quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Contos do Folclore Brasileiro (A Morte de Dom Ratinho)

Dom Ratinho morreu
 Dona Carochinha chorou
 A porta abriu e fechou
 A laranjeira desfolhou-se
 O passarinho depenou-se
 O cavalo perdeu o pelo
 O boi perdeu o chifre
 O rio secou a água
 O menino quebrou o pote
 E o mestre passou-lhe bolos
 O que tendes minha porta
 Perguntou a laranjeira
 Que estais abrindo e fechando?
 Pois não, minha laranjeira:
 Dom Ratinho morreu
 Dona Carochinha chorou
 A porta abriu e fechou...
 E responde a laranjeira:
 E eu também de sentimento
 Deixo cair minhas folhas
 Vem o passarinho e pergunta:
 O que tendes, laranjeira
 Que estais tão desfolhada?
 Pois não, meu passarinho
 Dom Ratinho morreu
 Dona Carochinha chorou
 A porta abriu e fechou
 E eu assim me desfolhei
 Respondeu o passarinho:
 E eu também de sentimento
 Deixarei as minhas penas
 Vem o cavalo e perguntou:
 O que tendes laranjeira
 Qu’inda ontem tão folhada
 E hoje tão desfolhada?
 E por que não, meu cavalo?
 Dom Ratinho morreu
 Dona Carochinha chorou
 A porta abriu e fechou
 A laranjeira desfolhou-se
 E o passarinho depenou-se
 Responde agora o cavalo:
 E eu também de sentimento
 Deixo cair o meu pelo
 Vem o boi e pergunta:
 O que tendes laranjeira
 Que estais tão desfolhada?
 E por que não, meu boi
 Dom Ratinho morreu
 Dona Carochinha chorou
 A porta abriu e fechou
 A laranjeira desfolhou-se
 E o passarinho depenou-se
 E o cavalo perdeu o pelo
 Respondeu então o boi:
 E eu também de sentimento
 Deixo cair o meu chifre
 Passa o rio e pergunta:
 O que tendes laranjeira
 Que estais tão desfolhada?
 E ela responde ao rio:
 Dom Ratinho morreu
 Dona Carochinha chorou
 A porta abriu e fechou
 A laranjeira desfolhou-se
 O passarinho depenou-se
 O cavalo perdeu o pelo
 E o boi perdeu o chifre
 Respondeu então o rio:
 E eu também de sentimento
 Secarei as minhas águas
 Vem o menino buscar água
 E não a vendo isto pergunta:
 O que tendes belo rio
 Que ainda ontem tão cheio
 E hoje assim tão sequinho?
 E o rio respondeu:
 Por que não, caro menino?
 Dom Ratinho morreu
 Dona Carochinha chorou
 A porta abriu e fechou
 A laranjeira desfolhou-se
 O passarinho depenou-se
 O cavalo perdeu o pelo
 O boi perdeu o chifre
 E o rio secou as águas
 Responde então o menino:
 E eu também de sentimento
 O meno pote vou quebrar
 Chega o menino à escola
 E não levando o pote d’água
 Por ele pergunta o mestre
 E o menino assim responde:
 Dom Ratinho morreu
 Dona Carochinha chorou
 A porta abriu e fechou
 A laranjeira desfolhou-se
 O passarinho depenou-se
 O cavalo perdeu o pelo
 O boi perdeu o chifre
 E o rio secou as águas
 E eu quebrei o meu pote
 Então respondeu o mestre
 Cheio de raiva e rancor:
 E eu também de sentimento
 Lasco-lhe as mãos de bolos

Fonte:
Costa, F. A. Pereira da. Folk-lore pernambucano. Recife, Arquivo Público Estadual, 1974.

Nenhum comentário: