segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

J. D. Salinger (1919 – 2010)


Jerome David Salinger (Nova Iorque, 1 de Janeiro de 1919 — Cornish, New Hampshire, 27 de janeiro de 2010[1]) foi um escritor norte-americano. Sua obra mais conhecida é o romance intitulado The Catcher in the Rye (O Apanhador no Campo de Centeio no Brasil), publicado em 1951 nos Estados Unidos.

Salinger nasceu em Manhattan, Nova Iorque, em 1º de janeiro de 1919, filho de pai judeu de origem polaca e mãe de origem escocesa e irlandesa. Começou escrevendo ainda na escola secundária, e publicou vários contos no início da década de 1940, antes de servir na II Guerra Mundial.

Em 1948, ele escreve o seu primeiro conto aclamado pela crítica, A Perfect Day for Bananafish (Um dia perfeito para Peixe-banana), publicado na revista The New Yorker, que seria o local de onde sairiam mais outros contos seus nos anos seguintes.

Em 1951, publica seu primeiro romance, The Catcher in the Rye (O Apanhador no Campo de Centeio), que torna-se um sucesso imediato. Sua descrição da alienação da adolescência e da inocência perdida através do seu protagonista, Holden Caulfield, serviu de influência para toda uma geração de novos leitores, especialmente adolescentes. O livro continua tendo uma vendagem estimada em 250 mil cópias por ano.

O sucesso de The Catcher in the Rye chamou atenção do público para Salinger, que, a partir de então, torna-se recluso, publicando menos do que antes. Os livros que se seguem ao Centeio são: Nine Stories (Nove Histórias), de 1953, um apanhado de nove contos publicados na revista The New Yorker entre 1948 e 1953; Franny & Zooey, de 1961, que consiste de duas novelas curtas, Franny e Zooey; e Raise High the Roof Beam, Carpenters and Seymour: An Introduction (Carpinteiros, Levantem Bem Alto a Cumeeira e Seymour, uma Introdução), de 1963, que também reúne duas novelas de Salinger. Estes três livros têm histórias em que são personagens principais a Família Glass, constituída por Buddy (espécie de alter ego do escritor), Seymour, Boo Boo, Franny e Zooey Glass, todos irmãos.

Seu último trabalho publicado, uma novela intitulada Hapworth 16, 1924, apareceu em The New Yorker em 19 de junho de 1965.

Depois disso, Salinger continuou recluso, aparecendo esporadicamente na imprensa. No final dos anos 90, são publicadas duas obras de memórias de pessoas próximas a Salinger; Joyce Maynard, sua ex-amante, e Margareth Salinger, sua filha.

Em 1996, um pequeno editor americano anunciou um acordo com Salinger para a publicação de Hapworth 16, 1924 em forma de livro, mas alguns problemas adiaram o lançamento da obra indefinidamente. Hapsworth foi escrita como uma carta de Seymour Glass, então com 7 anos, para sua família. Seria o desfecho da saga da Família Glass, também presente nos livros anteriores de Salinger.

Salinger faleceu em 27 de janeiro de 2010, por causas naturais, em sua casa em Cornish, em New Hampshire.

Jerome David Salinger é uma figura realmente estranha, pois desde sempre foi avesso à imprensa ou outras formas de divulgação da sua figura. O que dificultou muito para os autores que queriam publicar uma biografia sua. O único que conseguiu esta proeza foi o crítico inglês Ian Hamilton, que considerava Salinger um ídolo e que por isso passou anos o perseguindo. Salinger recorreu ao tribunal para impedir a publicação da biografia, ganhou em primeira estância, mas o supremo tribunal ratificou o último veredicto. Então Hamilton após refazer por duas vezes a biografia, finalmente a publica em 1988 com o título A procura de J.D. Salinger (In search of J.D.Salinger).

Na biografia a explicação para o comportamento de Salinger talvez seja a difícil relação que ele tinha com seu pai judeu e com sua mãe de origem escocesa. Na sua biografia Hamilton também fala das medíocres passagens como estudante pela escola secundária, pela academia militar e durante um breve período pela Universidade de Nova York. Revela que aos 22 anos, durante o serviço militar, foi enviado para a Áustria, onde foi promovido a sargento e viu em ação as primeiras tropas nazistas. É na segunda Guerra Mundial distingue-se pela coragem (participa inclusive do desembarque da Normandia) e é condecorado. Dividiu a 2ª Guerra Mundial entre a contra-espionagem e a escrita de contos em solitários quartos de hotel. Até que um dia, na Greenwhich Village, descobre o budismo Zen e com ele alguns dos temas e essências da sua obra.

Foi casado três vezes, primeiro com Sylvie (uma médica francesa); depois com Claire Douglas (uma psicóloga) com quem teve dois filhos Matt (ator) e Margareth Ann (consultora) e dois netos. Que ninguém da família permite revelar absolutamente nada. A terceira e atual mulher é Collen O’Neill (profissão desconhecida, ninguém consegue desvendar).

A grande obra prima, o romance no qual trabalhou 10 anos, surge em 1951: The Catcher in the Rye (O Apanhador no Campo de Centeio). Ainda na época do lançamento, na década de cinqüenta, fez o seu editor prometer que não lhe enviaria quaisquer críticas que fossem publicadas sobre o livro. Reclamou também que a sua foto na contra-capa estaria muito grande. Solicitou que não fosse feita qualquer publicidade do livro aludindo à sua pessoa, alegando que não queria correr o risco de acreditar no que leria.

Desde 1965 só deu duas entrevistas, em uma delas declarou “ Tenho uma fantástica sensação de paz ao não publicar meus trabalhos. Veria sua livre circulação como um atentado à minha privacidade. Gosto muito de escrever. Mas somente para mim mesmo, para o meu prazer.”

No filme Teoria da Conspiração, Mel Gibson faz o papel de um motorista de taxi psicótico que acha que todos estão contra ele, e que possui uma compulsão, comprar diariamente um volume de O Apanhador no Campo de Centeio, existindo em sua casa milhares de exemplares. Por conta de uma dessas compras, ele é descoberto por seus inimigos e quase acaba morto.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org
http://www.vestibular1.com.br/

Nenhum comentário: