sábado, 4 de agosto de 2012

Sexteto em Sextilhas (Parte 10, final)

271 – Assis
Neste domingo, que é o dia,
das mamães, a todas elas
envio beijos e versos,
e ainda as rosas mais belas,
rogando a Deus e aos seus anjos
que estejam do lado delas.

272 – Ademar
Que Deus possa dar a elas,
amor e resignação,
para suportar a dor
da mais triste ingratidão 
de um filho ausente que nega
a sua própria benção.

273 – Delcy
Faz  doer  o coração
da mãe, que fica sozinha,
que o filho não a coloca
no  seu  trono  de  rainha,
pois por pobre que a mãe seja,
com ela, o céu  se  avizinha!
 
274 – Prof. Garcia
A grande tristeza minha
nesta loucura moderna,
é ver no filho clonado
a triste ausência paterna,
e o mundo adotando um filho
já na orfandade materna!

275 – Gislaine
Toda mãe é jóia eterna,
mesmo se o filho a renega;
do fundo do coração,  
seu perdão a ele entrega,
e ora mais por ele a Deus,
pois amor, mãe, nunca nega!

276 – Zé Lucas
Minha mãe foi toda a entrega
de um amor puro e sem fim;
protegeu-me, aqui na terra,
como nunca vi assim,
e eu creio que, aos pés de Deus,
ainda reza por mim!

277 – Assis
O céu deve ser assim:
um jardim onde as avós
e as mães e os anjos do bem,
em coro, numa só voz,
pedem mil bênçãos a Deus
todo o tempo para nós.

278 – Ademar
Elevo aos céus minha voz
para mamãe me escutar,
e pedir ao nosso Deus
proteção para Ademar;
que dos seus vinte e um filhos,
nunca deixou de lhe amar.

279 – Delcy
Vinte e um filhos para amar,
merece  nosso  louvor!
Minha  mãe teve só cinco
e amou-os com o mesmo ardor;
e  eu  tenho  somente  três
a  quem  dei  e  dou amor!

280 – Prof. Garcia
Toda mãe divide a dor
das dores do filho ausente;
amor de mãe, é tão forte,
dos outros, tão diferente,
que este amor sagrado e santo
só coração de mãe sente!

281 – Gislaine
Sinto minha Mãe presente,
sempre a dar-me proteção!
De sangue, tive dois filhos,
e duas, do coração...
Amo os quatro por igual.
Filhos são realização!
         
282 – Zé Lucas
Com a globalização,
nosso país-continente
tornou-se sócio do mundo,
mas não sei se é conveniente,
porque até gripe suína
já estão mandando pra gente!

283 – Assis
Sociedade, certamente,
algo bem melhor seria,
se em vez de trocar doenças
se trocasse mais poesia,
como a gente vem fazendo
nesta nossa parceria.

284 – Ademar
Tem muita gente hoje em dia
com essa gripe danada,
nunca mais eu como porco,
nem mesmo na feijoada;
prefiro comer galinha
e carne de bode assada.

285 – Delcy
Essa gripe tão falada,
que nosso mundo atacou,
faz com que nos preocupemos,
pois entre nós se alastrou
e esperemos , com confiança,
que parta como chegou!

286 – Prof. Garcia
Quando essa peste atacou
os pobres dos mexicanos,
me agarrei logo com os santos
e a proteção dos arcanos,
para não ver meus irmãos
na garra dos desenganos.

287 – Gislaine
Deixemos a gripe e os danos
continuemos nosso verso,
contaminando com ele ,
a luz do poema imerso,
graças a tecnologia
que uniu o nosso Universo!

288 – Zé Lucas
Para enriquecer meu verso,
pedi aos deuses do Olimpo
as ideias mais felizes,
os pensamentos mais limpos
e a pedraria mais rara
nos veios de meu garimpo.

289 – Assis
Nas grimpas do Olimpo agrimpo,
qual as gralhas nos pinheiros,
em busca de uma sextilha
à altura dos meus parceiros
neste instante em que partimos
para os versos derradeiros.

290 – Ademar
Faltam só DEZ, companheiros
para o rojão se acabar;
eu já fiz as minhas contas,
quem quiser pode anotar:
foi Assis quem começou...
Zé Lucas vai terminar.

291 – Delcy
Pois só podia  acabar
com o nosso Professor,
Zé Lucas,  o  nordestino,
que  desbordou em valor,
seguindo o exemplo de Assis
numa  apoteose  de  amor!

292 – Prof. Garcia
Nosso mestre e professor
dará o golpe fatal,
vai encerrar o debate
de forma fenomenal,
fazendo de cada verso
um poema universal!

293 – Gislaine
Foi numa emoção legal
que as sextilhas escrevemos.
Unimos o Sul e o Norte,
do nosso Brasil -  extremos
e usamos, então, os versos
tal fossem os nossos remos!

294 – Zé Lucas
Nessas emoções que temos,
quando as Estrela D'Alva brilha
eu começo a caminhar,
beijando as flores da trilha,
e entrelaçando nos dedos
as seis pontas da sextilha.

295 – Assis
Vejam só que maravilha,
pela qual muito agradeço:
sulistas e nordestinos,
amigos desde o começo,
chegamos ao fim da estrada
como irmãos em sonho e apreço.

296 – Ademar
Nem mesmo sei se mereço
De Deus tanta inspiração.
Pos isto agradeço aos céus
de todo meu coração;
pelas cinquenta sextilhas
que eu fiz com tanta emoção!...

297 – Delcy
Falando em inspiração,
olho os pagos e flechilhas,
e, agradeço  emocionada,
entre  tantas  maravilhas,
o  fato  de  ser  parceira
na  feitura  das sextilhas!

298 – Prof. Garcia
Ante tantas maravilhas
feitas com tanto carinho;
cada irmão cantou seu hino
qual mais feliz passarinho,
que abrindo o bico bem cedo
faz um repente no ninho!

299 – Gislaine
Foi bom e grande o carinho
de escrever em parceria
com tais poetas de escol, 
minha alma vive a alegria
dessa beleza envolvente
que nasce da poesia!

300 – Zé Lucas
Ao calor da parceria,
produzimos, como irmãos,
três centenas de sextilhas,
num trabalho a doze mãos,
mostrando que a poesia
floresce em todos os chãos. 

Nenhum comentário: