quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Álvaro Posselt (Contos Minimalistas)

-
ENTRADA SECRETA

- Como você entrou aqui? - perguntou-me o diabo.
- O cabo do elevador se rompeu!
_______________

O AVARENTO

Detesto dever para alguém, mais ainda para um avarento. O vendedor de coxinhas ia toda tarde na firma. Fiquei devendo dois reais a ele.
Morreu. No velório, O filho da mãe de olhos abertos me secando.
Agora não devo mais nada. Peguei duas moedonas e pus nas vistas dele.
_______________________

DE GUDE

O netinho tem uma coleção de bolinhas. Tem buricão, carambola, acinho, chazinha e leitosa.
Agora apareceu com uma tal de caolhinha.
Fez sucesso no jogo de búrico até a mãe descobrir onde foi parar o olho de vidro do avô.
_______________________

BICHINHO DE ESTIMAÇÃO

Ela sempre vai à frente, acompanha-o em todos os lugares. Dormem juntos; ela gosta de ficar de lado e não em cima, seu dono ronca muito.
Outro dia, ele se sentiu mal do coração e teve de ir ao médico. A velha amizade ficou ameaçada.
- Vai ter que perder essa barriga! - o doutor sentenciou.
_______________________

SANTINHO

Dentes perfeitos no sorriso lindo. Tão bonita e infeliz nos relacionamentos. Até fez a simpatia do Santo Antônio emborcado no copo d'água.
Cupidos não faltavam entre os amigos.
Na festa de aniversário, levaram um bolo surpresa. Comeu um pedaço e sentiu um estranho estalo. O dente da frente quebrou-se ao morder a estatueta do santo casamenteiro.
_________________________________

COMÉDIA DIVINA


Fora um homem de bem. Na entrada do céu, refletia sobre sua passagem. Estava certo de que merecia um lugar naquele paraíso. Tinha se livrado de tudo o que era material: relógio, anel de casamento e carteira. "Não vou precisar dessas coisas" - pensou.
A fila era grande. Sentiu um cutucão no ombro:
- Tem ingresso sobrando? Eu compro! - disse o cambista.
____________________________________

O AFIADOR DE FACAS

Tocou o telefone:
- O senhor afia em domicílio?
- Sim. Qual o endereço?
No tal lugar, atendeu-me um cavalheiro de terno, chapéu e bengala. Serviço rápido.
Pagou-me muito bem, apesar de eu nunca ter afiado um tridente antes.

Fonte:
Alvaro Posselt. A Brisa é você, disponível no Recanto das Letras

Nenhum comentário: