quarta-feira, 15 de junho de 2011

José Tavares de Lima (Vozes do Coração) Parte II


Amigo bom não procura
nosso pranto consolar:
pressente a nossa amargura
e não nos deixa chorar! ...

Ao ver-te me causa espantos
tanta beleza, e não nego
que diante dos teus encantos
lamento a sorte do cego...

Confessar-te às vezes tento
que te quero com fervor.
Mas é pouco o meu talento
para expressar tanto amor!

Em cascatas de poesias
eu transformo, comovido,
o rio de águas sombrias
que a minha vida tem sido...

Esquece, o triste passado
que te deixa descontente...
Se o teu "ontem" foi nublado,
põe um sol no teu "presente"!

Faze o bem e, com urgência,
planta o amor em tua estrada,
antes que a tua existência
seja inútil caminhada...

Mais que a tua despedida
e a mágoa imensa dos sós,
dói-me a distância que a vida
insiste em por entre nós...

Mesmo que o sol não desponte
com seu brilho encantador
haverá belo horizonte
nas manhãs do nosso amor!...

Meu grande engano, confesso,
foi pensar ao ver-te enfim,
que a razão do teu regresso
fosse a saudade de mim...

Muitos sonhos de venturas
são cascatas de ilusão:
encantam, lá nas alturas,
mas se desfazem, no chão...

Não chores, que a tua vida
mesmo ingrata aos olhos teus
é sinfonia regida
pela batuta de Deus! ...

Não te iludas com o encanto
que te causa a glória vã...
Quem hoje te aplaude tanto
pode vaiar-te amanhã!

Nas noites que a sós eu passo,
se há luar fico sem sono,
e mesmo sem teu abraço
não me dói tanto o abandono!...

Neste mundo ingrato e rude,
de tantas hipocrisias,
vejo a jóia da virtude
no rol das bijuterias!

No jogo que a vida tece,
a experiência me diz
que a sorte sempre me esquece
quando o prêmio é ser feliz! ...

Nossa paixão louca e plena
às vezes me faz supor
que uma existência é pequena
para conter tanto amor!

O tempo passou ligeiro,
mas deixou comigo o vulto
daquele menino arteiro
que hoje chora ao ver-me adulto!...

O teu desprezo me diz
que eu desista... todavia,
no anseio de ser feliz
ninguém mede a teimosia!

Para o carente, o sozinho,
um pouco de amor faz bem,
porque a fome de carinho
às vezes mata também!

Partiste... Não desespero
porque sei, contendo a ânsia,
que o laço do amor sincero
não se desfaz na distância...

Quando diante de um perigo
sentes o amparo de alguém,
é Deus esse alguém amigo
que não sabes de onde vem!

Quem tem pose envaidecida,
talvez não saiba nem sinta
que é na paisagem da vida
um reles pingo de tinta!...

Se cai neblina, acho graça;
se chove, a chuva bendigo;
pois se o mau tempo não passa,
passas mais tempo comigo!...

Se falhas, com paciência
é necessário que insistas...
Porque se deve à insistência
todas as grandes conquistas!

Segue, atento, a voz segura
dos que têm longa vivência...
Erra menos quem procura
ouvir, mais a experiência!

Sem ter amor, contrafeito,
na minha tristonha lira,
para enganar o meu peão
canto um amor de mentira !

Sonha mais, sonha que a vida
mesmo penosa e tristonha,
é paisagem colorida
para os olhos de quem sonha!...

Fonte:
Colaboração de Darlene A. A. Silva
LIMA, José Tavares de. Vozes do Coração.

Nenhum comentário: