sábado, 2 de março de 2024

Araceli Rodrigues Friedrich (Pequenos Versos)


Cara amiga, neste dia,
gentilmente eu ofereço,
com modéstia e alegria,
a pureza do meu verso.
= = = = = = = = = 

A dezenove de julho
foi que a Ida Márcia nasceu.
Estava frio... era inverno...
Mas a minha alma aqueceu.
= = = = = = = = = 

Afonso, meu queridinho,
bisneto do coração
veio bem de mansinho
para alegrar-me a visão!
= = = = = = = = = 

Ao ler tanta poesia
enorme emoção me invade
e aumenta em meu coração
o perfume da saudade.
= = = = = = = = = 

A quadrinha é uma prece
que recito com fervor
nela minha alma agradece
as graças do Criador.
= = = = = = = = = 

Das palavras pequeninas
"não" é a que mais força tem.
Tanto leva para o mal
como serve para o bem.
= = = = = = = = = 

De Joinvile, na lembrança,
eu trago uma laranjeira,
grande, onde havia um balanço
e eu brincava a tarde inteira.
= = = = = = = = = 

De manhã quando levanto
logo tomo um bom café,
dando ao corpo mais encanto
com mais firmeza no pé.
= = = = = = = = = 

Do coração, bem no fundo,
tenho uma grande ambição:
- Que desta copa do mundo
o Brasil seja o campeão.
= = = = = = = = = 

Ele fugiu da escola
não quis mesmo aprender
até parece uma bola
no subir e no descer.
= = = = = = = = = 

E meu coração, em prece,
em carinhoso fervor
reverente Te agradece
“Obrigado, Deus de amor!"
= = = = = = = = = 

Em oposição à guerra
e às tristezas que traz
alguém inventou na terra
a suavidade da paz.
= = = = = = = = = 

Eu tenho medo do dia
daquele que vai chegar
ele não traz só alegria
mas, também, muito pesar.
= = = = = = = = = 

Eu tenho uma dor constante,
judia de hora em hora,
ela maltrata bastante
e não pensa em ir embora.
= = = = = = = = = 

Hoje é dia de eleição;
são tantos os candidatos
que meu pobre coração
não distingue os mais sensatos.
= = = = = = = = =

O menino brincou com a bola
a bola rolou e caiu;
O mesmo aconteceu na escola
o estudo rolou. Ninguém viu.
= = = = = = = = = 

Ó nosso Jesus amado,
Senhor, Nosso Deus do Céu
De Ti nos afasta o pecado;
não nos abandone ao léu!
= = = = = = = = = 

O primeiro beijo eu dei
escondidinho e sapeca
foi aquele que apliquei
na minha primeira boneca.
= = = = = = = = = 

Os primeiros versos fiz
quase todos pé quebrado
- foi isto mesmo que eu quis,
eles me lembram o passado.
= = = = = = = = = 

Pela minha honestidade
eu alcancei a vitória
e com discreta vaidade
vou desfrutando esta glória...
= = = = = = = = = 

Quando eu escrevo um versinho
é de alegria que o faço
é verdadeiro caminho
pra te mandar um abraço.
= = = = = = = = = 

Quantas flores há nas serras,
do Estado do Paraná
Eu desconheço outras terras
tendo tanto manacá.
= = = = = = = = = 

Que o trovador tem seu dia
não me disseram. Confesso.
Hoje, é com grande alegria
que lhe dedico este verso.
= = = = = = = = = 

Querida seleção atente
para meu desejo profundo;
- Volte feliz e contente
trazendo a Copa do mundo.
= = = = = = = = = 

Recebi hoje a notícia
encantadora! Vejam só:
- Pra mim foi uma delícia;
- "Logo serei bisavó."
= = = = = = = = = 

Recebi uma visita
lá da terra do meu pai
foi a minha prima Roly
que veio do Uruguai.

Luiz Hélio Friedrich. Maurício Norberto Friedrich. Família Friedrich em Trovas. Curitiba/PR: Centro de Letras do Paraná, 2018.

Nenhum comentário: