segunda-feira, 13 de abril de 2020

Oswaldo Elias Xidieh (O Alfaiate Malandro)


No tempo em que Jesus andava pelo mundo com o apóstolo Pedro, disseram que ele ia passar por uma vila onde morava uma viúva muito piedosa e sem malícia. Ela morava numa casa de parede e meia com um alfaiate danado de sem vergonha e que queria pegar a viúva. Nunca dava certo dele pegar a viúva. Então, ele fez um buraco na parede para poder ver o que ela fazia, e vivia espiando. Um dia, ele viu a viúva rezando na sala e pedindo que Jesus chegasse logo, que era o maior consolo da vida dela. Então, o alfaiate, pelo buraco da parede, disse:

- Minha querida irmã, eu já escutei o seu rogo, por isso apronte a janta e a cama que eu vou chegar antes da madrugada. Põe um pouco de vinho e de paçoca de carne na mesa.

A viúva caiu de joelhos e disse:

- Mas será que o bom Jesus vem sozinho? Disseram que São Pedro vinha também e eu não tenho cama para ele.

- Não se avexe, minha boa irmã, que eu já arrumei pouso pra Pedro, eu vou aí sozinho. Mas não esqueça do vinho que lhe pedi.

A viúva, mais que depressa, foi aprontar a comida, pensando: "Hoje o Senhor Bom Jesus vem na casa!" Dali a pouco bateram três pancadas na porta da viúva e ela disse:

- Ai, meu Deus, o Senhor Jesus já chegou? - Foi correndo e pergunto: - Quem é que está batendo na porta?

- Jesus, minha boa filha! - Ela abriu e o Jesus de impostura entrou já querendo abraçar a viúva. A viúva escapou dizendo:

- Ai, meu bom Jesus, ainda nem acabei de fazer a janta! - e fugiu pra cozinha, pensando se Jesus abraça os outros. No fim, ela pensou que ele devia mesmo abraçar os outros sem ruindade. Voltou pra sala e o Jesus de impostura olhou pra ela com dois olhos que nem de gato. Ela fugiu pra cozinha, dizendo que tinha esquecido de trazer paçoca. Veio de novo e viu o Jesus de impostura tirando a roupa e dizendo:

- Vamos deitar um pouco pra descansar, minha filha, que depois nós vamos comer paçoca e beber o vinho.

Então ela viu que aquilo não era Jesus coisa alguma e correu pra cozinha, dizendo que já voltava com o vinho. Lá na cozinha ela se ajoelhou e rogou que Jesus de verdade aparecesse e desse um jeito naquela impostura sem medida. O homem lá de dentro deu um berro:

- Venha logo, querida filha, que já vai amanhecendo e eu preciso ir antes do galo cantar!

A viúva se entanguiu (enregelou) de medo e pensou: "Quem foge antes do galo cantar é cuisarruim. Ai, que esse homem é de mal querer. Me acuda, senhor Jesus!"

Na mesma hora, bateram na porta e ela foi ver e perguntou quem era. Responderam que era Jesus e o apóstolo São Pedro, pedindo pouso e comida. Mais do que depressa ela abriu a porta e mandou entrar. Jesus disse:

- Quem é aquele rabudo que está debaixo da cama?

Na mesma hora o alfaiate virou cuisarruim e saiu uivando pro terreiro e sumiu que até hoje ninguém sabe por onde anda.

Fonte:
Oswaldo Elias Xidieh. Narrativas populares; estórias de Nosso Senhor Jesus Cristo e mais São Pedro andando pelo mundo. SP: EDUSP, 1993.

Nenhum comentário: