domingo, 1 de agosto de 2010

Marita França (1915 – 2009)



Maria Aparecida Taborda França, nasceu a 1 de julho de 1915, em Curitiba, filha do poeta paranaense Heitor Stockler de França e Brasília Taborda Ribas de França. Faleceu em 27 de julho de 2009.

Estudou em Curitiba, obtendo o Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Paraná.

Musicista e poetisa, ao formar-se trabalhou no escritório do jurista Dr. Pamphilo Assumpção durante três anos. Ingressou em 1 de julho de 1948 no quadro da Assistência Judiciária do SESI do Paraná, onde aposentou-se depois de 47 anos de dedicação.

Recebeu diversas homenagens na área jurídica e cultural.

Foi membro do Centro de Letras do Paraná, Academia de Letras José de Alencar, Pen Clubes do Brasil e do Paraná, Sala do Poeta de Curitiba, Academia Feminina de Letras do Paraná, Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (PR), Elos Clube, Centro Paranaense de Cultura.

Tem músicas publicadas e discos gravados.
Compôs: Nossa Senhora da Luz de Curitiba, Virgem de Fátima, Viva Santo Antonio, Olhos verdes, Vem amor, Nas asas da Ilusão, etc.

Foi colaboradora assídua das revistas da Academia Feminina de Letras do Paraná e do Centro Paranaense Feminino de Cultura.

Fontes:
– Vasco José Taborda e Orlando Woczikosky (organizadores). Antologia de Trovadores do Paraná. Curitiba: O Formigueiro, 1984.
– Antologia dos Acadêmicos: edição comemorativa dos 60 anos. Academia de Letras José de Alencar. São Paulo: Scortecci, 2001.
– Pompília Lopes dos Santos. Sesquicentenário da Poesia Paranaense, Antologia. 1985

Nenhum comentário: