sábado, 29 de abril de 2023

Afrânio Peixoto (Trovas Populares Brasileiras) – 12

Atenção: Na época da publicação deste livro (1919), ainda não havia a normalização da trova para rimar o 1. com o 3. Verso, sendo obrigatório apenas o 2. Com o 4. São trovas populares coletadas por Afrânio Peixoto.


A bonina é disfarçada,
quem me dera ser assim!
É bem asneira morrer
por quem não morre per mim.
= = = = = = = = = 

A bonina é flor da noite,
não abre senão de tarde:
Não há mal que sempre dure,
nem bem que não se acabe.
= = = = = = = = = 

A folha da bananeira
de comprida amarelou;
A boca de meu benzinho
de tão doce açucarou.
= = = = = = = = = 

A folhinha do alecrim
cheira mais, quando pisada:
Há muita gente que é assim,
mais ama se desprezada.
= = = = = = = = = 

Alecrim verde cheiroso,
tem o cheiro diferente.
Este nosso doido amor
dá combate a muita gente.
= = = = = = = = = 

As florzinhas do coqueiro,
vem o vento, vão ao chão:
Fazem assim os meus olhos
se passa o meu coração.
= = = = = = = = = 

Cajueiro, cajueiro,
quem te botará no chão?...
Debaixo das tuas ramas
foi a minha perdição...
= = = = = = = = = 

Cravo roxo no meu peito
logo me cai a semente.
É melhor morrer de um tiro
que de ti viver ausente.
= = = = = = = = = 

Do pinheiro nasce a pinha,
da pinha nasce o pinhão,
da mulher nasce a firmeza,
do homem a ingratidão.
= = = = = = = = = 

Eu passei por um craveiro,
tirei um cravo com a unha.
Quem toma o amor dos outros
não tem vergonha nenhuma.
= = = = = = = = = 

Eu sou como a flor da murta
daquela que cai no chão.
Quanto mais carinhos faço,
mais desenganos me dão...
= = = = = = = = = 

Lá detrás daquela serra
tem um pé de pimenteira,
para se botar na boca
de quem for mexeriqueira.
= = = = = = = = = 

Limoeiro é pau de espinho
donde nasce a penitência.
Acharás neste meu peito
dobrada condescendência.
= = = = = = = = = 

Logo mando quatro cravos
todos quatro por abrir...
Meus braços estão abertos,
sempre que tu queiras vir.
= = = = = = = = = 

Meu coração é um jardim.
todo enfeitado de grades,
Com suspiros, não-me-deixes,
mal-me-queres e saudades.
= = = = = = = = =

Nasce a lima da limeira
de uma semente que tem.
Não pode haver desavença
de dois que se querem bem.
= = = = = = = = = 

Não há quem tire do pasto
tiririca e carrapicho.
Minha cegueira por ti
é mais que amor, é rabicho.
= = = = = = = = = 

No jardim da formosura
eu fui colher um jasmim,
mas a morte traiçoeira
colheu-o antes de mim.
= = = = = = = = = 

0 amor que vai ser meu
anda na flor do poejo,
pulando de galho em galho,
eu fazendo que não vejo.
= = = = = = = = = 

0 coqueiro de sabido
foi-se por naquela altura,
pensando que eu não sabia
quando tem fruta madura.
= = = = = = = = = 

0 cravo também se muda
do jardim para o deserto.
De longe também se ama,
quem não pode amar de perto.
= = = = = = = = = 

Plantei o milho num mês
e no outro embonecou:
Mandei-te um beijo outro dia,
lá se foi e não voltou.
= = = = = = = = = 

Quatro flores no meu peito
fizeram sociedade:
Sempre-viva, amor perfeito,
martírio roxo e saudade.
= = = = = = = = = 

Se a perpétua cheirasse,
era a rainha das flores.
Como a perpétua não cheira,
Perpétua não tem amores.
= = = = = = = = = 

Sou como a hera que sobe,
se acha muro de feição,
mas quando o muro se acaba,
pendem os ramos pelo chão.
= = = = = = = = =

Vinde cá, meu limão doce,
saboroso de comer.
Não descubras meu segredo
que a ti só dei a saber.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = 

Vinde ó, meu cravo d'ouro,
minha semente de prata,
a tua vista me alegra
o teu retiro me mata.
= = = = = = = = = 
Fonte:
Disponível em Domínio Público.
Afrânio Peixoto (seleção). Trovas populares brasileiras. RJ: Francisco Alves, 1919.

Nenhum comentário: