Manhã, tão bonita manhã
Na vida, uma nova canção
Cantando só teus olhos
Teu riso, tuas mãos
Pois há de haver um dia
Em que virás
Das cordas do meu violão
Que só teu amor procurou
Vem uma voz
Falar dos beijos perdidos
Nos lábios teus
Canta o meu coração
Alegria voltou
Tão feliz na manhã
Deste amor
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A Melodia do Reencontro no Carnaval
A música 'Manhã de Carnaval', interpretada por Nara Leão, é uma canção que evoca a beleza e a esperança de um novo dia, simbolizado pela manhã. A letra sugere um despertar não apenas físico, com o nascer do sol, mas também emocional, com a chegada de uma nova canção, que representa um novo começo ou uma nova fase na vida do eu lírico. A ênfase nos 'olhos', 'riso' e 'mãos' da pessoa amada destaca a intimidade e a conexão profunda entre os dois.
A referência às 'cordas do meu violão' e à 'voz' que fala dos 'beijos perdidos' nos lábios da pessoa amada pode ser interpretada como uma metáfora para a música que o eu lírico cria e dedica ao seu amor. A música se torna um meio de expressar sentimentos e saudades, uma ponte que une o passado ao presente, na esperança de um futuro onde o amor seja reencontrado. A menção ao violão também remete à tradição da serenata, reforçando o romantismo da canção.
O coração que canta e a alegria que volta na 'manhã deste amor' sugerem um reencontro ou uma reconciliação amorosa. A manhã de carnaval, que dá título à música, é tradicionalmente um período de festa e liberdade, onde as emoções são intensificadas e tudo parece possível. Assim, a música celebra o amor e a alegria que ele traz, marcando um momento de renovação e felicidade.
Quando Sacha Gordine resolveu filmar a peça “Orfeu da Conceição” (filme que se chamaria “Orfeu do Carnaval”), exigiu que fosse criada uma nova trilha sonora, especialmente para a produção. Motivo: o francês queria faturar em cima da edição das músicas.
Dessa trilha destacaram-se os sambas “A Felicidade” e “Manhã de Carnaval”, duas canções que se tornaram clássicos do repertório internacional. Aliás, “Manhã de Carnaval” se tornaria um dos temas brasileiros preferidos na área do jazz, com dezenas de versões gravadas por grandes músicos do gênero, sob o inacreditável título de “A Day in the Life of a Fool”.
Formada por sugestão de Rubem Braga, a dupla Luís Bonfá-Antônio Maria compôs “Manhã de Carnaval” e “Samba de Orfeu”, na realidade temas instrumentais já existentes, que Maria demorou a letrar, para a aflição de Bonfá que tinha compromissos profissionais a atender nos Estados Unidos. Uma bonita composição, “Manhã de Carnaval” tem os compassos iniciais semelhantes aos do tema do terceiro movimento da “Humoresque em Si Bemol, opus 20”, de Robert Schumann.
Fontes:
– A Canção no Tempo - Vol.2 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34, in https://cifrantiga3.blogspot.com/2006/05/manh-de-carnaval.html.
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