quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Jessé Nascimento (Poemas Avulsos)


A DECISÃO

Criança triste, eu quisera alegrar-te,
secando as lágrimas dos teus olhinhos,
mas o que fazer para transformar-te
e trazer risos para os teus caminhos?

E foi assim que um dia te encontrei,
chorando das mazelas da pobreza;
quantas crianças mais sofriam, sei,
das mesmas dores, eu tenho certeza.

Como ver os rostinhos sorridentes?
Esquecendo-me dos meus próprios ais,
vi solução das mais surpreendentes;

e decidi, sem muito estardalhaço,
sem querer ver tristeza nunca mais,
que eu seria desde então um PALHAÇO!

A LIÇÃO DA VIDA

Quantas vezes chorei
por qualquer dor,
quando outros,
mais sofredores e conformados,
sorriam.
Aprendi a lição.
E agora,
cada vez que choro
vou subtraindo
mais uma lágrima.
Cada vez que sorrio
vou acrescentando
mais um motivo.
A vida
é um eterno sorriso
lubrificado
por algumas lágrimas.

A LUZ NO TÚNEL

Via uma luz
no fim do túnel.
Ainda via.
Agora procuro
a luz,
não mais a vejo.
Nem mesmo o túnel…

IDEAIS E VITÓRIAS

Um novo ano, novos desafios,
novos projetos, sonhos renovados
e a esperança a remexer meus brios
de ver meus ideais concretizados.

Não me acovardo ante às intempéries
que a vida impõe a cada um de nós;
se as lutas me atropelam, vêm em séries,
sigo em frente, valorizando os prós.

Sou um soldado e estou em plena guerra,
na árdua briga por uma vitória,
no dia a dia que a batalha encerra;

e assim prossigo conquistando sonhos,
sem almejar os louros de uma glória,
apenas viver momentos risonhos...

NUVENS

As nuvens
passaram
enxotadas
pelos ventos.
Mas fizeram
caretas
em forma
de coisas e animais…

QUISERA

Eu quisera afastar toda tristeza
e ter belo sorriso permanente;
igualmente acabar com a incerteza,
mantendo a fé e a esperança somente.

Quisera também saber perdoar,
toda a maldade do mundo esquecer;
e ao meu próximo jamais magoar,
guerreiro pela paz quisera ser.

Como quisera tudo transformar,
fazendo dominante o verbo amar,
tornando a existência apetecida.

Que tudo eu faça e tudo suporte,
sei que não posso acabar com a morte,
mas posso, sim, valorizar a vida!

SOLIDÃO

Antes só do que
mal acompanhado?
Pois sim.
Antes mal acompanhado
do que só.
É terrível
a solidão!

TECLADO DE AMOR *

Querido amigo premiou-me, um dia,
com belo livro "Teclado de Amor";
Li e reli, sentindo o que é Poesia,
o que é inspiração do Criador.

Lamento, sim lamento, ó poetisa,
não tê-la conhecido por mais anos;
sua poesia é  leve como a brisa
e tão profunda quanto os oceanos!

Sua visão, como eu quisera ter,
e porta-voz como eu quisera ser
de um mundo de dor, também de alegria.

Quisera ter a sua vocação,
seu talento e divina inspiração
pra recriar a vida na poesia!

* soneto dedicado à poeta e radialista paulista Maria de Lourdes Macedo.

Fonte:
Recanto das Letras do Poeta

Nenhum comentário: