sábado, 18 de junho de 2011

José Faria Nunes (O Carneirinho do Presépio)


O menino observa as pessoas que saem e volta-se para o presépio. Examina-o com interesse. Na missa ouviu que o reino dos céus é das crianças. Tempestade mental. Se é das crianças o céu e viver no céu é ser feliz então a felicidade é das crianças.

Olha o presépio. O boi. O carneirinho. Os astrônomos que foram chamados reis - os reis magos. A estrela. Tudo bonito. Tudo. Enamora-se. Bem que queria um desses. O carneirinho. Só o carneirinho. O Menino Jesus, esse não. Tem que ficar no presépio. Presépio sem Menino Jesus não é presépio de mesmo. O carneirinho, esse sim. Há outros no presépio.Não tivera natal em casa. Nunca. Não conhece Papai Noel. Será que Papai Noel me conhece? Sabe de minha existência? Em sua frente o carneirinho cresce, apequena, atrai. Por que o padre falou que o céu é das crianças?

Não ganhou brinquedo e quer o carneirinho. Será pecado? O que é pecado? Para que pecado? Se é verdade que Deus ama a gente por que ele deixou a cobra dar a maçã para Eva, e Eva para Adão, para depois todo mundo ter pecado?

Ele quer o carneirinho.

Todos já se foram. Ninguém vê. O Cristo, crucificado, parece dormir de cansaço e de dor na cruz, na parede, lá atrás do altar. Parece não importar com nada ali na igreja. Coitadinho de Cristo. Sofreu muito. Mas por que, se ele é Deus? Ou ele é apenas o Filho de Deus? Se é filho não é pai e se Deus é pai não é filho?! Coitadinho de Cristo! O padre falou que Cristo sofreu para o perdão dos pecados. Não sei não. Acho que Cristo não sofreu por mim não. Papai Noel não me conhece. Será que Cristo me conhece?!

Esfrega as mãos, nervoso. A decisão. Ergue o braço mas o gesto fica suspenso no ar com a chegada do vigário que vem fechar a igreja. Para disfarçar a intenção limpa com o dedinho o espelho que forma o lago nas proximidades da gruta de Belém. Por que presépio em forma de gruta? Cristo nasceu não foi num ranchinho, na estrebaria, casa de animais?

— O Sinhore vai fechá a igreja? — Pergunta ao padre que fecha a primeira porta.

— Estou fechando. — Responde o padre, em seu sotaque de estrangeiro, não com aquele carinho com que falou na missa da meia-noite.

— O presepe tá bunito, né? - Insiste o menino tentando coragem para pedir o carneirinho.

— Você acha? - O padre fala indiferente e o menino entende que o vigário não está interessado naquele diálogo, quase monólogo.

— Acho. —Termina o menino, desconcertado, infeliz. Percebe que de nada adiantará insistir. Não vai ganhar o presente.

Absorto nos sonhos fica a olhar o presépio sem nada ver. “Como eu queria um carneirinho desse!” E o vigário o acorda para a realidade:

— Vamos embora, dormir?

— Vamo. — Volta-se e ainda dirige um último olhar para o carneirinho do presépio, um ente querido que talvez jamais voltará a ver. O padre fecha a última porta e se vai.

O menino, agora com medo, corre debaixo da madrugada em direção ao aconchego que o espera debaixo da ponte, onde se juntará aos pais e aos cinco irmãos menores. Dormem. Não vêem a fome, não sente nenhum desejo. Enquanto dormem os sentidos nada reclamam. Ele sonha com o presente de natal que não ganhou: o carneirinho do presépio.

Fonte:
Texto enviado pelo autor.
Conto publicado na Antologia de Contos de Autores Contemporâneos - vol.7

Nenhum comentário: