domingo, 8 de maio de 2011

Mãe em Versos

Pintura de Salvador Dali
VICÊNCIA JAGUARIBE Mãe Miriam
(Laura)

Mãe, da vida saíste sutil
Como nela entraste.
Sem estardalhaço
Como por ela passaste.
Sem grandes e vistosas
Atitudes que te dessem
Um lugar no pavilhão
Dos mártires ou dos heróis.
O teu fazer foi miúdo
Como os grãos de areia
E sutil como a folha que cai
Para dar lugar a outra chegante.

(Ninguém a ti atribuiu
O vestido que velou
A nudez da mulher
O lençol que agasalhou
O velho paralítico
As moedas que compraram
O remédio de quem morria
E o leite de quem nascia.)

Por esse teu deslizar pela vida,
Mãe, eu te saúdo com o respeito
Com que o anjo Gabriel, um dia,
Saudou uma outra Mãe,
Também Miriam,
Em uma outra época
Em um outro lugar.

Por esse teu resvalar por nossas vidas,
Mãe, eu me curvo à tua lembrança,
Como um dia,
Num tempo muito distante,
Isabel curvou-se a uma outra
Mãe, a uma outra Miriam,
Mãe Miriam.

JULIO CEZAR BRIDON DE SOUZA
Minha 1ª Palavra

Abro o livro da minha vida e lá,
bem na primeira página, encontro
gravada em ouro, minha primeira palavra:
“mamãe”!

Um arrepio passou-me no corpo inteiro
Porque aquilo,lá bem atrás,
Deve ter soado, para minha mãe,
Como um címbalo ao repicar dos sinos.

Não pude conter uma pequena lágrima
Que teimava em cair molhando-me o rosto
Que,perplexo revivi, como se lembrasse,
Aquele milagroso momento.

Mamãe!
Existe algo mais belo do que isso
Que toca fundo a alma do ser humano
Que dependeu dela,durante todo
Um enorme tempo?

Creio que não!
Creio que a paz que traz
A lembrança de nossa querida mamãe
Perpetua,para sempre,aquela que nos deu vida.

Por tudo isso, mamãe
E por tantas outras coisas que plantaste dentro de mim
Te amo mais do que nunca
Como se fosses a única a me tornares
Um ser humano muito feliz.

MARIA DOS ANJOS
Para Ti Mamãe


Para ti mamãe querida,
Que enche de alegria a minha vida,
Com histórias e contos da infância,
De adulta volto a ser criança,
Vislumbrando os momentos de carinho,
De afeto recebido de ti,
Quem me dera nunca ter crescido,
Para sempre em teu colo ficar,
E meu cabelos tu voltar a pentear,
Quantas vezes me recordo de ti,
A ralhar para eu comer,
Era um tempo de aproveitar,
Ser criança, agora jamais,
Mas o tempo passou com certeza,
Seus cabelinhos hoje branquinhos estão,
Sua pele um pouco enrugada,
Mas tu me lembras bem mais,
Das traquinagens do meu tempo de menina,
Perdão minha mãe, se por vezes te magoei,
Com palavras que te feriram o coração,
Hoje sei quantas vezes errei,
Quantas vezes me deixei levar,
Sem entender sua posição,
Hoje sei o quanto doía,
Pois hoje mãe também sou,
Mas tu que nunca reclamou,
Tu mamãe, sempre, sempre, me amou!

DELASNIEVE DASPET
Para mamãe.


Oh! Mamãe...
Com quanto carinho te escrevo.
Meu coração se encontra ferido de saudades.
Vinte cinco anos passados... tanto tempo, e, é tão forte tua presença.
És o fio preciso que interliga minhas lembranças.
Orientaste-me com paciência; tuas mãos ajudaram-me na caminhada.
Ainda ouço tuas palavras que assumem formas de pensamentos,
me chegam ternas, nas horas necessárias.
Retorno pelas trilhas de nossas caminhadas... não foi ontem, ainda é!
Mãe a saudade me toma e me embarga a voz... tremem minhas mãos...
Sou eu quem te chama.
Sou eu quem te busca pelos caminhos.
Sou eu – carta viva - que me entrego à saudade que me faz vibrar
Em tua sintonia.

ERON FREITAS
Mãe Solitária


Para você, mãe solteira,
que perdeu, solitária, seu querido,
deixando-lhe a lembrança de um filho...
ergue bem alto a bandeira
de ser mãe, e ter sofrido,
sem sair jamais do trilho!

Que Deus te guarde e te cure
das mazelas desta vida,
que enfrentou... e venceu!
Na mão de Deus te segure,
com a pessoinha nascida,
que o destino te deu !
-x-
As mães solteiras são sempre esquecidas,
criticadas, às vezes, por convenções sociais!
Mas... vos saúdo, queridas!
Sem distinção, já estão absolvidas
no tribunal das heroínas imortais!

GLEIDSTON CÉSAR RODRIGUES
Mãe!


Cheiro suave que perfuma nosso
Horizonte aonde quer que estejamos.
Luz que ilumina nossos caminhos,
Afugentando a solidão.

Ama e perdoa sempre com doçura
Acolhendo no seio familiar todos
Aqueles que sejam desabrigados.

Apascenta os seus, mas também os
Que não o são, sempre com o amor e
Carinho. No seu lar, sobre a mesa,
Alimenta todos quantos nela se sentar.

Suas súplicas chegam á Deus de forma
Singela, com cheiro suave, fazendo com
Que Deus inclina seus ouvidos e com
Urgência acolhe seus pedidos.

Seus braços abraçam o filho perfeito,
E estendidos alcançam também o filho
Pródigo. Nas suas lágrimas, está a sua
Fortaleza, através desta rocha, o mundo
Se redimi das suas más acções.

Paz, amor, união, graciosidade são as matérias
Que te representam, sua presença é feita de pequenos
Milhares de afectos que se espalham pelo solo que
Te recebe.

Á você mulher, avó, mãe, tia, irmã, filha,
Cunhada, ou simplesmente menina-mulher
Aqui deixo a minha eterna gratidão.

Fontes:
Texto enviado por Vicência Jaguaribe
Poesias enviadas por Delasnieve Daspet (Poetas del Mundo)

Nenhum comentário: