro de muitos outros que virão.


- Catholica Poetica, de Jessica Bittencourt

Presente para a humanidade

Seus olhos acinzentados
Com expressões variadas e fora do vulgar
Por ti ficamos encantados
Jesus, como é bom te amar
Cabelos cor de avelã, rosto rosado.
E alegre na seriedade
Tu és belo e iluminado
Presente de Deus para a humanidade
Toda honra e toda glória
É para ti Jesus
Contigo sempre alcançamos a vitória
Salvou-nos do mal para descobrirmos a luz
Queria te abraçar
Quando o coração doer
E quiser chorar
Sei que as lágrimas não iriam mais escorrer
Jesus, presente para a humanidade.
Possui grande sabedoria insubstituível amor
Pois através de ti Deus mostra a verdade
O remédio de toda dor

Jessica Bittencourt nasceu no dia 27 de setembro de 1991. Desde de pequena ama o teatro, mas começou em 2008 numa peça chamada Rei Ubu de Alfredy Jerry. Com 16 anos descobriu o amor pela poesia e com 18 anos terminou seu primeiro romance: Romance sob Poesias. Já participou de duas antologias: Antologia Páginas Vázias e Declaração de amor á poesia.

Acredita que para escrever é necessário aproveitar todos os sentimentos, fases e momentos, mas sua inspiração maior é nos moemntos de angústias e tristezas. "É necessário deixar as lágrimas caírem no papel como um desabafo poético".


- Contoscionismo, de Osvaldo Magalhães
O livro, Contoscionismo: Contos, Crônicas e Poesias é uma coletânea de textos que vão de contos sobre um policial enfrentando traficantes na fronteira entre Brasil e Bolívia, passando por crônicas sobre um velório e poesias cômicas. A leitura é fácil e gostosa, sendo uma ótima opção para quem gosta de textos diversificados.

Osvaldo Magalhães nasceu e mora no Gama (DF) e é autor de contos, crônicas e poesias, com temas históricos e contemporâneos, sarcásticos, críticos e cômicos.



- Fogo Vermelho, de Drica Bitarello
Normandia, 1190

Um anjo do Senhor estendera a mão a al-Ahmar, o Demônio Vermelho. Curara suas feridas e agora, ameaçava roubar de vez seu coração.

Voltar para casa nem sempre é um bom negócio...

Radegund amaldiçoou o dia em que se deixou ser convencida por Mark a voltar para sua terra natal. Principalmente no momento em que teve uma flecha cravada em suas costas. Mas, ao acordar numa abadia e dar de cara com um anjo de olhos azuis da cor do céu, ela começou a pensar que realmente estivesse ficando louca. Afinal, mesmo que já tivesse uma extensa lista de pecados pesando sobre suas costas, se juntasse a eles a sedução de um monge cisterciense, nem mesmo o inferno a aceitaria.

É sempre difícil deixar o passado para trás...

Quando uma estranha dupla passou pelos portões da abadia, em busca de socorro, todas as convicções de frei Luc foram lançadas por terra. Seu olhar se perdeu nos olhos mais tristes que ele já vira, e seu coração foi definitivamente roubado pelo Demônio Vermelho.

Lar era algo perdido para sempre...

Para Mark, a vida fora mais do que generosa ao lhe dar a amizade de Radegund. E agora, por causa dela, a mesma vida lhe dava a chance de desvendar seu passado. Mas, para isso, ele teria que abrir mão de algo que jamais tivera. Amor.

Drica Bitarello
Escritora compulsiva, leitora voraz, geek, antenada, descolada, viciada em café extra-forte-extra-quente-extra-grande. Tem um fraco por Absolut Vanilla, é groupie do Marco Hietala, padece de uma estranha compulsão por sapatos (que provavelmente se deve a algum tipo de transmigração temporária de personalidade entre ela e Imelda Marcos) e sofre de crises de abstinência quando passa muito tempo sem entrar numa livraria. Seu maior desejo é de que a cirurgia que emagrece continuamente o Faustão um dia o faça sumir de vez.


- Memórias do Inferno Brasileiro, de Valdeck Almeida de Jesus
“Na casa de Dona Dete e seu Chico a gente morria de rir. A dona da casa e o marido, toda vez que viam os atores Tony Ramos e Elisabete Savala ficavam falando: “André Cajarana e Carina estão tão diferentes...”, se reportando aos personagens vividos na novela Pai Herói por aqueles atores. Dona Dete e Seu Chico não conseguiam separar a realidade da ficção e faziam a maior confusão entre a vida dos atores e os vários personagens vividos por eles durante as novelas”.
(Trecho do livro)

Biografia em http://singrandohorizontes.blogspot.com/2009/06/valdeck-almeida-de-jesus-1966.html


- O Pastor, de Fernando de Abreu
O bem e o mal habitando o mesmo corpo. O pecador e o santo, a mesma pessoa. O líder espiritual de uma grande organização religiosa se vê envolvido em um escândalo sexual que pode afastá-lo do controle da sua congregação, precisamente no momento em que descobre uma gigantesca fraude nas contas da Igreja. Buscando manter-se no controle da situação acaba suspeito de uma série de assassinatos que vai eliminando, um a um, todos os envolvidos no desfalque milionário. Um policial obstinado, no entanto, resolve investigar a fundo não apenas aquelas mortes violentas e misteriosas, mas todo o passado daqueles homens santos e pecadores, descobrindo mais do que deveria, numa trama surpreendente. Quem tiver pecado leia a primeira página!

Fernando de Abreu Barreto

Advogado e escritor, nascido no Rio de Janeiro em 1976. Divide seu tempo entre os Tribunais e as páginas dos livros em que derrama suas expectativas e frustrações com o mundo do Direito, criando um universo particular de leis, crimes, investigações e Justiça onde tudo funciona mais ou menos da forma como não deveria ser. Publicou pelo Clube de Autores dois romances policiais.

Possui dois blogs: um para divulgação do seu primeiro romance, outro com dicas e críticas literárias.


- Princesa de Gelo, de Thayane Gaspar Jorge
Eu não tenho coração. Acredite, é verdade. Até mesmo em momentos em que a adrenalina prevaleceu em meu sangue fazendo com que ele trabalhasse mais rápido. Eu deveria ouvi-lo bater ou ao menos senti-lo, mas é como se ele não fizesse mais nada além de pulsar. Não pulsar vida, mas apenas sangue para que o meu corpo , ligado a minha alma sempre mórbida, continue respirando. Feitiço. Magia.Encanto. Poções. Bruxaria. Não, apenas meu coração e sua simplória e podre maldição.






- Rastreabilidade Aspectual, de Ivan Claus Magalhães Weudes de Lima
Esse livro aborda várias questões que se apresentam para a realização da rastreabilidade dos requisitos de software. É detalhado um modelo de rastreabilidade de requisitos de software que incorpora elementos de rastreabilidade aspectuais baseado na técnica de casos de uso. São apresentados o modelo e a estratégia de rastreamento dos requisitos de software em ambientes de desenvolvimento orientado a aspectos. Ainda são discutidas as transformações necessárias para a elaboração de um modelo de rastreabilidade aspectual, além da concepção de um modelo conceitual preliminar de um repositório dos elementos de rastreabilidade. Apresenta-se, também, como ilustração, um exemplo de uso do modelo proposto.


- Versos ao Vento, de Jessica Bittencourt
Uma coletânea de poesias, divididas em dois capítulos: Amor e sentimentos e Cotidiano com sentimentos, na qual retrata o cotidiano, pessoas, seus sentimentos, sociedade, exemplo disso é a poesia Compulsão Maligna envolvendo o assunto da bulimia:

(...) O organismo com o tempo é desgastado
Órgãos internos parando de funcionar
O que é consumido não é aproveitado
O corpo já não consegue se alimentar (...)

Sociedade opressora também diz sobre a situação do homem na sociedade moderna:

(...) Ainda há lágrimas escorrendo
Lágrimas de sangue e medo do mal
Da carne que está se desfazendo
Substituindo por parafusos e metal (...)

Sobre a questão dos transgênicos, na época em que algumas pessoas foram contra e outros não. O título Amizade é referente á participação de sua amiga Juliana Suguimoto com algumas poesias.
======================
Todos as obras da lista acima permanecerão no site com um selo nos seus livros, apontando-os como finalistas do Prêmio, mesmo após o seu término.

Gostaríamos de dar os mais sinceros parabéns tanto às 10 obras selecionadas quanto a todos os participantes – afinal, estar presente em prêmios literários como esse é um passo fundamental na carreira de todos os escritores independentes.

Quem quiser saber a sua colocação exata, basta entrar em contato com atendimento@clubedeautores.com.br

Agora, é esperar o resultado no dia 24 de junho!

Fontes:
Pedro Ornellas
http://clubedeautores.com.br/

Um comentário:

She disse...

Muito bom estar entre os 10 finalistas! Obrigada a todos que votaram em Cabra Cega! Quero deixar aqui o meu mais sincero desejo de boa sorte para todos nós! Parabéns também a todos que participaram e vamos que vamos que é assim que continuamos.
Beijo, beijo!
Sheila Mendonça