sábado, 7 de maio de 2011

Ademar Macedo (Mensagens Poéticas n. 208)


Uma Trova Nacional

A menina, de repente,
coloca a mãe no sufoco:
- Se é de leite este meu dente,
eu quero um dente de coco!...
–MARILÚCIA REZENDE/SP–

Uma Trova Potiguar

Esta mania disforme
tem o velho Antônio Lira:
só não mente quando dorme
mas quando sonha é mentira!
– JOSÉ LUCAS DE BARROS/RN -

Uma Trova Premiada

2009 - Nova Friburgo/RJ
Tema: CINQUENTONA - M/E

O leito ficou quebrado
pela dupla pesadona:
um cinquentão assanhado
nos braços da cinquentona.
–GILSON FAUSTINO MAIA/RJ–

...E Suas Trovas Ficaram

Jóias desaparecidas
não se encontram nunca mais,
mas as mulheres perdidas
a gente encontra demais...
JORGE MURAD/RJ -

Simplesmente Poesia

Sem querer, meu coração
Mergulhou numa cilada;
Beijo de mulher casada
Tem gosto de confusão.
É um crime sem perdão
Cobiçar a dama alheia
Mas parece uma sereia
Essa tal de Carmelita;
Casar com mulher bonita
É plantar feijão de meia.
– HÉLIO CRISANTO/RN -

Estrofe do Dia

Sou chefe até do meu chefe
sou o grito que calou
se você pensa quem sou
me beije e eu lhe dou tabefe.
No carteado sou blefe
dentre as cobras sou a naja,
quer me ver doido? Reaja...
Mais brabo que urso panda,
no meu lar sou eu quem manda
quando a patroa viaja!
–FRANCISCO JOSÉ PESSOA/CE–

Soneto do Dia

–GLAUCO MATTOSO/SP–
Soneto Barbarizado

Já se disse: sete é conta de mentira e lenda.
Também dizem que de azar o treze é cifra certa.
Isso explica a redondilha como porta aberta
no cantar dos repentistas, na feroz contenda,

à bazófia descarada, onde é melhor a emenda
que o soneto decassílabo, no qual se enxerta
entre termos eruditos a falácia esperta,
lei de todo bom poeta que seu peixe venda.

Outrossim, também se explica por que nunca é visto
um soneto alexandrino, mas de pé quebrado:
este, a cuja tentação do treze não resisto.

Vou chamá-lo "aleijadinho", pois, em vez de errado,
tem caráter de obra-prima, pelo menos nisto:
– completar catorze versos sem ficar quadrado!

Fonte:
Textos enviados pelo autor

Nenhum comentário: