terça-feira, 20 de agosto de 2024

Recordando Velhas Canções (Se eu morresse amanhã de manhã)


(Samba-Canção, 1953)

Compositor: Antônio Maria 

De que serve viver tantos anos sem amor
Se viver é juntar desenganos de amor
Se eu morresse amanhã de manhã
Não faria falta a ninguém
Eu seria um enterro qualquer
Sem saudade, sem luto também
Ninguém telefona, ninguém
Ninguém me procura, ninguém
Eu grito e um eco responde: "ninguém!"
Se eu morresse amanhã de manhã
Minha falta ninguém sentiria
Do que eu fui, do que eu fiz
Ninguém se lembraria
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = =  = 

A Solidão e a Efemeridade da Vida em 'Se Eu Morresse Amanhã De Manhã'

A música 'Se Eu Morresse Amanhã De Manhã', de Antônio Maria, é uma reflexão profunda sobre a solidão e a efemeridade da vida. A letra aborda a sensação de insignificância e a falta de conexão emocional com outras pessoas. O eu lírico questiona o valor de viver muitos anos sem amor, sugerindo que a vida sem afeto é repleta de desenganos e desilusões. Essa perspectiva melancólica é reforçada pela ideia de que sua morte não faria falta a ninguém, destacando um sentimento de invisibilidade e abandono.

Antônio Maria, conhecido por suas composições que frequentemente exploram temas de amor e tristeza, utiliza uma linguagem simples e direta para expressar a dor da solidão. A repetição da palavra 'ninguém' enfatiza a ausência de pessoas que se importem com o eu lírico, criando uma atmosfera de desespero e desamparo. A imagem de um enterro sem saudade ou luto também reforça a ideia de que sua existência não tem impacto significativo na vida de outras pessoas.

A música também pode ser vista como uma crítica à superficialidade das relações humanas e à falta de empatia na sociedade. O eu lírico sente que suas ações e sua presença não são valorizadas, o que leva a uma reflexão sobre o sentido da vida e a importância de se sentir amado e lembrado. A canção, portanto, não é apenas um lamento pessoal, mas também um convite à introspecção sobre como tratamos e valorizamos as pessoas ao nosso redor.                              https://www.letras.mus.br/antonio-maria/282880/ 

Nenhum comentário: