quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Cincinato Palmas Azevedo (1952)


Nascido no Rio de Janeiro em outubro de 1952, letrista e compositor, faz poesias desde os 15 anos e contos & cronicas a partir de l988, tendo publicado mais de 50 textos nos jornais de Belém e Ananindeua, cidade vizinha. Membro da UBT-Belém [União Bras. de Trovadores] e da ALA-A [Assoc. de Letras e Artes de Ananindeua]

Foi vencedor em 9 concursos nacionais de poesia/contos, tendo 51 Menções Honrosas em eventos literários de vinte cidades em 11 Estados e 290 textos em jornais culturais e revistas de 52 cidades em 9 Estados.

Está em 14 coletâneas literárias de 4 Estados, principalmente em obras da IGARABA Prod. Culturais, da cidade de Roque Gonzales/RS.

Compositor de MPB, sambas e rocks sem maiores méritos, fazendo também versões de hits de grandes bandas roqueiras.

Lançou artesanalmente [Edição do Autor, em xerox] PALAVRAS AO VENTO, livreto de poemas & canções com mais de 80 cópias, em 4/1986;
Coordenou a coletânea com 16 poetas de Vigia/PA, 'Livrencontro', em fev./1987, com mais de 200 cópias.

Editou 'QUASE NADA...''miscelânea' com 60 exemplares, em 9/1988.

A partir de dez.1999 produziu o folheto 'Jardim de Trovas' n. 0 e 1 [este em nov./2000] e o n. 2, hoje com mais de 500 cópias já enviadas para todo o país, desde junho/2002.

Entre 1990/92 organizou shows anuais em teatros de Belém com artistas de Ananindeua, além de fundar [em 1988, com meu irmão gêmeo Renato] e presidir o CCCP - Centro Cultural de Capoeira do Pará, controverso marco extinto em 6/1992, no qual expediu mais de 300 ofícios diversos defendendo uma visão artítisca dessa luta.

Aguarda a futura [?!] publicação de 'QUASE NADA...', estreando como contista e registro de suas memórias em 'AQUELAS TARDES TRISTES...', com cenas da infância no Sul [PR/SC] e 'momentos' amazônicos.

Fonte:
Poetas del Mundo

Um comentário:

"NATO" AZEVEDO disse...

Por puro acidente acessei meu nome completo e, para minha surpresa, me vejo relacionado entre amantes da Literstura e da Trova, principalmente. Me é imensa honra essa "escalação" intempestiva, vinda de um Estado onde vivi meus melhores dias, os mais felizes anos, a infância inesquecivel em Rio Negro, Paraná. Agradeço de coração ao poeta JOSÉ FELDMAN pela lembrança de meu nome. ("NATO" AZEVEDO -- Ananindeua, PARÁ)

Entre as Artes e a Poesia / vou singrando horizontes / em mui boa companhia... / co'a Vida criando "pontes" ! ("NATO" AZEVEDO)