sábado, 2 de outubro de 2010

III Congresso Nacional de Pesquisa em Literatura e XI Seminário de Estudos Literários (13 a 15 de Outubro em São José do Rio Preto/SP)


O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, campus de São José do Rio Preto convida os pesquisadores de literatura e de áreas afins para o III Congresso Nacional de Pesquisa em Literatura e XI Seminário de Estudos Literários, SEL, que ocorrerá de 13 a 15 de outubro de 2010

O Congresso promoverá Conferências, Mesas debatedoras, Mesa de Poetas, Simpósios, Mesas de Escritores, Sessão de Paineis, coffee break, além de Coquetel de lançamento de livros. Os alunos de pós-graduação poderão apresentar comunicação nos simpósios oferecidos. Haverá também, para graduandos interessados, apresentação de paineis.

Para mais informações, acessem o site:

http://www.eventos.ibilce.unesp.br/congressoliteratura/index.php

O e-mail para esclarecimento de dúvidas é sel2010divulgacao@yahoo.com.br

O III CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA EM LITERATURA é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), câmpus da Universidade Estadual Paulista (UNESP), de São José do Rio Preto (SP). O encontro reúne pesquisadores de literatura - mestres, doutores, pós-graduandos e graduandos -, além de poetas e escritores. O Congresso realizar-se-á nas dependências do IBILCE, nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2010.

Perfis do Contemporâneo colocará em foco uma diversidade de visões sobre as atuais manifestações literárias, por meio de atividades voltadas à reflexão crítica e à atuação artístico-cultural. O propósito do evento é abrir-se a discussões acerca dos perfis da literatura em sintonia com posicionamentos inovadores do fazer literário moldado por distintas linguagens, no que se refere, por exemplo, a novas tecnologias no campo da literatura, em termos de produção e divulgação; às relações entre literatura e fotografia, literatura e cinema, literatura e pintura; às questões de gênero literário; à problematização da teoria da literatura no âmbito das obras contemporâneas. Portanto, perfis com muitas faces, em que se entrecruzam imagem, som, texto, palavra, movimento e corpo – signos múltiplos em diálogo.

O XI SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS (XI SEL) é parte das atividades do Programa de Pós-Graduação em Letras do IBILCE. Tem como objetivo promover o debate dos projetos desenvolvidos em nível de Mestrado e Doutorado, a fim de que haja, por meio da crítica, a melhoria no trabalho de pesquisa como um todo. É um espaço importante para o pós-graduando, uma vez que já se prepara para o embate crítico de sua pesquisa. As bancas de avaliação dos projetos, além de professores do Programa, são compostas por docentes convidados especialmente para esse fim, permitindo uma discussão mais ampla das questões implicadas nos trabalhos.

O Congresso compreende conferências, simpósios, mesas-redondas e mesas debatedoras.

As conferências serão proferidas por pesquisadores renomados em suas áreas de atuação, dividindo experiências no campo da pesquisa em literatura.

Os simpósios são organizados por professores doutores, sob cuja coordenação os participantes inscritos apresentam seus trabalhos de pesquisa.

As mesas-redondas têm como intuito promover o debate crítico sobre poesia e sobre narrativa. São formadas por docentes pesquisadores, poetas e escritores.

As mesas debatedoras discutem os projetos de pesquisa em desenvolvimento, em nível de mestrado e de doutorado.

PROGRAMAÇÃO

13 de outubro (quarta-feira)

8h: Entrega de material e últimas inscrições

9h30: Cerimonial de abertura

10h-12h: CONFERÊNCIA 1: "Literatura na era digital" - Profª Drª Lúcia Santaella (PUC/SP)

14h-16h: MESAS DEBATEDORAS

16h: Café

16h30-18h: MESA-REDONDA: "A narrativa contemporânea em revista"

·Profª Drª Maria José Palo (PUC/SP): "A narrativa moderna e contemporânea: formas (d)escritas"

·Profª Drª Márcia Valéria Zamboni Gobbi (UNESP/Araraquara): "A construção do espaço da escrita na narrativa portuguesa contemporânea"

·Profª Drª Marisa Corrêa Silva (UEM/PR): "A escrita de Murilo Rubião: a pulsão como técnica narrativa

18h-19h: Coquetel e Lançamento de livros

19h-21h: MESA DE POETAS: Fábio Weintraub (SP) e Antônio Vicente Seraphim Pietroforte (SP)

14 de outubro (quinta-feira)

8h-10h: SIMPÓSIOS

10h: Café

10h-12h: MESA DE ESCRITORES: Carlos Felipe Moisés (SP) e Francisco Lopes (MG)

14h-16h: MESAS DEBATEDORAS

16h: Café

16h30-18h: MESA-REDONDA: "Poesia contemporânea: perfis"

·Profª Drª Diana Junke Martha Toneto (UNAERP/Ribeirão Preto): "'Memória se deseja: o resto se ouça ou veja': considerações sobre memória, corpo e desejo em um poema de Frederico Barbosa"

·Prof. Dr. Álvaro Falleiros (USP/SP): "A massa-palavra: leituras brasileiras de Christophe Tarkos"

·Profª Drª Paola Poma (USP/SP): "As voltas com Marianas, Marias e por que não José?"

18h-19h: Sessão de Painéis

19h30: Jantar por adesão

15 de outubro (sexta-feira)

8h-10h: SIMPÓSIOS

10h: Café

10h30-12h: CONFERÊNCIA 2: Prof. Dr. Jorge Fernandes da Silveira (UFF/Niterói): "Breve Sumário da Experiência da Grafia"

14h-16h: MESAS DEBATEDORAS

16h: Café

16h30-18h: Assembléia

Nenhum comentário: