quarta-feira, 8 de abril de 2020

Agatha Christie (Resenha de Livros) 7


A MÃO MISTERIOSA
The Moving Finger

Lymstock é uma cidadezinha tranqüila do interior da Inglaterra. A rotina de seus moradores é calma e, aparentemente, todos estão felizes… até que provocadoras cartas anônimas começam a espalhar a calúnia e o desespero. Ninguém sabe de quem é a mão misteriosa que, dissimulada, semeia conflito, escândalo e até assassinatos. Em meio ao caos que se instalou em Lymstock, a simpática Miss Marple é a única que consegue manter a frieza para investigar o estranho caso.
****************************************

OS CINCO PORQUINHOS
Five Little Pigs


Amyas Crale era famoso por sua paixão pela pintura e pelas mulheres. Dezesseis anos atrás ele foi assassinado. Sua esposa foi julgada e condenada como sendo a autora do crime, não sendo enforcada porque havia circunstâncias atenuantes. Contudo, a pena foi comutada em trabalhos forçados para o resto da vida, o que não chegou a acontecer, pois faleceu um anos após o julgamento. Agora a filha do casal, Carla, convencida da inocência de sua mãe, propôs a Hercule Poirot um grande desafio: limpar o nome de sua mãe retornando à cena do crime e encontrando a falha de um crime aparentemente perfeito.

Em “Os cinco porquinhos”, o detetive Hercule Poirot precisa voltar ao passado para provar que a bela Mrs. Crale, condenada pela morte do marido há 16 anos atrás, era inocente, mesmo com todos as provas de culpa e descobrir a identidade do cruel envenenador do famoso pintor Charles Crale, que pode ser qual quer uma das 5 pessoas que estavam naquela casa no dia 18 de setembro.

Amyas Craile foi morto há dezesseis anos atrás e sua mulher foi condenada e morreu na prisão. Antes de falecer deixa uma carta para a sua filha Caroline de 5 anos jurando inocência. Caroline sabe que só o melhor detetive do mundo pode resolver este caso a procura do verdadeiro assassino. Hercule Poirot aceita a missão e se lembra de uma antiga canção de ninar. Leia este livro e descubra quem realmente matou Amyas Craile.
****************************************

HORA ZERO
Towards Zero

A aristocrata Lady Tressilan é brutalmente assassinada em sua casa. Pouco tempo depois, Mr. Trevis, um experiente advogado criminalista de 80 anos, também é morto quando estava prestes a revelar uma pista sobre o crime. O superintendente Battle, da Scotland Yard, entra em ação e descobre que está diante de um perverso assassino. Seguindo cinco pistas aparentemente desconexas, o superintendente Battle inicia uma perigosa investigação para descobrir a identidade do criminoso.
****************************************

E NO FINAL A MORTE
Death Comes as the End


Renisenb decide retornar à casa de seu pai no vale do Nilo buscando por paz após a morte de seu marido. Mas debaixo da superfície aparentemente calma de sua próspera família se esconde a ganância, a luxúria e o ódio. E com a chegada da arrogante Nofret as paixões desta família se extravasam em homicídio.
****************************************

UM BRINDE DE CIANURETO
Sparkling Cyanide


Duas mortes acontecem no mesmo lugar, duas vezes com a presença das mesmas pessoas - exceto a primeira vítima, até certo ponto… -, constituindo praticamente a mesma situação. Assim é o contexto deste romance que desafia a sagacidade dos investigadores profissionais e a inteligência do leitor, porque todos tinham motivos para matar, mas, nos dois casos, ninguém teria aparentemente condições de colocar cianureto na taça de champanhe. Seria possível que a bela e sensual Rosemary se suicidara durante o jantar naquele luxuoso restaurante, quando comemorava o aniversário com os amigos mais íntimos? Alertado por pessoas desconhecidas, seu apaixonado e enganado marido fez repetir, exatamente um ano depois, a fatídica reunião, e deixou diante da mesa uma cadeira vazia, para nela se sentar o espírito de Rosemary, e descobrir-se a autoria do envenenamento. Não suspeitava o infeliz que isso chamaria as forças do mal, e o cianureto voltou à misturar-se na espumosa champanhe.
****************************************
 
A MANSÃO HOLLOW
The Hollow


Numa magnífica casa solar de províncias, propriedade de um abastado aristocrata, reúne-se um grupo de pessoas da melhor sociedade inglesa, para passar um agradável final de semana. Porém, entre a “gente fina”, há quem faça coisas más e que, com muitas boas maneiras, pode cometer os piores assassinatos. Isto é o que acontece na mansão de sir Enrique Angkatell: um assassino oculta-se entre seus elegantes convidados e um deles é a sua vítima. Felizmente, também lá se encontra um homenzinho pequeno, de grandes bigodes e com um cérebro privilegiado: Trata-se do famoso detetive Hercule Poirot, que descobre o culpado e impede, na última hora, que este cometa um segundo assassinato.
****************************************

OS TRABALHOS DE HÉRCULES
The Labours of Hercules


Prestes a se aposentar, o genial detetive Hercule Poirot decide aceitar 12 casos, selecionados de modo a lembrar os 12 trabalhos de Hércules, o célebre herói grego. A semelhança entre os dois? Apenas a origem do nome de batismo. Mas, quando o pequeno e elegante Poirot percebe que suas “pequenas células cinzentas” estão sendo desafiadas, ele ganha a força do semideus. De “O Leão da Neméia” até “As Profundezas do Inferno”, o leitor vai se divertir e se surpreender com as peripécias do meticuloso belga, umas das mais famosas criações de Agatha Christie.
****************************************

SEGUINDO A CORRENTEZA
Taken At The Flood

No outono de 1944, Gordon Cloade, dono de uma vasta fortuna, morre durante um bombardeio aéreo a Londres. Sem ter deixado testamento, tudo o que tinha passa para a sua jovem mulher Rosaleen. No entanto, outras cinco pessoas precisam desesperadamente do dinheiro do Sr. Cloade. Um violento assassinato é cometido, mas a vítima não é a viúva. Contratado para desvendar o crime, entra em ação o pequenino detetive Hercule Poirot. O que ele não desconfia é de que está prestes a se envolver em uma série de mortes. Seguindo a Correnteza é mais uma misteriosa trama bolada pela genial Agatha Christie.
****************************************

A CASA TORTA
Crooked House


Num conhecido subúrbio de Londres, ergue-se uma casa torta, desproporcional e grotesca. Sobre a extravagante família que a habita, parece haver desabado uma maldição: a culpa do envenenamento de seu chefe, o milionário Aristide Leonides. Qual dos parentes o teria assassinado? A própria mulher? Um dos seus filhos? Seus netos? Todos se entreolham desconfiados, enquanto aguardam que o criminoso, um monstro de “alma torta”, volte a se manifestar naquela casa torta… Com estes ingredientes de mistério e uma galeria de personagens inquietantes, Agatha Christie constrói outra de suas histórias marcadas pelo encantamento e o mistério.

Fonte:
http://users.hotlink.com.br/pmgi/agatha/index.html

Nenhum comentário: