quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Gislaine Canales (Glosas Diversas) 11


Glosando A. A. de Assis

VOCÊ E SEU BRILHO!

MOTE:

Prometi-lhe, amada minha,
mil estrelas, as mais belas.
Bobagem... Você sozinha
brilha mais que todas elas!


GLOSA:
Prometi-lhe, amada minha,
meu amor, todo, lhe dar,
fazê-la a minha rainha,
para todo o sempre a amar!

Procurei, pelo infinito,
mil estrelas, as mais belas,
(e um cometa bem bonito)
pra ver você, junto delas!

Meu coração, adivinha!
Para que buscar estrelas?
Bobagem... Você sozinha
me faz, todas elas, vê-las!

Pois seu brilho é especial,
deixa luzentes sequelas,
e no espaço sideral,
brilha mais que todas elas!

Glosando Abel B. Pereira

ME ENCONTRO E ME PERCO…


MOTE:
Eu me encontro na emoção
dos meus versos - sou feliz!
Mas, me perco na canção
de versos que eu nunca fiz.


GLOSA:
Eu me encontro na emoção

sempre que estou escrevendo
e vibra o meu coração,
ver alguém, meus versos, lendo!

Navego no mar aberto
dos meus versos - sou feliz!
Pois sinto, serão, decerto
os versos que um dia quis!

Eles dão satisfação
e me trazem alegrias,
mas, me perco na canção
de outras tantas nostalgias!

No meio, então, dessa dor
achando, dela, a raiz,
chego a sentir o sabor
de versos que eu nunca fiz.

Glosando Antonio Carlos Teixeira Pinto

CAI A TARDE


MOTE:
Cai a tarde! Que tristeza!
soluça o mar… E o farol
parece uma vela acesa,
ante a agonia do Sol!


GLOSA:
Cai a tarde! Que tristeza!

se aproxima a escuridão
e o Sol, com sua beleza,
não vejo brilhar mais, não!

Neste momento Indeciso
soluça o mar… E o farol
sabe que agora é preciso
iluminar o arrebol!

Unindo-se à natureza,
o farol, numa magia,
parece uma vela acesa,
numa chama de alegria!

Segue iluminando o mar
deixa ver o caracol
querendo ao mar agradar,
ante a agonia do Sol!

Glosando Antonio Manoel Abreu Sardenberg

VOU CAMINHANDO

MOTE:
Pelas estradas da vida
vou caminhando sem fim,
em busca de uma guarida,
e alguém que goste de mim!

GLOSA:
Pelas estradas da vida
eu continuo à procura
dessa emoção tão querida,
que chamamos de ternura!

Sigo só, na escuridão,
vou caminhando sem fim,
e o meu pobre coração
já nem quer bater, assim!!

Por isso, a minha partida;
parto em busca de carinho,
em busca de uma guarida,
de uma sombra em meu caminho!

E essa busca que angustia,
quero que termine, enfim:
Quero encontrar a alegria
e alguém que goste de mim!

Glosando Arlindo Tadeu Hagen

FICA

MOTE:
Eu te imploro, por favor
não insistas nesse adeus,
se não for por meu amor,
fica pelo amor de Deus!


GLOSA:
Eu te imploro, por favor
ouve esta voz que te fala,
que sobrevêm do interior
de minha alma que não cala!

Meu amor te peço, agora,
não insistas nesse adeus,
o meu coração te adora,
quero ser os sonhos teus!

Se por meu amor não for,
se não ligares pra mim,
se não for por meu amor,
que seja por outro fim!

Escuta, sente a emoção,
dos sentidos brados meus,
te imploro de coração:
Fica pelo amor de Deus!

Fonte:
Gislaine Canales. Glosas Virtuais de Trovas XXXIV. In Carlos Leite Ribeiro (produtor) Biblioteca Virtual Cá Estamos Nós.  2007.

Nenhum comentário: